quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Encontro "Educação Sexual na Escola"


Decorreu no passado dia 6 de Janeiro, mais um encontro temático promovido pelo Clube de Saúde em articulação com a Biblioteca Escolar. O tema abordado foi a Educação Sexual e esteve aberto a todos os docentes do nosso agrupamento. A acção foi dinamizada pelo professor Fernando Campos, da DREALG. Paralelamente foi organizada uma exposição de materiais livro e não livro sobre Educação Sexual, existente na BE, de forma a apoiar os alunos e docentes nos trabalhos sobre esta temática
Pela sua importância no desenvolvimento Humano, a Educação Sexual deverá existir em todas as escolas em articulação com as estruturas de saúde. É uma temática que deverá ser abordada de acordo com a idade dos alunos e tem como objectivos: o desenvolvimento de competências nos jovens que lhes permitam escolhas informadas e seguras no campo da sexualidade; melhoria dos seus relacionamentos afectivo-sexuais; a redução de possíveis consequências negativas tais como a gravidez não planeada e as infecções sexualmente transmissíveis; a capacidade de protecção face a todas as formas de exploração e de abusos sexuais. Por todas estas razões a Educação Sexual marca cada vez mais presença nas escolas Básicas e Secundárias do país.
Após todas estas informações, o professor Fernando Campos, começou por colocar uma questão aos presentes relativamente aos conceitos de Sexualidade e Educação Sexual e a partir deste ponto iniciaram-se os trabalhos que foram maioritariamente interactivos. Foram dados aos docentes, exemplos de como abordar alguns dos assuntos com os alunos e colocadas algumas questões e dúvidas. A discussão desta temática de uma forma aberta, deu a todos a noção da forma como o tema pode ser trabalhado com os alunos. Este encontro ajudou os presentes a sentirem-se melhor preparados para o enorme desafio que é o trabalhar esta temática em sala de aula.





domingo, 13 de dezembro de 2009

Dia 10 de Dezembro, dia Internacional dos Direitos Humanos


Para assinalar o dia Internacional dos Direitos Humanos dia 10 de Dezembro, foi organizado um encontro pela Biblioteca e Serviços de Psicologia e Orientação escolar (SPO) e uma exposição bibliográfica de materiais, sobre esta temática, existentes na BE. O encontro visava sensibilizar os nossos alunos relativamente à Declaração Universal dos Direitos Humanos, que no Mundo em que hoje vivemos parecem um pouco esquecidos. O assunto foi abordado, pelo Dr. Paulo Graça da Associação Existir. Participaram neste encontro duas turmas de 5ºano e uma turma de CEF.
O dia 10 de Dezembro foi proclamado, em 1950, pela Organização das Nações Unidas, "Dia Internacional dos Direitos Humanos", com o objectivo de alertar os governantes de todo o mundo para o cumprimento da Declaração Universal e assegurar a igualdade de todos os cidadãos , o direito a uma vida digna, o direito ao trabalho e à segurança, o direito à saúde e à educação, o respeito pela diversidade e pela dignidade de todas as pessoas. Mas passados quase sessenta anos sobre a publicação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, os direitos mais elementares são desrespeitados e a igualdade é cada vez mais uma miragem para milhões de seres humanos, em todo o mundo.

Feira dos Minerais


Irá decorrer na semana de 15 a 18 de Dezembro uma feira de minerais, à semelhança do ano lectivo transacto. Esta é uma iniciativa do grupo de Ciências a que a BE mais uma vez se associa. Os alunos podem assim observar e adquirir variados tipos de minerais, fósseis e peças decorativas elaboradas a partir de minerais. É uma oportunidade para aqueles que coleccionam amostras de minerais poderem adquirir mais exemplares e a um preço mais acessível.

Visita do 1º ciclo à Biblioteca escolar


No passado dia 7, várias turmas do 1º ciclo do nosso agrupamento, deslocaram-se à EB 2,3 para visitarem a feira de materiais reciclados, no âmbito do projecto Eco-escolas. Quatro turmas, do 1º e do 2º ano, nomeadamente as turmas das professoras: Francisca, Inês Patrão, Telma Guerreiro e Sílvia Bartolomeu, deslocaram-se também à Biblioteca Escolar, onde decorreu uma sessão de leitura. Os alunos participaram colocando inúmeras questões acerca da história que iam ouvindo, especialmente sobre a personagem da história e sobre a quadra festiva que agora se avizinha. A história escolhida foi "A cegonha electricista " um conto de Natal. Esta é uma actividade rotineira para estes alunos que, semanalmente participam na "Hora do Conto", promovida pela professora Bibliotecária do 1º ciclo, do nosso agrupamento. Esperemos que estes alunos, futuramente, continuem com o gosto pela leitura e que também venham a frequentar e a usar a BE assiduamente, tal como já o fazem no 1º ciclo.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Programa Juventude - Cinema - Escola


Dia dois de Dezembro a Biblioteca foi palco para uma sessão de cinema de animação, no âmbito do Programa JCE/Juventude-Cinema-Escola, a que assistiram os alunos da turma C do 6º ano,acompanhados pela professora Maria João Sousa. O Programa JCE/Juventude-Cinema-Escola foi criado, em Setembro de 1997, pela Direcção Regional de Educação do Algarve. Destina-se a promover o contacto das crianças e jovens com o cinema, em todo o Algarve. Para ensinar o cinema de uma maneira sistemática, criou-se a Rede JCE - escolas EB 2/3 (a partir do 5º ano) e de escolas secundárias (a partir do 10º ano). De forma sequencial e a partir de conteúdos vários (história, profissões, linguagem e técnicas) ensinados a partir de filmes, que os alunos vão ver em sala de cinema, promove-se um contacto didáctico dos estudantes algarvios com a 7ª Arte.

Acção de sensibilização


Decorreu no passado dia 25, na nossa Biblioteca uma acção de sensibilização para assinalar a “Semana Europeia de Prevenção e Resíduos” no âmbito do projecto ECO-ESCOLAS de que a nossa escola aderiu, sendo a docente Maria Vitória Moreira a responsável pelo projecto no nosso agrupamento. Nesta sessão participaram as turmas de CEF e ainda uma turma do 7º ano (E).
O Projecto ECO-ESCOLAS é um programa vocacionado para Educação Ambiental e para a

Cidadania. Destina-se às escolas do ensino básico e visa encorajar acções e reconhecer o trabalho desenvolvido pela escola em benefício do ambiente.


O que é uma Eco - Escola?
-É uma escola que olha para o futuro.
-É uma escola que caminha rumo ao desenvolvimento sustentável.
-É uma escola diferente porque respeita o ambiente.


Objectivos de uma Eco - Escola :
-Contribuir para uma melhoria global do ambiente da Escola e da Comunidade.
-Tomar consciência de que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o ambiente global.

Exposição de Biografias

Esteve patente durante os primeiros quinze dias de Novembro, uma exposição de Bibliografias do fundo documental da nossa Biblioteca. As biografias existentes abrangem várias áreas desde a Política, à Arte, à Ciência e muito mais.






O Clube dos “Amigos Coloridos”