Mostrando postagens com marcador Projetos e Parcerias. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Projetos e Parcerias. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Afonso Dias, promove a 13ª Edição do Concurso Sophia


Afonso Dias, esteve connosco, na biblioteca escolar, com o objetivo de promover o Concurso Sophia de Mello Breyner Andresen. Este ano, decorrerá a 13ª edição do referido concurso. Este concurso é promovido pelas Bibliotecas Municipais de Lagos e de Loulé. Esta ação proporcionada pela Câmara Municipal de Loulé foi acolhida por duas turmas do 5º ano e uma do 6º. Os alunos ouviram a leitura do conto: "O espelho" e ficaram entusiasmados. Os trabalhos apresentados no concurso podem dar resposta a uma ou mais modalidades: narrativa, poesia, ilustração e fotografia. 


quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Dia Mundial da Alimentação




 Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação estão a ser dinamizadas diversas atividades no sentido de sensibilizar os alunos para a necessidade de praticar uma alimentação saudável. Realizaram-se diversas atividades como decoração da BE, exposição de livros alusivos à temática, realização de lanches saudáveis nas salas de aula comsaladas de fruta, cupcakes caseiros e sumos naturais, jogos, passatempos, sessões informativas na BE, atividade desportiva, feirinha de ervas aromáticas e outras. De entre estas iniciativas destacamos a Palestra sobre Alimentação que se realizou no dia 17, sexta-feira, dirigida às turmas do 9ºano. Esta palestra será apresentada pela Drª Lisa Cartaxo, nutricionista do Centro de saúde de Loulé, o estagiário de Dietética, João Montez e a Enfermeira Rute Couceiro . As atividades comemorativas foram organizadas pelo Clube de Saúde da escola em parceria com a BE, SPO, o Clube dos Amigos, a Equipa de Ensino Especial e docentes titulares de turma.


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

3 de dezembro - Dia Internacional da Deficiência.

Hoje, dia 3 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional da Deficiência. Para assinalar esta data, a psicóloga Ana Luísa Dourado (SPO), em colaboração com a BE, organizou uma ação de sensibilização na qual participaram três turmas. Foram oradores convidados um casal de invisuais, Daniel e Célia Duarte, ele técnico de reabilitação e ela psicóloga. Na sessão foram abordadas assuntos muito importantes como os procedimentos corretos a ter para ajudar pessoas com deficiência visual e também se desmistificaram algumas questões em redor da deficiência visual. A sessão teve também uma parte mais prática em que o técnico Daniel Duarte apresentou o alfabeto e a máquina de escrever em Braille e fez uma breve demonstração de como os invisuais usam a bengala. Alguns alunos foram vendados e tiveram oportunidade de experimentar, por momentos, um pouco do que  é ser invisual. Alunos e professores colocaram muitas questões que foram prontamente respondidas pelos nossos simpáticos convidados. Muito obrigada Célia e Duarte por nos proporcionarem estes ensinamentos e conselhos.

25 de novembro - Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher

No passado dia 25 de novembro,  para assinalar o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, teve lugar,  na Biblioteca escolar  uma sessão de sensibilização sobre a temática dinamizada pela GNR.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Feira dos Minerais

Nos dias 28, 29 e 30 de novembro irá decorrer uma Feira de Minerais, na Biblioteca Escolar. Esta é uma iniciativa do Grupo de Ciências a que a BE mais uma vez se associa. Os alunos podem assim observar e adquirir variados tipos de minerais, fósseis e peças decorativas elaboradas a partir de minerais. É uma oportunidade para aqueles que coleccionam amostras de minerais poderem adquirir mais exemplares  a um preço mais acessível.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Concurso Nacional de Leitura



