quinta-feira, 24 de setembro de 2009

COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA



Comemora-se em 5 de Outubro de 2010 o primeiro centenário da implantação da República em Portugal. O Ministério da Educação através do Plano Nacional Leitura, da Rede de Bibliotecas Escolares, da Direcção-Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular, e da Secretaria-Geral em articulação com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República propôs a todos os agrupamentos e escolas que, durante o ano lectivo 2009-2010, se envolvem-se nestas comemorações.
A proclamação da República constituiu um momento importante da história nacional, tendo marcado profundamente a sociedade, as instituições e a cultura em Portugal, mas sobretudo a forma de relacionamento do Estado com os seus cidadãos, permitindo afirmar, em novas condições, os valores da dignidade da pessoa humana, da liberdade, da igualdade e da justiça,
Trata-se ainda de uma oportunidade para aprofundar com os nossos alunos os valores e o ideário republicanos, em especial no que diz respeito à participação social e política e à promoção do progresso social, económico e cultural de Portugal.

Nas escolas:

Ao longo das Comemorações do Centenário, o tema da República deve ser um tema forte nas escolas, promovendo-se a sua criatividade e o seu dinamismo, quer no âmbito da disciplina de História, quer em projectos extracurriculares de carácter cultural e recreativo.

Na nossa escola:

As comemorações do Centenário da República irão iniciar-se na Biblioteca Escolar já dia 2 de Outubro, com o encontro “A implantação da República em Loulé” pelo Eng. Luís Guerreiro, no qual participarão alunos do 6º ano e do 9º ano.

Mais informações:

http://www.centenariorepublica.pt/image-galleries/galeria-multim%C3%A9dia
Sítio dos miúdos da Porto Editora
http://sitiodosmiudos.kids.sapo.pt/Parlamento/
http://www.museu.presidencia.pt/educa_oficinas_detail.php?id=483
Um Museu em Movimento ... A Caminho da Cidadania
http://www.museu.presidencia.pt/educa_projectos_detail.php?id=503

Sem comentários:

O Clube dos “Amigos Coloridos”