quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ler + para Vencer


No âmbito do projecto do PNL “Um novo livro para cada novo leitor “, o início do ano lectivo ficou assinalado pela oferta de livros aos alunos do 5ºano.A cerimónia decorreu no espaço da nossa biblioteca, estiveram presentes os alunos de 5º ano, respectivos directores de turma e encarregados de educação. Com esta oferta pretendeu-se que a mudança de ciclo dos alunos ficasse associado à leitura e ao prazer da leitura. A selecção dos livros incidiu sobre livros recomendados pelo PNL para este nível etário. Desta forma os alunos também se familiarizaram com o espaço da Biblioteca e dos recursos que aqui poderão encontrar.

Projecto Ler+, agir contra a Gripe

Através do Projecto “LER+,agir contra a gripe” a Rede de Bibliotecas Escolares ( RBE) e o Plano Nacional de Leitura associam-se à luta contra a Gripe A, fornecendo informações e disponibilizando materiais e recursos em vários suportes com o objectivo de apoiar as actividades a realizar pela biblioteca, pelos professores e pelos alunos na escola ou no domicílio.
No espaço da nossa biblioteca poderás encontrar uma selecção de livros sobre promoção da saúde, materiais que te poderão ajudar nas actividades relacionadas com a Gripe A, na vitrina à entrada poderás ler informação geral sobre saúde, em especial sobre esta temática, poderás consultar ainda alguns links de interesse onde obterás mais informações :



Ano lectivo 2009/10



Bem vindos à Biblioteca Escolar

A equipa da Biblioteca deseja um bom ano escolar a toda a Comunidade Educativa.



Hino da Leitura


Vou fazer o tempo voar,
Enquanto livros vou ler,
Divertido vou ficar
E muito enriquecer.

Os anos passam
E eu vou crescer,
Mas um livro especial
Nunca vou esquecer.

Livro que és meu amigo,
Livro que és companhia,
Amigo que vens comigo,
Amigo que me trazes companhia.

Quero mais ler mais
Quero muito ler
Nunca é demais
Mais ler e aprender.

Música: Profª Graça Patacão
Letra: Profª Maria Armanda

Biblioteca EB1 Quinta de S. Gens
Biblioteca EB1 Quatro Caminhos

segunda-feira, 22 de junho de 2009

O Clube dos “Amigos Coloridos”


No último dia de aulas, o espaço da nossa biblioteca foi mais uma vez palco para apresentação de uma pequena peça de teatro de fantoches. O trabalho foi realizado pelo grupo dos “Amigos Coloridos” uma iniciativa da Professora dos Apoios Educativos e da Psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação Escolar, que ao longo do ano desenvolveram um trabalho de grande mérito com um grupo de alunos com necessidades educativas especiais. Por sua iniciativa os alunos convidaram duas turmas do 1º ciclo da EB nº 3 do nosso agrupamento, para assistirem ao teatro de fantoches cujo tema abordava a Amizade e a Diferença.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Sessão de Esclarecimento

Dia 4 de Junho decorreu no espaço da Biblioteca, mais uma Sessão de Esclarecimento para alunos, no âmbito das II Jornadas Pedagógicas Formativas, realizadas neste mês de Junho, pela psicóloga Ana Luísa, que tem vindo a desenvolver um trabalho de orientação profissional com os alunos do 9º ano.
A sessão foi orientada por um representante da escola profissional “Alsud”, que veio falar especificamente sobre os cursos: Técnico de Gestão do Ambiente e Técnico de Arqueologia. Os alunos ouviram as explicações que foram dadas e colocaram algumas questões, nomeadamente sobre as hipóteses de colocação destes técnicos no mercado de trabalho. Este encontro teve como objectivo promover a partilha de experiências e perspectivas profissionais dos nossos jovens, apoiando-os nas suas escolhas.
Esta é já uma preocupação bem visível nestes alunos que começam a pensar no seu futuro.

quarta-feira, 13 de maio de 2009



Teatro: O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

No âmbito da Animação e Promoção do Livro e da leitura, a Biblioteca Municipal, através dos Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares, proporcionou aos nossos alunos do 8º ano, assistirem à representação da peça “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, baseada na obra do escritor brasileiro Jorge Amado. Esta foi uma das obras lidas pelos nossos alunos do 8º, nas aulas de Língua Portuguesa, mas a versão apresentada pelo grupo de teatro “Teatroarado” foi original, utilizando recursos como sombras chinesas e música do quarteto de Jazz OMG de Aveiro. A peça fala-nos de uma história de amor impossível entre um gato e uma andorinha e o “amor“ é sempre um tema interessante em qualquer idade.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Encontro "VIVER NO INVISÍVEL"

Decorreu na nossa Biblioteca, num ambiente de grande expectativa e curiosidade, o encontro “Viver no Invisível” que teve como objectivo dar a conhecer a problemática da Cegueira e a Linguagem Braille aos nossos alunos. Participaram neste encontro os alunos do 9º B, C, D e E, alunos do Ensino Especial acompanhados pela professora Elsa e três elementos da Associação “Tempus” (que visa o apoio à deficiência, toxicodependência e às crianças em risco).
Os nossos jovens tiveram oportunidade de conhecer um pouco da vida das pessoas com deficiência visual, o seu dia-a-dia, os seus problemas e como os resolvem, através dos testemunhos de dois jovens. Foram colocadas algumas questões por parte dos alunos e dados alguns exemplos de como actuar junto de um cego e de como ajudá-lo. Foi um encontro muito emotivo que talvez tenha levado os nossos jovens a encarar a problemática de deficiência de maneira diferente.
Este encontro foi uma iniciativa do departamento de línguas através da professora Helena Lopes.

Uma das alunas preparava-se para caminhar de olhos vendados

Uma das jovens que deu o seu testemunho

O Clube dos “Amigos Coloridos”