Estão abertas, na tua Biblioteca Escolar, as inscrições para a 7ª edição do Concurso Nacional de Leitura.
Tal como sucedeu em anos anteriores, e levando em conta a necessidade de promover a leitura nas escolas de uma forma lúdica, o Plano Nacional de Leitura – em articulação com a RTP, com a DGLB /Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a Rede de Bibliotecas Escolares – promove mais uma edição do Concurso Nacional de Leitura. Esta iniciativa tem como objectivo estimular a prática da leitura entre os alunos do Ensino Secundário e do 3º Ciclo do Ensino Básico.
O Concurso Nacional de Leitura decorrerá em três fases diferentes: a 1ª Fase, a realizar nas escolas; a 2ª Fase, a realizar nas Bibliotecas Municipais designadas pela DGLB; e a 3ª Fase, correspondente à Final Nacional, realizada em Lisboa em colaboração com a RTP.
A nossa escola vai participar no concurso e as inscrições já estão a decorrer até ao dia 7 de dezembro.Vem à biblioteca, consulta o regulamento do concurso e inscreve-te. A prova a nível de escola realiza-se a 9 de Janeiro 2012 (4ºfeira) pelas 14:30, na Biblioteca escolar.
Participa!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dia Mundial da Alimentação


O Dia Mundial da Alimentação  foi assinalado nas escolas do nosso agrupamento através de diversas atividades e iniciativas realizadas no âmbito do Projeto Escola Ativa. Tivemos sessões informativas, danças, teatro, poesia e lanches saudáveis. A equipa da biblioteca escolar, à semelhança de anos anteriores, também participou nas atividades. Ao longo da semana de 16 a 20 de outubro, tiveram lugar na BE algumas atividades das quais destacamos as realizadas em articulação com a Equipa de Educação Especial e o SPO. Na BE de Vale de Rãs, o "Clube dos Amigos" apresentou ao 4ºB uma pecinha de teatro, declamou quadras e apresentou uma canção. Na escola sede tivemos exposta a Mascote da Alimentação e decorreu o passatempo "Deixa-nos uma receita saudável".

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

SOBE - Saúde Oral, Bibliotecas Escolares

A Direção-Geral da Saúde, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceram um protocolo de colaboração no âmbito da prevenção da saúde oral em Portugal, formalizado pelo projeto SOBE - Saúde Oral, Bibliotecas Escolares, ligando a saúde oral, a literacia e as bibliotecas escolares.
São hoje comummente conhecidas as implicações da literacia na saúde e bem-estar dos cidadãos e a importância particular no campo educativo da literacia em saúde.
O projeto SOBE situa-se nesta área de intervenção, tendo como como principais objetivos:
• aumentar a qualidade da informação sobre saúde oral;
• consciencializar as famílias para a importância desta área da saúde;
• fazer a prevenção precoce da saúde oral, junto das crianças;
• utilizar as bibliotecas escolares para promover a divulgação da saúde oral.

Mais informações aqui 

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Semana da Cor - Coreografia "A sopa"

No âmbito da Semana da Cor, cinco turmas  do 4ºano da EB1 de Vale de Rãs, apresentaram a coreografia "A sopa". Ao som de música clássica, no jardim da escola sede, estes pequenos cozinheiros ensinaram-nos a fazer uma bela sopa. A atividade foi orientada pelos professores titulares das turmas intervenientes, e pela coordenadora de Departamento, prof. Isabel Carvalho.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Oficina do Gosto com chefe Augusto Lima


No âmbito da Semana da Cor que este ano teve como temática "A Cor e o Sabor dos Legumes", realizou-se, na EB1 de Vale de Rãs, uma Oficina do Gosto com o Chefe Augusto Lima (Projeto Slow Food Algarve). Augusto Lima, conhecido chefe de cozinha, com a ajuda de um grupo de alunos, dinamizou uma Oficina de confeção de pão. Utilizando legumes como a beterraba,  a cenoura e os espinafres, deu cor e sabor ao pão que ficou muito agradável, com formas divertidas e, o mais importante, saudável. A atividade envolveu as catorze turmas da escola, professores e funcionários.


