sexta-feira, 5 de junho de 2009

Sessão de Esclarecimento

Dia 4 de Junho decorreu no espaço da Biblioteca, mais uma Sessão de Esclarecimento para alunos, no âmbito das II Jornadas Pedagógicas Formativas, realizadas neste mês de Junho, pela psicóloga Ana Luísa, que tem vindo a desenvolver um trabalho de orientação profissional com os alunos do 9º ano.
A sessão foi orientada por um representante da escola profissional “Alsud”, que veio falar especificamente sobre os cursos: Técnico de Gestão do Ambiente e Técnico de Arqueologia. Os alunos ouviram as explicações que foram dadas e colocaram algumas questões, nomeadamente sobre as hipóteses de colocação destes técnicos no mercado de trabalho. Este encontro teve como objectivo promover a partilha de experiências e perspectivas profissionais dos nossos jovens, apoiando-os nas suas escolhas.
Esta é já uma preocupação bem visível nestes alunos que começam a pensar no seu futuro.

quarta-feira, 13 de maio de 2009



Teatro: O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

No âmbito da Animação e Promoção do Livro e da leitura, a Biblioteca Municipal, através dos Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares, proporcionou aos nossos alunos do 8º ano, assistirem à representação da peça “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, baseada na obra do escritor brasileiro Jorge Amado. Esta foi uma das obras lidas pelos nossos alunos do 8º, nas aulas de Língua Portuguesa, mas a versão apresentada pelo grupo de teatro “Teatroarado” foi original, utilizando recursos como sombras chinesas e música do quarteto de Jazz OMG de Aveiro. A peça fala-nos de uma história de amor impossível entre um gato e uma andorinha e o “amor“ é sempre um tema interessante em qualquer idade.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Encontro "VIVER NO INVISÍVEL"

Decorreu na nossa Biblioteca, num ambiente de grande expectativa e curiosidade, o encontro “Viver no Invisível” que teve como objectivo dar a conhecer a problemática da Cegueira e a Linguagem Braille aos nossos alunos. Participaram neste encontro os alunos do 9º B, C, D e E, alunos do Ensino Especial acompanhados pela professora Elsa e três elementos da Associação “Tempus” (que visa o apoio à deficiência, toxicodependência e às crianças em risco).
Os nossos jovens tiveram oportunidade de conhecer um pouco da vida das pessoas com deficiência visual, o seu dia-a-dia, os seus problemas e como os resolvem, através dos testemunhos de dois jovens. Foram colocadas algumas questões por parte dos alunos e dados alguns exemplos de como actuar junto de um cego e de como ajudá-lo. Foi um encontro muito emotivo que talvez tenha levado os nossos jovens a encarar a problemática de deficiência de maneira diferente.
Este encontro foi uma iniciativa do departamento de línguas através da professora Helena Lopes.

Uma das alunas preparava-se para caminhar de olhos vendados

Uma das jovens que deu o seu testemunho

quarta-feira, 22 de abril de 2009

25 de Abril dia da Liberdade



Esta é uma data que todos os portugueses não deveriam esquecer, transformou a vida em Portugal, até aí não se sabia o que era viver em Liberdade e Democracia. Na nossa Biblioteca dispões de vários livros, que poderás consultar, para ficares a saber mais sobre esta data tão importante. Aparece!

