quarta-feira, 22 de abril de 2009

23 de Abril dia Mundial do livro e dos direitos de Autor



O Dia Mundial do Livro é comemorado em quase todo o mundo desde 1996 e por decisão da UNESCO a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que neste dia faleceram importantes escritores como Miguel de Cervantes e William Shakespeare.
A ideia teve origem na Catalunha a 23 de Abril dia de S.Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do Mundo.
Assinalando esta data, a UNESCO visa prestar homenagem aos livros e autores, incentivando todos e em especial os jovens a descobrir o prazer da leitura e o reconhecimento das contribuições dos autores dos livros, para a promoção do progresso social e cultural da sociedade.

domingo, 5 de abril de 2009

Semana das Línguas

Decorreu de 23 a 27 de Março a “Semana das Línguas”, uma iniciativa do Departamento de Línguas com a colaboração da nossa Biblioteca. Cada dia da semana foi dedicado a uma língua: inglês, espanhol, francês e português. Das actividades programadas, destacaram-se Música , Gastronomia e Exposições Temáticas sobre a cultura de países cujas línguas são leccionadas na nossa escola,.
Na Biblioteca decorreu uma Feira do Livro Estrangeiro, onde os alunos puderam adquirir obras em inglês, francês, espanhol e o concurso Escritores de A a Z . A biblioteca foi ainda palco para mais uma actuação dos alunos do Clube de Leitura e Teatro, mas, desta vez, apresentaram a pequena peça, A Galinha Ruiva não só em português, como também em francês, espanhol e inglês.
As actividades na Biblioteca terminaram com a entrega dos prémios do Concurso de Escritores de A a Z e do Concurso Literário, que este ano foi aberto também à língua inglesa, francesa e espanhola.
A semana terminou com uma sessão de Karaoke multilingue para toda a comunidade escolar: alunos, professores e funcionários. Foi uma semana animada em toda a escola.

Feira do Livro Estrangeiro

Participação dos alunos na semana das línguas


Uma Torre Eiffel assinalou o dia dos países de Língua francesa

Oa alunos do Clube de Leitura e Teatro representaram uma pequena peça em várias línguas

Foi com admiração que os alunos ouviram os seus colegas representarem em várias línguas

Um momento de Poesia por alunos do 5º ano

Uma das alunas premiadas no Concurso Literário

Outra das alunas premiadas no Concurso de Escritores de A a Z

A semana terminou com uma tarde de Karaoke, onde todos puderam cantar em várias línguas

quarta-feira, 18 de março de 2009

Recital de poesia por Afonso Dias


“A poesia está na escola …e em toda a parte”por Afonso Dias


A música das palavras pôde ser ouvida...


No âmbito das comemorações do dia Mundial da Poesia, Afonso Dias visitou a nossa Be apresentado um recital de poesia: “É magia!...o perfume, a cor e a música das palavras”, dedicado a alunos do 2º ciclo.
Na sua actuação conseguiu captar a atenção de alunos que normalmente não compreendem muito bem o texto poético. De uma forma lúdica, acompanhado pela sua guitarra foi cantando, conversando, recitando poesia, perante uma plateia que foi participando de acordo com as sugestões do poeta. Afonso Dias foi colocando questões sobre “O que é a poesia?” “O olhar para o que nos rodeia de forma diferente e de acordo com o nosso estado de espírito,”O andar com a cabeça na Lua”, expressão que os alunos acharam imensa piada, “ O que é um Tesouro?”, relativamente a esta questão
houve respostas muito interessantes, uma aluna de 6º ano respondeu que os seus pais lhe diziam sempre que ela era o seu “Tesouro”.
Afonso Dias demonstrou que também se pode brincar com as palavras, que “A poesia é fixe!” e convidou os alunos a lerem poesia, pois ela “…alimenta-nos, tem magia, faz-nos ir até à Lua…” ou seja desenvolve a nossa imaginação.
Ao longo das duas sessões com que o poeta brindou os nossos alunos, foram sendo declamados e até cantados poemas de autores bem diferentes e de épocas bem distintas: Camões, Fernando Pessoa, Mia Couto, Cecília Meireles, Zeca Afonso, Eugénio de Andrade, Sophia de Mello B.Andresen. entre outros.
Foi interessante observar que no final, alguns alunos se aproximaram de Afonso Dias para o cumprimentarem e se despedirem e outros fizeram questão em pedir um autógrafo.