terça-feira, 22 de maio de 2012

Semana da Cor 2012

Está a decorrer mais uma Semana da Cor! Pelo  sétimo ano consecutivo, o  Departamento de Expressões resolveu dar cor a cada dia da semana de 21 a 25 de Maio, realizando diarimente uma série de actividades interessantes e diversificadas que envolvem alunos e professores do pré-escolar ao 3ºciclo. Este ano, em articulação com os Projetos Escola Ativa e Slow Food,  o tema do evento é "A Cor e o Sabor dos Legumes".
De entre as diversas atividades programadas destacamos:
- Oficina do Gosto com o Chefe Augusto Lima (Projeto Slow Food Cabanita);
- Decoração do espaço escolar;
- Exposição de trabalhos dos alunos;
- Coreografias, teatro, música e dança;
- Ateliê e oficinas (pintura, macramé, música, atividade física).
 Aqui, no blogue da BE, poderás acompanhar a Semana da Cor e ver fotografias do evento. Fica desde já o convite feito a toda a comunidade para visitar a exposição de trabalhos e viva a cor!
Ah, e não te esqueças de em cada dia trazer roupa ou acessórios da cor certa! Participa!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Desfile de moda


Numa iniciativa da turma do 6º A, vai realizar-se um desfile de moda, na escola sede, no dia 28/05/12. O evento decorrerá no refeitório da escola entre as 15.30h e as 17.00h. Esta atividade resulta da articulação entre as disciplinas deHistória e Geografia de Portugal (H.G.P.), Educação Musical (E.M.) e EducaçãoFísica (E.F.) e contará com a atuação de dois grupos de dança contemporânea, ensaiados pela professora Paula Ferrão. Na nossa plateia contaremos com a presença dos avós que a turma adotou no âmbito do projeto "Vamos adotar um(a) avô/avó". O evento está aberto à participação das várias turmas e dos vários anos de escolaridade do agrupamento, estando agendado para a próxima quarta feira mais um ensaio, no espaço 2 do ginásio, entre as 15.30h e as 17.00h. Para mais informações contactar a professora Teresa Carvalho.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Semana das Línguas

À semelhança de anos anteriores, está a decorrer mais uma Semana das Línguas, que teve início no dia 14 e termina hoje. A atividade foi uma iniciativa do departamento de Línguas. Foram dias preenchidos com muitas atividades interessantes e diversificadas, das quais destacamos:
  • Exposição de trabalhos dos alunos;
  • Exposição de fotos sobre a visita a Londres;
  • Decoração do espaço escolar;
  • Ementas do refeitório (em cada um dos dias da semana, foram servidos pratos típicos de um país).

segunda-feira, 23 de abril de 2012

25 de Abril - Dia da Liberdade

No dia 26 de abril, irá decorrer, na nossa Biblioteca Escolar, uma palestra sobre o "25 de Abril", dinamizada pelo Engº Luís Guerreiro. A atividade foi organizada pelo Grupo de História e Geografia em colaboração com a Equipa da Biblioteca Escolar.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Ação de Sensibilização para os Problemas Oncológicos


Realizou-se, hoje, dia 11 de Abril, na Biblioteca da escola sede, o 3º Encontro com a Associação Oncológica do Algarve. A sessão de informação teve como tema "O cancro na vida das pessoas" foi dinamizada pelas doutoras Maria Lurdes Pereira e Lénia Maria, e teve como objetivo sensibilizar para a prevenção dos problemas oncológicos. Esta sessão de informação foi uma iniciativa do S.P.O. (Serviço de Psicologia e Orientação) do nosso Agrupamento, em colaboração com a Biblioteca Escolar. Além dos conselhos e orientações dadas para prevenir o cancro, foi também transmitda uma mensagem de esperança e sobretudo foi realçada a importância dos rastreios e da deteção precose da doença. A psicóloga Ana Luísa Dourado partilhou com os presentes, a sua experiência enquanto doente oncológica e foi muito emotivo e enriquecedor. Os alunos esiverem sempre atentos e participatvos.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Sessões Informativas sobre Higiene e Saúde


