quarta-feira, 17 de março de 2010

Continuação das comemorações do Centenário da República




Na nossa escola as comemorações do Centenário da República iniciaram-se dia 2 de Outubro, com o encontro “A implantação da República em Loulé” e irão decorrer até Outubro do próximo ano lectivo. Ontem decorreu mais uma actividade comemorativa deste centenário e onde participaram alunos das turmas 5ºB, 6º C e 8º C. Em articulação com o Projecto Eco-Escolas, da responsabilidade da professora Vitória, foi plantada uma oliveira adulta que, segundo a mitologia grega que está associada à longevidade, à vitória, à força e à esperança, ideias que poderão ser associadas ao 1º centenário da República e às novas políticas que o novo regime nos trouxe. A plantação da árvore foi acompanhada por um momento de poesia, onde os alunos da turma do 6º C da professora Ana Berta apresentaram poemas alusivos à 1º República e à queda da Monarquia e pela participação do coro do 5º B que respeitosamente cantou o Hino Nacional com vozes bastante afinadas e preparadas pela professora Paula Ferrão.
Alguns dos poemas elaborados pelos alunos:

A República

Neste dia da República
Uma árvore vamos plantar
Cem anos sem Monarquia
É um dia para celebrar

A Revolução Republicana
Saiu vitoriosa
Pôs fim à Monarquia
Que era muito manhosa

Com os poderes divididos
É muito mais curtido
Com o rei a mandar
Sempre se ouvia um gemido

Vitória! Vitória!
A República foi implantada
Às oito horas da manhã
A bandeira foi hasteada

Com as pessoas contentes
Há sempre felicidade
Com a seca que era dantes
Não havia cumplicidade.

Luis Afonso e Joana Andrade
Alunos do 6º C

A República

Dois reis assassinados
República implantada
Monarquia caiu
E ninguém deu por nada

Novo hino foi escrito
E a bandeira mudada
Ficou tudo mais bonito
E a população encantada


No trabalho
Direito à greve foi decretado
Pelo governo provisório
Foi implementado

Na educação
Novas leis foram escritas
Na grande Constituição
Foram todas lidas.

Mariana e Joana alunas do 6º C




Concurso “À Descoberta do autor e da obra”

Decorreu hoje na Biblioteca, a entrega de prémios aos alunos vencedores do concurso "À Descoberta do Autor e da Obra”. Os contemplados foram os alunos Diogo Costa e Úri Amaro da turma 6E, que ficaram em primeiro lugar e Pedro Varela do 6ºA, em segundo lugar. Parabéns e continuação de boas leituras !

Encontros temáticos na Biblioteca

Integrado na semana da Biodiversidade e no âmbito do projecto Eco-escolas decorreram na nossa biblioteca dois encontros temáticos: “A Flora autóctone e o seu aproveitamento para os espaços verdes”, dirigida especialmente aos alunos do CEF de Jardinagem. O assunto foi abordado pela Eng. Margarida Costa, da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve que através de imagens das plantas foi explicando aos alunos a diversidade de plantas que existem na nossa região e das vantagens ambientais da sua aplicação em jardins.
O Ateliê de "Plantas aromáticas e medicinais" dirigido a Docentes, Auxiliares e Encarregados de Educação foi da responsabilidade das Eng. Luísa Conduto e Verónica Sousa, docentes da nossa escola, que informaram os presentes das propriedades e aplicações de algumas das ervas aromáticas conhecidas. Deram alguns exemplos muito interessantes da aplicação deste tipo de plantas, nomeadamente na culinária e na saúde.
Do fundo documental existente na Biblioteca Escolar existem vários materiais (livro, vídeo, DVD) sobre estas temáticas que podem ajudar os nossos alunos nas suas pesquisas e trabalhos.



segunda-feira, 8 de março de 2010

Semana da leitura - Sexta dia 5 de Março
Os alunos da professora Margarida da turma 5º E, apresentaram ao 5º B, C, 4ºB e aos Encarregados de Educação convidados,uma pequena dramatização do conto "Fu Chow a princesa das Pulgas". Os alunos adaptaram o conto, retirado de um livro de António Torrado, e elaboraram uma pequena peça de teatro. Foi um momento divertido, onde a graciosidade das personagens encantou os Encarregados de educação e colegas.


D.Cândida Figueiras encarregada de Educação de um aluno da Prof. Helena, apresentou às turmas do 5º C e A um conto” A História de amor de Sei" retirado do livro “A Gárgula” de Andrew Davidson.





Os alunos do 8ºD da professora Célia, apresentaram a actividade: “Comentário de Obras e leitura de excertos”, aos alunos do 6ºC. Os alunos deram a conhecer aos colegas quatro das obras lidas no âmbito do PNL.



sábado, 6 de março de 2010

Semana da Leitura - Terça dia 2 de Março

A turma do 9º A da professora Eulália, apresentou à turma do 4º A da professora Susana, a actividade "Contar e Cantar os Lusíadas aos mais novos", tendo os alunos mais novos demonstrado conhecer já muitos factos da nossa História relacionados com os Descobrimentos. As turmas do 6º E e 7ºE apresentaram de uma forma original a actividade: "Leitura expressiva do Barco de Chocolate e outras Obras"que os alunos foram lendo ao longo do 1º e 2º períodos.

Semana da leitura - Quarta dia 3 de Março

A turma CEF de Electricidade da professora Teresa apresentou ao CEF de Jardinagem a actividade: "Contar um Conto" com base num conto de Eça de Queirós "O Tesouro".



Semana da leitura - Dia 4 de Março

Devido à greve da função pública as actividades programadas para este dia serão marcadas para data posterior.

Semana da Leitura 2010

A “Semana da Leitura” é um evento que tem vindo a transformar-se numa semana muito especial para a grande maioria das nossas escolas. A semana iniciou-se com uma exposição de trabalhos dos alunos, elaborados a partir das obras lidas do PNL e outros relacionados com actividades produzidas nas aulas de Língua Portuguesa no âmbito da escrita e da leitura. Simultaneamente decorreu no pavilhão do 2º ciclo, o concurso À “Descoberta do Autor e da obra”,baseado nas obras que têm vindo a ser lidas no 2º ciclo pelos nossos alunos.


Semana da leitura - Segunda dia 1 de Março

Os alunos do 7ºA e 7ºG da professora Elisabete e da professora Eulália e os do 9ºC do professor Adelino apresentaram as actividades: “ Do Texto à imagem” e ”À Descoberta das Obras - Concurso de leitura” .

O Clube dos “Amigos Coloridos”