domingo, 25 de janeiro de 2009

Ulisses no teatro

No âmbito do PNL, deslocaram-se a Lisboa, ao auditório S.João de Brito, no passado dia 16, as turmas de 6º ano da nossa escola, para assistirem à peça de teatro “Ulisses”.
Foi com grande entusiasmo que os alunos seguiram o desenvolvimento dos episódios da aventura de Ulisses no seu regresso a Ítaca.
A versão da obra “Ulisses" apresentada pelo grupo de teatro, apresentava alguns aspectos diferentes da obra original, mas adequados à faixa etária dos alunos: a história foi apresentada como sendo um jogo da Play Station em que os jogadores eram vários Deuses do Olimpo e a acção ia decorrendo de acordo com as aventuras vividas por Ulisses e os seus companheiros.
Foram momentos muito agradáveis todos aqueles vividos por alunos e professores nesta ida a Lisboa.
Os alunos aguardavam a entrada para o espectáculo.

Antes do início da peça, foram passados alguns slides sobre os vários Deuses que moravam no Olimpo, o reino acima das nuvens em que os Gregos acreditavam.



Ulisses a navegar com alguns dos seus companheiros.


Penélope e dois dos seus pretendentes.

Ulisses mesmo de cara tapada é o único a acertar no alvo, assim todos reconhecem que aquele mendigo era o verdadeiro Ulisses!

O grupo de jovens que apresentou a peça e que de forma divertida se despediu da enorme plateia repleta de alunos de vários pontos do país.



Chegara a hora de nos levantarmos dos lugares onde assistimos a momentos de entusiasmo e alegria na companhia do Héroi Ulisses .

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Feira dos Minerais


Decorreu no final de período ,como vem sendo habitual nesta época, mais uma feira de Minerais, organizada pelo grupo de Ciências da Natureza do 3º ciclo com a colaboração da Biblioteca. Os alunos ,especialmente os mais novos, aderiram de forma entusiástica a esta iniciativa. Puderam observar e adquirir variadíssimos tipos de minerais e fósseis, jóias e peças decorativas elaboradas a partir de minerais. Muitos referiram que coleccionavam amostras de minerais e que esta foi uma boa oportunidade de adquirir mais exemplares para as suas colecções.


A Biblioteca foi palco da 1º peça do Clube de Leitura e Teatro


Sob a responsabilidade das professoras Cremilde Gonçalves e Célia Correia foi apresentada dia 15 de Dezembro, a peça “O Auto de Natal”, pelos alunos do Clube de Leitura e Teatro da nossa escola. Este foi o primeiro trabalho deste grupo, esperamos que no próximo período os alunos continuem a trabalhar com o mesmo entusiasmo que demonstraram na sua primeira actuação. Foram também apresentadas canções de Natal, sob a orientação da professora de Educação Musical, Paula ferrão e poemas alusivos a esta quadra elaborados pelos alunos da professora Cremilde. A nossa Biblioteca recebeu os convidados que encheram a sala: alunos, encarregados de educação e uma turma do 1º ciclo da professora Maria, do nosso agrupamento, que prontamente aderiu ao convite feito pelas coordenadoras das Bes.


Feira do Livro


No passado dia 4 e 5 de Dezembro decorreu mais uma feira do livro na nossa Biblioteca. Alguns alunos aproveitaram para adquirir livros do PNL com os quais estão a trabalhar.




quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

À conversa com Mário Zambujal…

Chegou sorridente, o nosso convidado, aguardavam-no três turmas acompanhadas pelos respectivos professores e outros alunos que compareceram por iniciativa própria.
Após uma breve apresentação, Mário Zambujal falou da sua longa experiência como jornalista e escritor de acordo com as questões colocadas pelos alunos. A forma como abordou os temas, foi simples e entendida por todos os jovens presentes desde os mais novos aos do 9º ano.
A propósito do seu último livro “Já não se escrevem cartas de Amor”, Mário Zambujal fez algumas observações sobre a forma como os jovens se relacionam o que deixou a assistência divertidíssima.


Parabéns a Mário Zambujal pela forma como contactou com os nossos jovens!

Parabéns aos nossos alunos pela forma como receberam o nosso convidado!


quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Uma visita agradável...

No presente ano lectivo, a Escola Básica do 2º e 3º ciclos Padre João Cabanita irá ser visitada por três personalidades que se deslocarão à nossa Biblioteca. Estas visitas fazem parte de um projecto da Biblioteca Municipal de Loulé, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, visando levar os alunos ao contacto directo com escritores e poetas, ao qual a Biblioteca da nossa escola aderiu.
No dia 25 de Novembro pelas 15.30h, teremos a visita do escritor e jornalista Mário Zambujal . Aguardamos a sua vinda, tendo a certeza que os alunos irão beneficiar deste encontro.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

“Formação de utilizadores”

Durante este Mês de Outubro a nossa biblioteca tem vindo a receber algumas das turmas de 5º ano, para que os alunos novos na escola fiquem a conhecer melhor este espaço. Os alunos vieram acompanhados pelos respectivos professores, que previamente inscreveram as suas turmas nesta actividade da BE. Os professores Utilizaram as aulas de Estudo Acompanhado e Formação Cívica para proporcionarem aos seus alunos esta visita.
Os alunos do 5º A da professora Conceição Novais foram os primeiros visitantes. Ao chegarem à Biblioteca puderam seguir atentamente as informações que lhes foram dadas sobre os vários espaços e serviços da BE. Foram colocando algumas questões que foram sendo respondidas pela Coordenadora da nossa Biblioteca. Ficaram a saber que podem dar sugestões para aquisição de novos livros, filmes e CD’s. Foram também aconselhados a utilizar os espaços da BE à quarta-feira à tarde, que não têm actividades lectivas, para a elaboração dos seus trabalhos de grupo. Aqui poderão dispor de todos os meios necessários para trabalharem em conjunto. A Coordenadora foi referindo que este é também um local de lazer, onde poderão passar alguns dos seus tempos livres em actividades relacionadas com este espaço.
O Clube dos “Amigos Coloridos”