segunda-feira, 7 de junho de 2010

III Jornadas Pedagógicas na BE

Pelo terceiro ano consecutivo os Serviços de Psicologia e Orientação Escolar, promoveram de 2 a 8 de Junho as III Jornadas Pedagógicas, direccionadas aos alunos do 9º ano, no âmbito da orientação vocacional. Estas jornadas visam dar a conhecer as ofertas educacionais a nível do ensino secundário e profissional. Foram várias as acções de divulgação promovidas, nomeadamente a ocorrida hoje dia 7 de Junho: “Feira das profissões” com testemunhos de pessoas de variadas profissões, que aceitaram o convite da psicóloga Dr. Ana Luísa Dourado, para falarem um pouco das suas profissões, aos nossos jovens.


1º dia: Acção de divulgação promovida pelo Exército

domingo, 30 de maio de 2010

Concurso "O Super Leitor"


Realizou-se dia 28 de Maio a entrega de prémios do Concurso “O Super Leitor”. O Objectivo visava Incentivar os alunos à leitura e premiar os alunos que mais lêem. Os alunos foram no início do ano convidados a participarem neste concurso e a preencherem uma caderneta à medida que iam finalizando as sua leituras. Os premiados foram os alunos que completaram as cadernetas (era necessário a leitura de cindo obras) com correcção ortográfica e os resumos das suas leituras bem explícitos. O prazo de entrega era bastante alargado e talvez por essa razão houve alunos que acabaram por não entregar as suas cadernetas. Esperemos que no próximo ano lectivo todos os alunos que iniciem a sua participação neste concurso entreguem a sua caderneta e sigam o conselho de Miguel Cervantes romancista e poeta espanhol:
“Quem lê muito e anda muito, vai longe e sabe muito “

Os premiados da primeira edição deste concurso foram:

2º Ciclo - Pedro Carvalho aluno do 5º B
3º Ciclo - Catarina Afonso aluna do 9º D
Parabéns



Encarregada de Educação em representação do aluno premiado Pedro Carvalho do 2º ciclo



Catarina Afonso - Aluna premiada do 3º ciclo

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Semana da Cor e das Línguas

Foi com muita alegria que a nossa escola viveu mais uma semana dedicada às Cores, às Línguas e países Lusófonos. Recebemos a visita dos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do nosso agrupamento, que vieram participar em diversas actividades conjuntas. Ao longo das últimas semanas as turmas andaram atarefadas na pesquisa e elaboração de trabalhos alusivos aos temas , hoje foi o dia do amarelo e foram apresentados inúmeros trabalhos relacionados, desde pesquisas sobre alimentos relacionados com esta cor, vários tipos de texto, até actividades ecnómicas e ainda outros temas. Quanto às línguas, o dia hoje terminou com o Português e países Lusófonos. Foram apresentados, ao longo da semana, trabalhos dos alunos relacionados com a cultura dos vários países, cuja língua é estudada pelos nossos alunos.


segunda-feira, 24 de maio de 2010

Semana da Cor e das Línguas


Está a decorrer até ao dia 28 de Maio a “Semana da Cor” e a “Semana das Línguas”. Estes dois eventos já se realizam há alguns anos, envolvendo turmas de vários níveis de ensino do nosso agrupamento, incluindo turmas do pré-escolar e do 1º ciclo. São uma iniciativa do departamento de Expressões e do departamento de Línguas. Este ano, o tema é o Património da nossa cidade. Ao longo da semana terão lugar várias actividades: exposições de trabalhos dos alunos, dramatizações, coreografias, música, etc. A cultura dos vários países, cujas línguas são leccionadas na nossa escola, foram tema para diversos trabalhos que os nossos alunos elaboraram. Nesta semana as cores são muito importantes e ao longo destes dias, professores, alunos e funcionários são convidados a trazer uma peça de vestuário da cor escolhida para esse dia, as actividades desenvolvidas também se relacionam com a cor e a temática do dia. Tal como nos sugere o cartaz, hoje dia 24 é o dia do verde, 25 será o do vermelho, 26 azul, 27 roxo e 28 amarelo, tendo cada cor um significado:

Verde- Ambiente/Preservação da Natureza

Vermelho - Fogos/Prevenção dos incêndios

Azul - Mares e Oceanos

Violeta - Monumentos/Preservação do Património Cultural

Amarelo - Sol/ Cuidados para um Verão Saudável

Encontros Temáticos na Be


quarta-feira, 28 de abril de 2010

“Testemunhos de Abril”


Os nossos convidados chegaram, sendo aguardados com grande expectativa pelos alunos do 6º ano (turmas A, B e F), chegara o momento de ouvir em directo testemunhos do período da guerra colonial e do 25 de Abril, após terem estudado o tema nas aulas de História.
Os nossos convidados, Capitão Gentil e Alferes Pinguinha falaram da sua experiência na guerra colonial e as respectivas esposas, professoras aposentadas, Marieta Silvestre e Fernanda Pinguinha, da Sociedade da época, trazendo aos nossos alunos informações muito interessantes, para que estes ficassem um pouco com a noção de como foi vivido este período da nossa história contemporânea.


segunda-feira, 26 de abril de 2010

Encontros temáticos

A biblioteca foi palco para mais um encontro temático cujo tema versou “os comportamentos e atitudes dos jovens”. Este encontro veio na sequência de outro anterior acerca do Bullying. O encontro organizado pelos serviços de Psicologia e Orientação Escolar (SPO) e pela Professora Florbela em articulação com a Biblioteca Escolar, vem mais uma vez ao encontro das preocupações da comunidade escolar, acerca destes temas. O tema foi abordado pela Dr.Leonor do Centro de reinserção social de Loulé e pela D.Mariana do projecto “ Ecos” e ao qual assistiram três turmas (5º D, 6ºD e 7ºF).


Jornal Escolar


Já saiu mais uma edição do nosso Jornal Escolar "Notícias Cabanita". Nesta edição temos notícias e fotos sobre várias actividades e projectos do nosso agrupamento tais como Dia Mundial da Árvore, Semana da Biodiversidade, Semana da Leitura, Eco-Escolas, Semana da Biodiversidade, Centenário da República, Desporto Escolar e muito mais.
O Clube dos “Amigos Coloridos”