quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Semana da Segurança na Internet, 9 a 13 de Fevereiro de 2009





Comemorou-se no dia 10 de Fevereiro, o dia da Internet Segura, em toda a União Europeia. Assumindo que esta temática tem uma importância crescente na vida quotidiana da comunidade educativa. A nossa Biblioteca escolar em conjunto com a equipa TIC, tem vindo a realizar algumas actividades para assinalar o Dia da Internet Segura, tais como:
Consulta dos sites da Segurnet, Jovens Seguros on-line; miúdos seguros na net;
Elaboração de folhetos alusivos ao tema “Segurança na Net” por parte das turmas de 9º ano.
Debates em ambiente de sala de aula sobre a temática Segurança na Internet;
Distribuição de folhetos sobre Segurança na Net (dirigidos aos nossos alunos e Encarregados de Educação);
Questionários sobre os hábitos/atitudes dos alunos face à Internet .(Este questionário insere-se nas actividades do projecto Segurança na Internet e destina-se aos alunos que frequentam a Escola E.B. 2,3 Padre Cabanita.) Aparece na Biblioteca e preenche o Questionário!


Aconselha-se uma navegação segura ,crítica e consciente.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Momentos de poesia com o poeta/escritor José Fanha

Num ambiente calmo e de muita expectativa os alunos do 7ºB e 9ºE aguardavam o Poeta que chegou, encantou e divertiu ao iniciar o seu recital com um poema de José Lobo Antunes “ Os homens são uns maricas quando estão com gripe”. Seguiram-se outros poemas mais emotivos, não só de poetas contemporâneos portugueses e estrangeiros como também outros de épocas remotas. Os nossos alunos também quiseram participar no recital declamando alguns poemas de autores escolhidos por si e um poema denominado ”Estrela-do-mar” elaborado pelo Bartolomeu aluno do 9º E.
Foram momentos agradáveis em que José Fanha transmitiu a todos os presentes a “Beleza” da poesia e em que os nossos alunos souberam sentir essa mesma “Beleza”!






domingo, 25 de janeiro de 2009

Ulisses no teatro

No âmbito do PNL, deslocaram-se a Lisboa, ao auditório S.João de Brito, no passado dia 16, as turmas de 6º ano da nossa escola, para assistirem à peça de teatro “Ulisses”.
Foi com grande entusiasmo que os alunos seguiram o desenvolvimento dos episódios da aventura de Ulisses no seu regresso a Ítaca.
A versão da obra “Ulisses" apresentada pelo grupo de teatro, apresentava alguns aspectos diferentes da obra original, mas adequados à faixa etária dos alunos: a história foi apresentada como sendo um jogo da Play Station em que os jogadores eram vários Deuses do Olimpo e a acção ia decorrendo de acordo com as aventuras vividas por Ulisses e os seus companheiros.
Foram momentos muito agradáveis todos aqueles vividos por alunos e professores nesta ida a Lisboa.
Os alunos aguardavam a entrada para o espectáculo.

Antes do início da peça, foram passados alguns slides sobre os vários Deuses que moravam no Olimpo, o reino acima das nuvens em que os Gregos acreditavam.



Ulisses a navegar com alguns dos seus companheiros.


Penélope e dois dos seus pretendentes.

Ulisses mesmo de cara tapada é o único a acertar no alvo, assim todos reconhecem que aquele mendigo era o verdadeiro Ulisses!

O grupo de jovens que apresentou a peça e que de forma divertida se despediu da enorme plateia repleta de alunos de vários pontos do país.



Chegara a hora de nos levantarmos dos lugares onde assistimos a momentos de entusiasmo e alegria na companhia do Héroi Ulisses .

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Feira dos Minerais


Decorreu no final de período ,como vem sendo habitual nesta época, mais uma feira de Minerais, organizada pelo grupo de Ciências da Natureza do 3º ciclo com a colaboração da Biblioteca. Os alunos ,especialmente os mais novos, aderiram de forma entusiástica a esta iniciativa. Puderam observar e adquirir variadíssimos tipos de minerais e fósseis, jóias e peças decorativas elaboradas a partir de minerais. Muitos referiram que coleccionavam amostras de minerais e que esta foi uma boa oportunidade de adquirir mais exemplares para as suas colecções.


A Biblioteca foi palco da 1º peça do Clube de Leitura e Teatro


Sob a responsabilidade das professoras Cremilde Gonçalves e Célia Correia foi apresentada dia 15 de Dezembro, a peça “O Auto de Natal”, pelos alunos do Clube de Leitura e Teatro da nossa escola. Este foi o primeiro trabalho deste grupo, esperamos que no próximo período os alunos continuem a trabalhar com o mesmo entusiasmo que demonstraram na sua primeira actuação. Foram também apresentadas canções de Natal, sob a orientação da professora de Educação Musical, Paula ferrão e poemas alusivos a esta quadra elaborados pelos alunos da professora Cremilde. A nossa Biblioteca recebeu os convidados que encheram a sala: alunos, encarregados de educação e uma turma do 1º ciclo da professora Maria, do nosso agrupamento, que prontamente aderiu ao convite feito pelas coordenadoras das Bes.


Feira do Livro


No passado dia 4 e 5 de Dezembro decorreu mais uma feira do livro na nossa Biblioteca. Alguns alunos aproveitaram para adquirir livros do PNL com os quais estão a trabalhar.




quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

À conversa com Mário Zambujal…

Chegou sorridente, o nosso convidado, aguardavam-no três turmas acompanhadas pelos respectivos professores e outros alunos que compareceram por iniciativa própria.
Após uma breve apresentação, Mário Zambujal falou da sua longa experiência como jornalista e escritor de acordo com as questões colocadas pelos alunos. A forma como abordou os temas, foi simples e entendida por todos os jovens presentes desde os mais novos aos do 9º ano.
A propósito do seu último livro “Já não se escrevem cartas de Amor”, Mário Zambujal fez algumas observações sobre a forma como os jovens se relacionam o que deixou a assistência divertidíssima.


Parabéns a Mário Zambujal pela forma como contactou com os nossos jovens!

Parabéns aos nossos alunos pela forma como receberam o nosso convidado!


O Clube dos “Amigos Coloridos”