quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Programa Juventude - Cinema - Escola


Dia dois de Dezembro a Biblioteca foi palco para uma sessão de cinema de animação, no âmbito do Programa JCE/Juventude-Cinema-Escola, a que assistiram os alunos da turma C do 6º ano,acompanhados pela professora Maria João Sousa. O Programa JCE/Juventude-Cinema-Escola foi criado, em Setembro de 1997, pela Direcção Regional de Educação do Algarve. Destina-se a promover o contacto das crianças e jovens com o cinema, em todo o Algarve. Para ensinar o cinema de uma maneira sistemática, criou-se a Rede JCE - escolas EB 2/3 (a partir do 5º ano) e de escolas secundárias (a partir do 10º ano). De forma sequencial e a partir de conteúdos vários (história, profissões, linguagem e técnicas) ensinados a partir de filmes, que os alunos vão ver em sala de cinema, promove-se um contacto didáctico dos estudantes algarvios com a 7ª Arte.

Acção de sensibilização


Decorreu no passado dia 25, na nossa Biblioteca uma acção de sensibilização para assinalar a “Semana Europeia de Prevenção e Resíduos” no âmbito do projecto ECO-ESCOLAS de que a nossa escola aderiu, sendo a docente Maria Vitória Moreira a responsável pelo projecto no nosso agrupamento. Nesta sessão participaram as turmas de CEF e ainda uma turma do 7º ano (E).
O Projecto ECO-ESCOLAS é um programa vocacionado para Educação Ambiental e para a

Cidadania. Destina-se às escolas do ensino básico e visa encorajar acções e reconhecer o trabalho desenvolvido pela escola em benefício do ambiente.


O que é uma Eco - Escola?
-É uma escola que olha para o futuro.
-É uma escola que caminha rumo ao desenvolvimento sustentável.
-É uma escola diferente porque respeita o ambiente.


Objectivos de uma Eco - Escola :
-Contribuir para uma melhoria global do ambiente da Escola e da Comunidade.
-Tomar consciência de que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o ambiente global.

Exposição de Biografias

Esteve patente durante os primeiros quinze dias de Novembro, uma exposição de Bibliografias do fundo documental da nossa Biblioteca. As biografias existentes abrangem várias áreas desde a Política, à Arte, à Ciência e muito mais.






Visita à Feira do livro...







quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Feira do Livro 2009

Dias 23 e 24 de Novembro irá realizar-se na nossa Biblioteca escolar, como já vem sendo hábito, a Feira do Livro 2009. Estarão à venda livros sobre várias temáticas e outros aconselhados pelo Plano Nacional de Leitura. Os nossos alunos também poderão encontrar materiais para preparação dos exames nacionais do 9º ano e das provas de aferição de 6º ano.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

2º Encontro Saúde: Sensibilizar para prevenir problemas Oncológicos

Decorreu em articulação com a nossa Biblioteca, mais um encontro temático organizado pelos serviços de Psicologia e Orientação Escolar (SPO), com o apoio do Clube de Saúde da nossa escola. Desta vez o tema abordado foi “Sensibilizar para prevenir - Cancro”. O assunto foi abordado pela Psicóloga Dr. Maria José Nicolau, pelo médico Dr. Santos Pereira e pela Nutricionista voluntária Dr.Patrícia Robrigues da AOA - Associação Oncológica do Algarve”.
O encontro teve como objectivo dar a conhecer aos nossos alunos, a problemática e prevenção das doenças do foro Oncológico. Participaram neste encontro Alunos do 8º,7º, e 6º anos acompanhados pelos respectivos professores, alguns funcionários, encarregados de educação e outros professores.
A Dr.Maria José começou por explicar os objectivos e actividades desta associação. Informou que se trata de uma instituição sem fins lucrativos, em que as verbas angariadas são investidas na ajuda e apoio social e humano ao doente oncológico, promovendo diligências necessárias à sua não exclusão social da comunidade.
O Dr. Santos Pereira alertou para a problemática do Cancro, começando por explicar os sinais de alerta que podem aparecer no doente. Informou ainda, que esta doença tem probabilidade de 10% ser de origem genética e 90% de factores ambientais de acordo com dados estatísticos. É uma doença para a qual ainda não existe cura definitiva e que a melhor forma de combatê-la é a prevenção.
Por último a Dr. Patrícia Rodrigues falou sobre os hábitos alimentares saudáveis, deixando aos nossos jovens importantes recomendações. Foram colocadas questões que demonstraram algumas das preocupações para com esta problemática por parte de alguns jovens, nomeadamente daqueles que conhecem esta realidade por diversas razões.
O Clube dos “Amigos Coloridos”