A beleza das flores combina com a beleza da poesia...

domingo, 8 de março de 2009

Semana da Leitura 2009


Decorreu mais uma Semana da Leitura, com a participação dos nossos alunos, desde o 5º ao 9 ano de escolaridade e ainda duas turmas do 1º ciclo do nosso agrupamento.
A Escola esteve mais animada durante todo este período. A semana iniciou-se com a abertura da exposição ”As nossas leituras” onde os nossos alunos deram a conhecer à comunidade escolar as obras que têm vindo a ler, bem como alguns dos trabalhos elaborados e relacionados com as suas leituras.
Ao longo de toda a semana decorreram várias actividades na nossa Biblioteca, de realçar o Concurso de leitura - 2º ciclo, Dramatizações nomeadamente uma entrevista em “directo” de uma cadeia de televisão com convidados muito especiais, uma Fábula para ler, ver e ouvir, onde participaram alunos de todo o agrupamento e em que se ouviu ler em línguas e sotaques diferentes (português, brasileiro, romeno, ucraniano, crioulo, flamengo) e várias Sessões de leitura em que algumas turmas deram a conhecer a outras, as obras lidas.

“Quem lê muito e anda muito, vai longe e sabe muito” Miguel Cervantes

" Ler é sonhar pela mão de outrem” Fernando Pessoa

Algumas das obras que os nossos alunos foram lendo nas aulas de Língua portuguesa





A árvore das nossas leituras

Uma das turmas de 6ºano aguardava a chegada dos colegas do1º ciclo

Uma aluna do 6ºD foi a vencedora do concurso
de Leitura.Parabéns Olga Pronchak !

As entrevistadoras de serviço preparavam-se para entrevistar
os convidados vindos de tempos longínquos…Ulisses e Penélope!

Alguns dos trabalhos dos alunos…

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Semana da Segurança na Internet, 9 a 13 de Fevereiro de 2009





Comemorou-se no dia 10 de Fevereiro, o dia da Internet Segura, em toda a União Europeia. Assumindo que esta temática tem uma importância crescente na vida quotidiana da comunidade educativa. A nossa Biblioteca escolar em conjunto com a equipa TIC, tem vindo a realizar algumas actividades para assinalar o Dia da Internet Segura, tais como:
Consulta dos sites da Segurnet, Jovens Seguros on-line; miúdos seguros na net;
Elaboração de folhetos alusivos ao tema “Segurança na Net” por parte das turmas de 9º ano.
Debates em ambiente de sala de aula sobre a temática Segurança na Internet;
Distribuição de folhetos sobre Segurança na Net (dirigidos aos nossos alunos e Encarregados de Educação);
Questionários sobre os hábitos/atitudes dos alunos face à Internet .(Este questionário insere-se nas actividades do projecto Segurança na Internet e destina-se aos alunos que frequentam a Escola E.B. 2,3 Padre Cabanita.) Aparece na Biblioteca e preenche o Questionário!


Aconselha-se uma navegação segura ,crítica e consciente.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Momentos de poesia com o poeta/escritor José Fanha

Num ambiente calmo e de muita expectativa os alunos do 7ºB e 9ºE aguardavam o Poeta que chegou, encantou e divertiu ao iniciar o seu recital com um poema de José Lobo Antunes “ Os homens são uns maricas quando estão com gripe”. Seguiram-se outros poemas mais emotivos, não só de poetas contemporâneos portugueses e estrangeiros como também outros de épocas remotas. Os nossos alunos também quiseram participar no recital declamando alguns poemas de autores escolhidos por si e um poema denominado ”Estrela-do-mar” elaborado pelo Bartolomeu aluno do 9º E.
Foram momentos agradáveis em que José Fanha transmitiu a todos os presentes a “Beleza” da poesia e em que os nossos alunos souberam sentir essa mesma “Beleza”!






domingo, 25 de janeiro de 2009

Ulisses no teatro

No âmbito do PNL, deslocaram-se a Lisboa, ao auditório S.João de Brito, no passado dia 16, as turmas de 6º ano da nossa escola, para assistirem à peça de teatro “Ulisses”.
Foi com grande entusiasmo que os alunos seguiram o desenvolvimento dos episódios da aventura de Ulisses no seu regresso a Ítaca.
A versão da obra “Ulisses" apresentada pelo grupo de teatro, apresentava alguns aspectos diferentes da obra original, mas adequados à faixa etária dos alunos: a história foi apresentada como sendo um jogo da Play Station em que os jogadores eram vários Deuses do Olimpo e a acção ia decorrendo de acordo com as aventuras vividas por Ulisses e os seus companheiros.
Foram momentos muito agradáveis todos aqueles vividos por alunos e professores nesta ida a Lisboa.
Os alunos aguardavam a entrada para o espectáculo.

Antes do início da peça, foram passados alguns slides sobre os vários Deuses que moravam no Olimpo, o reino acima das nuvens em que os Gregos acreditavam.



Ulisses a navegar com alguns dos seus companheiros.


Penélope e dois dos seus pretendentes.

Ulisses mesmo de cara tapada é o único a acertar no alvo, assim todos reconhecem que aquele mendigo era o verdadeiro Ulisses!

O grupo de jovens que apresentou a peça e que de forma divertida se despediu da enorme plateia repleta de alunos de vários pontos do país.



Chegara a hora de nos levantarmos dos lugares onde assistimos a momentos de entusiasmo e alegria na companhia do Héroi Ulisses .

O Clube dos “Amigos Coloridos”