
Bem-vindo ao blogue das Bibliotecas Escolares do Agrupamento Padre João Coelho Cabanita. Podes enviar sugestões, notícias ou comentários. Este espaço é teu. Participa!
sábado, 24 de abril de 2010
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Dia mundial do Livro
No próximo dia 23 de Abril comemora-se o Dia Mundial do Livro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1995, com o objetivo de promover e difundir o livro em todas as faixas etárias.
Para assinalar esta data irá decorrer na Biblioteca escolar, dia 26 de Abril um Bibliopaper.
Um livro será sempre um livro,apesar de todos os progressos tecnológicos que possam ainda vir a surgir!
Visualizem este vídeo encontrado no Youtbe:
Projecto Sopolândia
No âmbito do projecto Sopolândia, tivemos esta semana a visita de várias turmas do pré- escolar do nosso agrupamento, que se deslocaram à escola sede a fim de assinarem, na Biblioteca Escolar, um “Contrato de saúde” juntamente com os alunos seus padrinhos, seguindo-se um almoço no refeitório. Os padrinhos acompanharam os seus respectivos afilhados .
Recorde-se que a Sopolândia é um projecto que há alguns anos está implementado em algumas escolas louletanas e que tem como principal intuito a promoção de uma alimentação saudável com especial ênfase na importância da sopa, temas amplamente tratados nas escolas em todos os níveis de ensino.
Este projecto resultou de uma parceria entre o Agrupamento Vertical de Escolas Padre João Coelho Cabanita, Eng.º Duarte Pacheco e D. Dinis, a Escola Secundária de Loulé, o Centro de Saúde e a Câmara Municipal de Loulé, e é uma das iniciativas que fazem parte do Projecto Educativo Municipal de Loulé.
Recorde-se que a Sopolândia é um projecto que há alguns anos está implementado em algumas escolas louletanas e que tem como principal intuito a promoção de uma alimentação saudável com especial ênfase na importância da sopa, temas amplamente tratados nas escolas em todos os níveis de ensino.
Este projecto resultou de uma parceria entre o Agrupamento Vertical de Escolas Padre João Coelho Cabanita, Eng.º Duarte Pacheco e D. Dinis, a Escola Secundária de Loulé, o Centro de Saúde e a Câmara Municipal de Loulé, e é uma das iniciativas que fazem parte do Projecto Educativo Municipal de Loulé.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Encontro com a escritora Idália Farinho
No âmbito da promoção do livro, da leitura e da escrita recebemos na Biblioteca escolar, a escritora e investigadora Idália Farinho. A sua vinda era há muito esperada pelos alunos do 5º A e B, que ao longo do 1º e 2º períodos trabalharam algumas das obras da autora. A escritora começou por falar um pouco do seu percurso enquanto professora, escritora, investigadora do Patrimónoo Oral e de seguida foi respondendo às questões colocadas pelos alunos. De seguida um grupo de alunos do 5º B apresentou à escritora e aos colegas da turma do 5ºA um trabalho realizado sobre a vida e obra da autora, o que deixou a nossa convidada bastante emocionada. Por último os alunos aproveitaram a oportunidade para pedir autografos à escritora.
Trabalho de grupo realizado pelos alunos Miguel, Pedro, Rita e Tomás do 5ºB e apresentado à autora e aos colegas:
Entrevista à escritora Idália Farinho
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Uma aula diferente...
No âmbito das comemorações dos 200 anos do nascimento de Darwin, o grupo de teatro "te-Atrito" preparou um espectáculo versando a vida e obra desta importante “figura da Ciência” e que vai de encontro às áreas programáticas das várias disciplinas como as Ciências, a História, a Geografia, a Educação Musical e a Expressão Dramática. O espectáculo decorreu ontem, dia 14 de Abril, na Biblioteca Escolar com o apoio da DREALG. Participaram as turmas A e E do 7º ano, acompanhadas pela professora de Ciências Cristina Marques e pelo professor de Língua Portuguesa Serafim Moreira. Os actores deram uma “aula” diferente e muito interessante, os alunos apreenderam de uma forma lúdica, alguns conceitos relacionados com as teorias do Criacionismo e a do Evolucionismo criada por Darwin, também foi descrita a viagem do Beagle,navio onde Darwin deu volta ao Mundo, tendo sido nesta viagem que Darwin recolheu muitas das provas da sua Teoria da evolução por Selecção Natural. Interagindo com as turmas, os actores foram respondendo às questões colocadas pelos alunos. Foi uma aula diferente e muito interessante!
Do fundo documental existente na Biblioteca Escolar existem vários materiais sobre estas temáticas que podem ajudar os nossos alunos nas suas pesquisas e trabalhos.
Parabéns ao Igor Martins, ao Pedro Monteiro e à Rita Neves pelo seu trabalho e pela forma original como transmitiram conhecimentos aos nosso alunos. Parabéns à professora de Ciências que colaborou nesta iniciativa e que preparou os alunos no estudo destas matérias.
António Mota na Biblioteca Municipal
Testemunho dos alunos da turma do 5º C sobre o encontro com o escritor:
No dia 13 de Abril ,um dia de Sol radiante e promissor de grandes encontros, foi vivido pelos alunos do 5º C com entusiasmo e excitação. É que o escritor António Mota, escritor de renome e com grande sucesso entre os jovens (e não só) veio à Biblioteca Municipal de Loulé, encontrar-se com várias turmas das escolas dos agrupamentos de Loulé.
Com perguntas “na manga” prontinhas a serem feitas ao autor, foi com alegria que este pegou no livro ”Pedro Alecrim” (obra lida pela turma) e falou sobre os aspectos autobiográficos que dele fazem parte. Orgulhoso de se saber lido e compreendido pelos presentes, falou sobre mais algumas das suas obras, referiu António Aleixo como inspiração e, no final, presenteou com autógrafos todos os que o cercaram. No retorno à escola, os alunos escreveram este texto e sugeriram que iniciativas deste tipo voltem a acontecer.
sexta-feira, 26 de março de 2010
No âmbito das comemorações do dia Mundial da poesia (21 de Março), realizou-se hoje uma sessão de poesia na Biblioteca escolar, actividade organizada pela BE e professores do grupo de Língua portuguesa do 2º ciclo. Foram lidos, declamados e até cantados poemas elaborados pelos alunos, nomeadamente alguns cuja temática surgiu ligado às comemorações do Centenário da República. Quatro alunas apresentaram um poema muito especial, intitulado “Menina da sua avó”,os alunos desconheciam a identidade de quem o escrevera e para surpresa de todos, a autora encontrava-se na sala. Posteriormente foram-lhe colocadas várias questões, de destacar a pergunta sobre que sentimentos poderiam levar alguém a falar de outra pessoa da forma como o poema nos deu a conhecer. A festa terminou com a leitura de outros poemas escritos pelos alunos.Foi uma despedida para férias muito agradável, parabéns aos alunos do 5ºE e 6º C que participaram nesta actividade.
Assinar:
Postagens (Atom)

