sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Concurso Nacional de Leitura



Estão abertas, na tua Biblioteca Escolar, as inscrições para o Concurso Nacional de Leitura.
Tal como sucedeu em anos anteriores, e levando em conta a necessidade de promover a leitura nas escolas de uma forma lúdica, o Plano Nacional de Leitura – em articulação com a RTP, com a DGLB /Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a Rede de Bibliotecas Escolares – promove mais uma edição do Concurso Nacional de Leitura. Esta iniciativa tem como objectivo estimular a prática da leitura entre os alunos do Ensino Secundário e do 3º Ciclo do Ensino Básico.
O Concurso Nacional de Leitura decorrerá em três fases diferentes: a 1ª Fase, a realizar nas escolas; a 2ª Fase, a realizar nas Bibliotecas Municipais designadas pela DGLB; e a 3ª Fase, correspondente à Final Nacional, realizada em Lisboa em colaboração com a RTP.
A nossa escola, pela primeira vez, vai participar no concurso e as inscrições já estão a decorrer.Vem à biblioteca, pede para ver o regulamento do concurso e inscreve-te. O Concurso a nível de escola realiza-se a 13 de Janeiro 2011 (5ºfeira) pelas 14:30 e destina-se a alunos do 3ºCiclo. As inscrições estão abertas até dia 17 de Dezembro 2010. Participa!
Regulamento do Concurso (a nível de escola)

Feira do Livro Usado


A Feira do Livro Usado é uma iniciativa do Grupo de Língua Portuguesa e do Eco-escolas. O evento terá lugar nos dias 13, 14 e 15 de Dezembro, na Biblioteca da escola sede. O produto da venda dos livros será utilizado pelo Curso de Educação e Formação no embelezamento da nossa escola.


Acções de sensibilização- SPO e Educação Especial

O Núcleo de Educação Especial e o SPO (Serviços de Psicologia e Orientação), do nosso agrupamento, estão a dinamizar um conjunto de acções de sensibilização sobre várias temáticas de interesse como a deficiência, a excepcionalidade, a hiperactividade e necessidades educativas especiais, dirigidas a professores, pais, psicólogos, assistentes operacionais, terapeutas. ... Esta iniciativa conta com os apoios da APEXA, Hospital de Faro e DREALG. As acções terão lugar na Biblioteca Escolar da escola sede, em horário e data constantes do cartaz.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A trote pelo Sonho!

Os animais fascinam miúdos e graúdos... pelo seu porte, elegância, nobreza, agilidade e compreensão quase tácita de como o elo de lealdade se pode estabelecer da forma mais profunda e sincera com o homem.
Em conjunto com dois ou três alunos, numa pesquisa de imagens sobre o cavalo, surgiu-nos esta que nos encantou pelas cores e pelos elementos de fantasia associados a este animal tão especial que desperta em nós não só o respeito mas também a admiração.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Global Work Party


"Caro Mundo,
Tem sido um ano difícil: na América do Norte, petróleo se derramando no Golfo do México; na Ásia, algumas das mais altas temperaturas alguma vez registradas; no Ártico, o mais rápido derretimento de gelo oceânico alguma vez visto; na América Latina, uma quantidade recorde de chuvas vem fazendo derrocar encostas inteiras.
Por isso vamos fazer uma festa.
Marque 10/10/10 no seu calendário. É essa a data. O lugar é onde quer que você viva. E a ideia é fazer alguma coisa que ajude a dar resposta ao problema do aquecimento global na sua cidade ou comunidade.” (...)

O nosso agrupamento, no âmbito do projecto Eco-escolas, aceitou o desafio e participou na acção 10/10/10.
Para conhecer melhor este movimento e saber mais pormenores sobre a participação da EB2,3 Padre João Coelho Cabanita, clica no link:

http://www.abae.pt/programa/EE/actividades/101010/inicio.php

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O concurso "O Super Leitor" está de volta!




