segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Exposição Comemorativa do Mês da BES

A nossa BIBLIOTECA juntou-se às comemorações do mês da BES com a exposição de trabalhos pedidos aos nossos alunos no início do Mês da Outubro. Foi elaborada uma árvore gigante, pela equipa da nossa biblioteca, que decorou a exposição onde foram colocados os trabalhos escritos pelos nossos alunos . Participaram várias turmas de 5º e 6º anos e uma do 7ºano. Surgiram trabalhos com muita imaginação e cor por parte de alguns dos nossos alunos A exposição estará patente durante todo o mês de Outubro.



















quinta-feira, 23 de outubro de 2008

OUTUBRO - MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Em substituição do Dia Internacional da Biblioteca Escolar, a IASL criou o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar" que será celebrado no mês de Outubro de cada ano.

A alteração para Mês Internacional da Bibliotecas Escolar foi aprovada pelo Comité da IASL em Dezembro de 2007. O anúncio foi feito pelo coordenador, Rick Mullholland do Canadá - "No princípio de Janeiro de 2008, o director executivo da IASL, sobre a recomendação do Comité do Dia Internacional da Biblioteca Escolar, aprovou a alteração do Dia Internacional da Biblioteca Escolar para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, o mês de Outubro, a partir de 2008. Esta alteração coincide com o décimo aniversário da IASL a celebrar as bibliotecas escolares. O Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em Outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares.
James Henri, President da IASL, afirmou "O Dia Internacional da Biblioteca Escolar terá outra dimensão. De facto, torna-se no Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Isto significa que se pode escolher o dia, a semana ou mesmo todo o mês com actividades dedicadas à biblioteca escolar e a toda a comunidade."
O Logo do Mês Internacional da Biblioteca Escolar foi redesenhado por Peter Rugendyke, da Austrália.

Cartaz oficial desta comemoração:

As comemorações iniciaram-se com a afixação de vários cartazes alusivos a esta data pela nossa escola. Os professores de Língua Portuguesa que não quiseram deixar passar esta data em vão e explicaram aos seus alunos o significado desta comemoração. Foi-lhes lançado um desafio: partindo do cartaz comemorativo deste evento os alunos elaborassem um trabalho escrito.

Festa na Biblioteca Municipal


No dia 10 de Outubro, pelas 18 h , teve lugar na Biblioteca Municipal uma Festa para comemorar o “DIA INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES”à qual a nossa escola se juntou, participando com a elaboração de uns “ Marcadores para Livros” e um momento de poesia com a declamação de poemas da autoria da escritora Louletana Idália Farinho.
Os “Marcadores de Livros “ decoravam duas pequenas árvores à entrada da Biblioteca Municipal ,no dia da Festa. Havia marcadores com frases alusivas à: leitura, ao livro e às bibliotecas. Tinham os mais variados feitios e mostraram-nos a imaginação e criatividade dos alunos das escolas da pré-primária,do 1º ciclo e 2º ciclo do nosso Concelho. Os marcadores da nossa escola foram elaborados pelas turmas do 6ºano da Professora Teresa Carvalho e pelas turmas 9ºA ,9ºB, 9ºC e CEFj da professora Maria Vitória Moreira que gentilmente acederam a participar neste evento com as suas turmas.

Professora Cremilde que acompanhou as suas alunas na festa


Vários “Marcadores de Livros” enfeitavam duas pequenas árvores à entrada da Biblioteca Municipal

“Os poemas” foram declamados por quatro alunas: Catarina Mendes, Marisa Murtinho e Margarida Santiago da turma do 6º A de Língua Portuguesa da Professora Cremilde. Foi pena este momento ocorrer no fim do programa da festa, pois já havia algum ruído na sala e as nossas “meninas“ tiveram dificuldade em fazer-se ouvir, mas estiveram à altura do evento , se a autora dos poemas estivesse presente com certeza teria ficado orgulhosa deste momento.

Professora Isilda da EB nº4 do nosso Agrupamento, apresentando o sr. Plano e a D. Leitura

As nossas “meninas” aguardavam a sua vez da participarem na festa.


quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Semana da Múscia


As nossas professoras de Música e a equipa da Biblioteca andaram muito atarefadas na preparação de uma exposição de trabalhos alusiva a este dia e que os nossos alunos puderam observar durante algum tempo. Tínhamos uma enorme “Orquestra” só nos faltou foi o Sr. Maestro.


A professora de Educação Musical supervisionou atentamente os trabalhos da feitura da “orquestra”!!!

Nenhum pormenor foi esquecido.





Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Sí, Dó...














Alguns dos trabalhos que os nossos alunos de 2ºciclo elaboraram para comemorar esta data.

Ano lectivo 2008/2009

Este ano temos uma nova equipa de trabalho constituída por 4 professoras e 2 funcionárias:
Prof. Gertrudes Palma
Prof. Maria José Vasques
Prof. Teresa Gomes
Prof. Margarida Guerreiro
Funcionárias: D. Sandra e D. Florentina
A professora Marieta, Coordenadora da Biblioteca, vai brevemente deixar-nos pois irá reformar-se depois de longos anos de trabalho, alguns dos quais dedicados à nossa Biblioteca. A nova Coordenadora será a professora Margarida Guerreiro a quem a professora Marieta está acompanhar com os seus conhecimentos e experiência neste trabalho na Biblioteca.
Também o espaço da Biblioteca foi modificado de modo a torná-lo mais aberto e funcional. Assim podemos acolher maior número de participantes nos eventos que se realizarem na BE. Os espaços de trabalho ficaram mais amplos e agradáveis.

Áreas da BE

Área de consulta e produção multimédia

Uma das zonas de leitura

Zona de leitura informal
Este ano a BE terá à disposição dos alunos 3 novas revistas:
A "Team" pedida pelo grupo de Inglês;
a "Visão Júnior" e a "Super Interessante".

Zona de Leitura

Consulta de documentação

Zona de Acolhimento. - Local onde a D. Sandra e a D. Florentina te ajudarão no que precisares e onde poderás fazer o teu novo cartão de leitor.

Área de Gestão






quinta-feira, 5 de junho de 2008




A Poesia está na Escola... e em toda a parte.
E esteve na Escola Básica Padre João Coelho Cabanita.
Os nossos alunos ouviram, entusiasmaram-se e participaram. Foi bonito.




E os alunos da EB 2,3 Padre João Coelho Cabanita também deram um jeitinho na poesia.
O Clube dos “Amigos Coloridos”