A equipa de Saúde Escolar tem estado a promover sessões informativas sobre Higiene Corporal, às turmas do 1ºano de escolaridade do nosso agrupamento. A enfermeira Emília Corral, tem estado a dinamizar essas sessões de informação que têm decorrido na Biblioteca Escolar, de forma muito positiva e com bastante adesão por parte dos alunos e professores. Através de uma apresentação em ppt intitulada "Cuidados de Higiene", a enfermeira Emília aborda diferentes temáticas ligadas à higiéne em geral e sua importância para a saúde. De entre os cuidados de higiene, a enfermeira destacou as medidas de precaução para evitar e tratar a pediculose. Segue-se depois um espaço de debate e esclarecimento de dúvidas, em que os alunos se mostram bastante curiosos e interessados, colocando imensas questões.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Projeto Life+ Cágados





PROJETO LIFE + CÁGADOS

Quatro turmas do 1º Ciclo da EB1 nº3 de Loulé, receberam a visita de Bruno Martins para nos apresentar o Projeto LIFE + CÁGADOS – Conhecer e conservar os cágados portugueses.
Aprendemos muitas coisas sobre os répteis e principalmente sobre os cágados:
. São animais ovíparos porque se reproduzem por ovos;
. São animais omnívoros porque se alimentam de plantas e de animais;
. São répteis e têm uma carapaça para se protegerem dos predadores e do clima;
. A barriga é mais mole do que a carapaça, para eles conseguirem respirar;
. Vivem na terra e em água, por isso deslocam-se andando ou nadando.
Em Portugal os cágados portugueses ou cágados de carapaça estriada estão em vias de extinção porque têm chegado espécies invasoras, mais fortes e resistentes, principalmente as tartarugas da Florida ou cágados americanos, que são maiores e têm mais crias em cada ninhada.
Também ficámos a saber que a libertação de tartarugas exóticas invasoras na natureza é crime e causa enormes problemas ambientais. Por isso, todas as pessoas que tenham cágados em casa, e que já não os queiram, devem entregá-los no RIAS, em Olhão.
Esta sessão foi muito interessante e aprendemos muitíssimas coisas.


Trabalho realizado pelos alunos da Turma 3º G (Prof. Nélida) - EB1 nº 3 de Loulé


MicPROJETO LIFE + CÁGADOS

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Sessão Informativa sobre "Bullyng"

No passado dia 13 de Janeiro, teve lugar mais um encontro temático organizado pelos serviços de Psicologia e Orientação Escolar (SPO) e o Clube de Saúde em articulação com a Biblioteca Escolar. O tema abordado, em duas sessões, foi o “Bullying”. O encontro foi dinamizado pelos Psicólogos Dr. Luís Xavier e Ana Luísa Dourado, responsável pelo SPO da escola. Participaram duas turmas, o 6ºA e o 5ºE, acompanhadas pelas respetivas Diretoras de turma, professoras Teresa Carvalho e Conceição Novais. O objetivo destas sessões foi informar e sensibilizar os alunos para esta problemática, e alertar sobre alguns casos surgidos nestas turmas. O Dr Luìs Xavier começou por explicar o conceito de Bullying como actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos, com o objectivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender de forma intencional e repetida e que ocorre sem motivação evidente. As escolas são espaços onde o Bullying é praticado com alguma frequência, uma vez que convivem diariamente crianças e/ou adolescentes. Pode ocorrer dentro ou fora da escola, em zonas onde a supervisão de adultos é mínima ou inexistente e não está restrito a nenhum tipo específico de instituição escolar: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. O Bullying é um problema grave que acontece todos os dias, um pouco por todo o Mundo e que pode levar a vítima à depressão, à perda de auto-estima e a outras consequências ainda de maior gravidade. Os alunos foram colocando algumas questões, que foram sendo respondidas pelos psicólogos presentes, Dra Ana Luísa Dourado e Dr Luís Xavier.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Projeto "Baú de Natal"

Encontram-se expostos, na Biblioteca escolar, os trabalhos realizados pelo 6ºB e 6º E, no âmbito do projeto "Baú de Natal", na disciplina de EVT.



Mónica Martins e Jorge Conceição - Professores responsáveis pela atividade
O Clube dos “Amigos Coloridos”