Estamos num novo ano mas o nosso compromisso é sempre com as boas iniciativas porque é muito importante cultivar e incentivar os hábitos de leitura dos alunos, por isso o concurso "O Super Leitor" está de regresso. Para concorrer só tens de te dirigir à biblioteca, pedir o passaporte para a leitura e fazeres a tua inscrição, depois é escolher uma leitura que te agrade e contar-nos, por escrito, um pouco de como foi essa experiência de entrar nos mundos a que a escrita e a imaginação nos transportam. Como não podia deixar de ser, o nosso Super Leitor terá à sua espera mais livros como prémio.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Feira do Livro na Biblioteca

Quadro de Romero Britto sobre a leitura

Nos dias 15, 16 e 17 de Novembro, temos uma feira do livro à tua espera. Visita-nos e deixa a tua opinião aqui no blogue.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Acção de Sensibilização a cargo da Associação Tempus



A biblioteca da escola recebeu no dia 5 de Novembro a visita da Associação Tempus, na pessoa da psicóloga Célia Duarte e do técnico de reabilitação na mobilidade, Daniel Duarte. Esta iniciativa foi promovida pelo PES (Promoção e Educação para a Saúde) e pelo SPO (Serviço de Psicologia e Orientação). A acção de sensibilização incidiu sobre a problemática da Toxicodependência e sobre a Deficiência Visual e contou com a participação dos alunos do 9ºB, 9ºA, 9ºC e a turma CEF de Jardinagem, acompanhados dos respectivos professores. Como objectivo, pretendeu-se sensibilizar os alunos para os problemas que os cegos enfrentam no seu dia-a-dia, bem como sensibilizar para a prevenção de situações que podem conduzir à toxicodependência, visto que estas são duas valências da Associação Tempus. Alguns alunos e professores tiveram mesmo oportunidade de sentirem estes problemas “na pele” através de uma simulação em que um aluno vendado era “ajudado” por um colega. Também lhes foi proporcionado o contacto com um texto em Braille que os ajudou a perceber a forma como os cegos lêem.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010


A Câmara Municipal de Loulé, na pessoa do Chefe de Divisão de Cultura e História Local (Engenheiro Luís Guerreiro) e no seguimento da visita à biblioteca em que nos veio falar da 1ª República em Loulé, teve a amabilidade de ajudar a completar o nosso fundo local com mais de 50 novos títulos. Para além dos livros, foram também enviados CD's e DVD's. Alguns dos títulos recebidos estão já em destaque no cantinho das novidades.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Top Leitor e Top Livro de Outubro




O Top Leitor já tem um rosto e o Top Livro, um título para o mês de Outubro. Depois das contas feitas, temos de dar os parabéns à aluna Catarina Simão do 6ºano, turma G por ser a Top Leitora deste mês. O livro mais requisitado em Outubro foi o “Mergulha nos Oceanos” da colecção “Clube das Chaves”, a autora é a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez. Para que os alunos que não atingiram o top este mês não fiquem muito desencorajados, publicamos também a lista de outros leitores regulares da nossa biblioteca e o título de outras obras também lidas com frequência, só tens de consultar as listas que estão à entrada da biblioteca, até pode ser que esteja lá o teu nome, se não estiver, não desanimes, já sabes o quer tens de fazer, é ler, ler, ler.

Comemoração do Halloween na biblioteca



O "Clube dos Amigos" está sempre muito atento às efemérides e não se esqueceu do famoso "Dia das Bruxas". Assim, com as professoras de Educação Especial e a Psicóloga (SPO) resolveram comemorar este dia. Decoraram-se alguns espaços da escola com motivos alusivos a esta data e no dia 29 de Outubro, as turmas 5ºF e 6ºD estiveram na biblioteca num momento enriquecedor em que se apresentou um powerpoint sobre o Halloween que serviu de mote a um diálogo sobre o seu significado ao longo do tempo. Houve ainda tempo para a ilustração de uma quadra e para um “trick or treat” que a todos deliciou.
O Clube dos “Amigos Coloridos”