Foi com muita alegria que a nossa escola viveu mais uma semana dedicada às Cores, às Línguas e países Lusófonos. Recebemos a visita dos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do nosso agrupamento, que vieram participar em diversas actividades conjuntas. Ao longo das últimas semanas as turmas andaram atarefadas na pesquisa e elaboração de trabalhos alusivos aos temas , hoje foi o dia do amarelo e foram apresentados inúmeros trabalhos relacionados, desde pesquisas sobre alimentos relacionados com esta cor, vários tipos de texto, até actividades ecnómicas e ainda outros temas. Quanto às línguas, o dia hoje terminou com o Português e países Lusófonos. Foram apresentados, ao longo da semana, trabalhos dos alunos relacionados com a cultura dos vários países, cuja língua é estudada pelos nossos alunos.
Bem-vindo ao blogue das Bibliotecas Escolares do Agrupamento Padre João Coelho Cabanita. Podes enviar sugestões, notícias ou comentários. Este espaço é teu. Participa!
quinta-feira, 27 de maio de 2010
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Semana da Cor e das Línguas
Está a decorrer até ao dia 28 de Maio a “Semana da Cor” e a “Semana das Línguas”. Estes dois eventos já se realizam há alguns anos, envolvendo turmas de vários níveis de ensino do nosso agrupamento, incluindo turmas do pré-escolar e do 1º ciclo. São uma iniciativa do departamento de Expressões e do departamento de Línguas. Este ano, o tema é o Património da nossa cidade. Ao longo da semana terão lugar várias actividades: exposições de trabalhos dos alunos, dramatizações, coreografias, música, etc. A cultura dos vários países, cujas línguas são leccionadas na nossa escola, foram tema para diversos trabalhos que os nossos alunos elaboraram. Nesta semana as cores são muito importantes e ao longo destes dias, professores, alunos e funcionários são convidados a trazer uma peça de vestuário da cor escolhida para esse dia, as actividades desenvolvidas também se relacionam com a cor e a temática do dia. Tal como nos sugere o cartaz, hoje dia 24 é o dia do verde, 25 será o do vermelho, 26 azul, 27 roxo e 28 amarelo, tendo cada cor um significado:
Verde- Ambiente/Preservação da Natureza
Vermelho - Fogos/Prevenção dos incêndios
Azul - Mares e Oceanos
Violeta - Monumentos/Preservação do Património Cultural
Amarelo - Sol/ Cuidados para um Verão Saudável
Vermelho - Fogos/Prevenção dos incêndios
Azul - Mares e Oceanos
Violeta - Monumentos/Preservação do Património Cultural
Amarelo - Sol/ Cuidados para um Verão Saudável
quarta-feira, 28 de abril de 2010
“Testemunhos de Abril”
Os nossos convidados chegaram, sendo aguardados com grande expectativa pelos alunos do 6º ano (turmas A, B e F), chegara o momento de ouvir em directo testemunhos do período da guerra colonial e do 25 de Abril, após terem estudado o tema nas aulas de História.
Os nossos convidados, Capitão Gentil e Alferes Pinguinha falaram da sua experiência na guerra colonial e as respectivas esposas, professoras aposentadas, Marieta Silvestre e Fernanda Pinguinha, da Sociedade da época, trazendo aos nossos alunos informações muito interessantes, para que estes ficassem um pouco com a noção de como foi vivido este período da nossa história contemporânea.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Encontros temáticos
A biblioteca foi palco para mais um encontro temático cujo tema versou “os comportamentos e atitudes dos jovens”. Este encontro veio na sequência de outro anterior acerca do Bullying. O encontro organizado pelos serviços de Psicologia e Orientação Escolar (SPO) e pela Professora Florbela em articulação com a Biblioteca Escolar, vem mais uma vez ao encontro das preocupações da comunidade escolar, acerca destes temas. O tema foi abordado pela Dr.Leonor do Centro de reinserção social de Loulé e pela D.Mariana do projecto “ Ecos” e ao qual assistiram três turmas (5º D, 6ºD e 7ºF). Jornal Escolar
Já saiu mais uma edição do nosso Jornal Escolar "Notícias Cabanita". Nesta edição temos notícias e fotos sobre várias actividades e projectos do nosso agrupamento tais como Dia Mundial da Árvore, Semana da Biodiversidade, Semana da Leitura, Eco-Escolas, Semana da Biodiversidade, Centenário da República, Desporto Escolar e muito mais.
sábado, 24 de abril de 2010
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Dia mundial do Livro
No próximo dia 23 de Abril comemora-se o Dia Mundial do Livro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1995, com o objetivo de promover e difundir o livro em todas as faixas etárias.
Para assinalar esta data irá decorrer na Biblioteca escolar, dia 26 de Abril um Bibliopaper.
Um livro será sempre um livro,apesar de todos os progressos tecnológicos que possam ainda vir a surgir!
Visualizem este vídeo encontrado no Youtbe:
Assinar:
Postagens (Atom)

