Foram momentos agradáveis em que José Fanha transmitiu a todos os presentes a “Beleza” da poesia e em que os nossos alunos souberam sentir essa mesma “Beleza”!
Bem-vindo ao blogue das Bibliotecas Escolares do Agrupamento Padre João Coelho Cabanita. Podes enviar sugestões, notícias ou comentários. Este espaço é teu. Participa!
domingo, 1 de fevereiro de 2009
Momentos de poesia com o poeta/escritor José Fanha
Foram momentos agradáveis em que José Fanha transmitiu a todos os presentes a “Beleza” da poesia e em que os nossos alunos souberam sentir essa mesma “Beleza”!
domingo, 25 de janeiro de 2009
Ulisses no teatro
No âmbito do PNL, deslocaram-se a Lisboa, ao auditório S.João de Brito, no passado dia 16, as turmas de 6º ano da nossa escola, para assistirem à peça de teatro “Ulisses”.
Foi com grande entusiasmo que os alunos seguiram o desenvolvimento dos episódios da aventura de Ulisses no seu regresso a Ítaca.
A versão da obra “Ulisses" apresentada pelo grupo de teatro, apresentava alguns aspectos diferentes da obra original, mas adequados à faixa etária dos alunos: a história foi apresentada como sendo um jogo da Play Station em que os jogadores eram vários Deuses do Olimpo e a acção ia decorrendo de acordo com as aventuras vividas por Ulisses e os seus companheiros.
Foram momentos muito agradáveis todos aqueles vividos por alunos e professores nesta ida a Lisboa.
Foi com grande entusiasmo que os alunos seguiram o desenvolvimento dos episódios da aventura de Ulisses no seu regresso a Ítaca.
A versão da obra “Ulisses" apresentada pelo grupo de teatro, apresentava alguns aspectos diferentes da obra original, mas adequados à faixa etária dos alunos: a história foi apresentada como sendo um jogo da Play Station em que os jogadores eram vários Deuses do Olimpo e a acção ia decorrendo de acordo com as aventuras vividas por Ulisses e os seus companheiros.
Foram momentos muito agradáveis todos aqueles vividos por alunos e professores nesta ida a Lisboa.
Os alunos aguardavam a entrada para o espectáculo.
Antes do início da peça, foram passados alguns slides sobre os vários Deuses que moravam no Olimpo, o reino acima das nuvens em que os Gregos acreditavam.
Ulisses a navegar com alguns dos seus companheiros.
Ulisses mesmo de cara tapada é o único a acertar no alvo, assim todos reconhecem que aquele mendigo era o verdadeiro Ulisses!
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Feira dos Minerais
Decorreu no final de período ,como vem sendo habitual nesta época, mais uma feira de Minerais, organizada pelo grupo de Ciências da Natureza do 3º ciclo com a colaboração da Biblioteca. Os alunos ,especialmente os mais novos, aderiram de forma entusiástica a esta iniciativa. Puderam observar e adquirir variadíssimos tipos de minerais e fósseis, jóias e peças decorativas elaboradas a partir de minerais. Muitos referiram que coleccionavam amostras de minerais e que esta foi uma boa oportunidade de adquirir mais exemplares para as suas colecções.
A Biblioteca foi palco da 1º peça do Clube de Leitura e Teatro

Sob a responsabilidade das professoras Cremilde Gonçalves e Célia Correia foi apresentada dia 15 de Dezembro, a peça “O Auto de Natal”, pelos alunos do Clube de Leitura e Teatro da nossa escola. Este foi o primeiro trabalho deste grupo, esperamos que no próximo período os alunos continuem a trabalhar com o mesmo entusiasmo que demonstraram na sua primeira actuação. Foram também apresentadas canções de Natal, sob a orientação da professora de Educação Musical, Paula ferrão e poemas alusivos a esta quadra elaborados pelos alunos da professora Cremilde. A nossa Biblioteca recebeu os convidados que encheram a sala: alunos, encarregados de educação e uma turma do 1º ciclo da professora Maria, do nosso agrupamento, que prontamente aderiu ao convite feito pelas coordenadoras das Bes.
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
À conversa com Mário Zambujal…
Chegou sorridente, o nosso convidado, aguardavam-no três turmas acompanhadas pelos respectivos professores e outros alunos que compareceram por iniciativa própria.
Após uma breve apresentação, Mário Zambujal falou da sua longa experiência como jornalista e escritor de acordo com as questões colocadas pelos alunos. A forma como abordou os temas, foi simples e entendida por todos os jovens presentes desde os mais novos aos do 9º ano.
A propósito do seu último livro “Já não se escrevem cartas de Amor”, Mário Zambujal fez algumas observações sobre a forma como os jovens se relacionam o que deixou a assistência divertidíssima.

Parabéns a Mário Zambujal pela forma como contactou com os nossos jovens!
Parabéns aos nossos alunos pela forma como receberam o nosso convidado!
Após uma breve apresentação, Mário Zambujal falou da sua longa experiência como jornalista e escritor de acordo com as questões colocadas pelos alunos. A forma como abordou os temas, foi simples e entendida por todos os jovens presentes desde os mais novos aos do 9º ano.
A propósito do seu último livro “Já não se escrevem cartas de Amor”, Mário Zambujal fez algumas observações sobre a forma como os jovens se relacionam o que deixou a assistência divertidíssima.
Parabéns a Mário Zambujal pela forma como contactou com os nossos jovens!
Parabéns aos nossos alunos pela forma como receberam o nosso convidado!
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Uma visita agradável...
No presente ano lectivo, a Escola Básica do 2º e 3º ciclos Padre João Cabanita irá ser visitada por três personalidades que se deslocarão à nossa Biblioteca. Estas visitas fazem parte de um projecto da Biblioteca Municipal de Loulé, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, visando levar os alunos ao contacto directo com escritores e poetas, ao qual a Biblioteca da nossa escola aderiu.
No dia 25 de Novembro pelas 15.30h, teremos a visita do escritor e jornalista Mário Zambujal . Aguardamos a sua vinda, tendo a certeza que os alunos irão beneficiar deste encontro.
No dia 25 de Novembro pelas 15.30h, teremos a visita do escritor e jornalista Mário Zambujal . Aguardamos a sua vinda, tendo a certeza que os alunos irão beneficiar deste encontro.

Assinar:
Postagens (Atom)