23 de Abril dia Mundial do livro e dos direitos de Autor



O Dia Mundial do Livro é comemorado em quase todo o mundo desde 1996 e por decisão da UNESCO a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que neste dia faleceram importantes escritores como Miguel de Cervantes e William Shakespeare.
A ideia teve origem na Catalunha a 23 de Abril dia de S.Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do Mundo.
Assinalando esta data, a UNESCO visa prestar homenagem aos livros e autores, incentivando todos e em especial os jovens a descobrir o prazer da leitura e o reconhecimento das contribuições dos autores dos livros, para a promoção do progresso social e cultural da sociedade.

domingo, 5 de abril de 2009

Semana das Línguas

Decorreu de 23 a 27 de Março a “Semana das Línguas”, uma iniciativa do Departamento de Línguas com a colaboração da nossa Biblioteca. Cada dia da semana foi dedicado a uma língua: inglês, espanhol, francês e português. Das actividades programadas, destacaram-se Música , Gastronomia e Exposições Temáticas sobre a cultura de países cujas línguas são leccionadas na nossa escola,.
Na Biblioteca decorreu uma Feira do Livro Estrangeiro, onde os alunos puderam adquirir obras em inglês, francês, espanhol e o concurso Escritores de A a Z . A biblioteca foi ainda palco para mais uma actuação dos alunos do Clube de Leitura e Teatro, mas, desta vez, apresentaram a pequena peça, A Galinha Ruiva não só em português, como também em francês, espanhol e inglês.
As actividades na Biblioteca terminaram com a entrega dos prémios do Concurso de Escritores de A a Z e do Concurso Literário, que este ano foi aberto também à língua inglesa, francesa e espanhola.
A semana terminou com uma sessão de Karaoke multilingue para toda a comunidade escolar: alunos, professores e funcionários. Foi uma semana animada em toda a escola.

Feira do Livro Estrangeiro

Participação dos alunos na semana das línguas


Uma Torre Eiffel assinalou o dia dos países de Língua francesa

Oa alunos do Clube de Leitura e Teatro representaram uma pequena peça em várias línguas

Foi com admiração que os alunos ouviram os seus colegas representarem em várias línguas

Um momento de Poesia por alunos do 5º ano

Uma das alunas premiadas no Concurso Literário

Outra das alunas premiadas no Concurso de Escritores de A a Z

A semana terminou com uma tarde de Karaoke, onde todos puderam cantar em várias línguas

quarta-feira, 18 de março de 2009

Recital de poesia por Afonso Dias


“A poesia está na escola …e em toda a parte”por Afonso Dias


A música das palavras pôde ser ouvida...


No âmbito das comemorações do dia Mundial da Poesia, Afonso Dias visitou a nossa Be apresentado um recital de poesia: “É magia!...o perfume, a cor e a música das palavras”, dedicado a alunos do 2º ciclo.
Na sua actuação conseguiu captar a atenção de alunos que normalmente não compreendem muito bem o texto poético. De uma forma lúdica, acompanhado pela sua guitarra foi cantando, conversando, recitando poesia, perante uma plateia que foi participando de acordo com as sugestões do poeta. Afonso Dias foi colocando questões sobre “O que é a poesia?” “O olhar para o que nos rodeia de forma diferente e de acordo com o nosso estado de espírito,”O andar com a cabeça na Lua”, expressão que os alunos acharam imensa piada, “ O que é um Tesouro?”, relativamente a esta questão
houve respostas muito interessantes, uma aluna de 6º ano respondeu que os seus pais lhe diziam sempre que ela era o seu “Tesouro”.
Afonso Dias demonstrou que também se pode brincar com as palavras, que “A poesia é fixe!” e convidou os alunos a lerem poesia, pois ela “…alimenta-nos, tem magia, faz-nos ir até à Lua…” ou seja desenvolve a nossa imaginação.
Ao longo das duas sessões com que o poeta brindou os nossos alunos, foram sendo declamados e até cantados poemas de autores bem diferentes e de épocas bem distintas: Camões, Fernando Pessoa, Mia Couto, Cecília Meireles, Zeca Afonso, Eugénio de Andrade, Sophia de Mello B.Andresen. entre outros.
Foi interessante observar que no final, alguns alunos se aproximaram de Afonso Dias para o cumprimentarem e se despedirem e outros fizeram questão em pedir um autógrafo.



A beleza das flores combina com a beleza da poesia...

O Clube dos “Amigos Coloridos”