sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Top Livro e Top Leitor estão de volta!

Virámos mais uma página e encontramo-nos no novo ano lectivo mas o nosso amor pelos livros continua e o respeito e admiração por quem lê é ainda maior. O mês de Outubro é assinalado pelo retorno do Top Livro e do Top Leitor, torna-te um leitor Top e de topo, participando!

Palestra "Loulé e a 1ª República" pelo Engenheiro Luís Guerreiro

Hoje, a biblioteca da nossa escola contou com um convidado, o Engenheiro Luís Guerreiro que nos visitou para falar um pouco sobre a 1ªRepública, relatando como se viveram esses tempos em Loulé. Ouvimos algumas histórias divertidas sobre acontecimentos que tiveram lugar na nossa cidade, envolvendo personalidades locais. A palestra foi do agrado de todos e surgiram até algumas questões interessantes por parte dos alunos presentes.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Comemorações do Centenário da República


No âmbito das comemorações do Centenário da República, o “Clube dos Amigos” constituído por alunos com necessidades educativas especiais, efectuou uma pesquisa sobre “O 5 de Outubro de 1910” com as professoras de Educação Especial e com a Psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação Escolar. Deste trabalho resultou uma pequena comunicação/apresentação na nossa biblioteca, no dia 4 de Outubro com as turmas do 6ºA e 5ºD. Tendo os alunos que assistiam à apresentação sido convidados a cantar o Hino Nacional juntamente com o aluno João Machado.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

III Jornadas Pedagógicas na BE

Pelo terceiro ano consecutivo os Serviços de Psicologia e Orientação Escolar, promoveram de 2 a 8 de Junho as III Jornadas Pedagógicas, direccionadas aos alunos do 9º ano, no âmbito da orientação vocacional. Estas jornadas visam dar a conhecer as ofertas educacionais a nível do ensino secundário e profissional. Foram várias as acções de divulgação promovidas, nomeadamente a ocorrida hoje dia 7 de Junho: “Feira das profissões” com testemunhos de pessoas de variadas profissões, que aceitaram o convite da psicóloga Dr. Ana Luísa Dourado, para falarem um pouco das suas profissões, aos nossos jovens.


1º dia: Acção de divulgação promovida pelo Exército

domingo, 30 de maio de 2010

Concurso "O Super Leitor"


Realizou-se dia 28 de Maio a entrega de prémios do Concurso “O Super Leitor”. O Objectivo visava Incentivar os alunos à leitura e premiar os alunos que mais lêem. Os alunos foram no início do ano convidados a participarem neste concurso e a preencherem uma caderneta à medida que iam finalizando as sua leituras. Os premiados foram os alunos que completaram as cadernetas (era necessário a leitura de cindo obras) com correcção ortográfica e os resumos das suas leituras bem explícitos. O prazo de entrega era bastante alargado e talvez por essa razão houve alunos que acabaram por não entregar as suas cadernetas. Esperemos que no próximo ano lectivo todos os alunos que iniciem a sua participação neste concurso entreguem a sua caderneta e sigam o conselho de Miguel Cervantes romancista e poeta espanhol:
“Quem lê muito e anda muito, vai longe e sabe muito “

Os premiados da primeira edição deste concurso foram:

2º Ciclo - Pedro Carvalho aluno do 5º B
3º Ciclo - Catarina Afonso aluna do 9º D
Parabéns



Encarregada de Educação em representação do aluno premiado Pedro Carvalho do 2º ciclo



Catarina Afonso - Aluna premiada do 3º ciclo

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Semana da Cor e das Línguas

Foi com muita alegria que a nossa escola viveu mais uma semana dedicada às Cores, às Línguas e países Lusófonos. Recebemos a visita dos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do nosso agrupamento, que vieram participar em diversas actividades conjuntas. Ao longo das últimas semanas as turmas andaram atarefadas na pesquisa e elaboração de trabalhos alusivos aos temas , hoje foi o dia do amarelo e foram apresentados inúmeros trabalhos relacionados, desde pesquisas sobre alimentos relacionados com esta cor, vários tipos de texto, até actividades ecnómicas e ainda outros temas. Quanto às línguas, o dia hoje terminou com o Português e países Lusófonos. Foram apresentados, ao longo da semana, trabalhos dos alunos relacionados com a cultura dos vários países, cuja língua é estudada pelos nossos alunos.


segunda-feira, 24 de maio de 2010

Semana da Cor e das Línguas


Está a decorrer até ao dia 28 de Maio a “Semana da Cor” e a “Semana das Línguas”. Estes dois eventos já se realizam há alguns anos, envolvendo turmas de vários níveis de ensino do nosso agrupamento, incluindo turmas do pré-escolar e do 1º ciclo. São uma iniciativa do departamento de Expressões e do departamento de Línguas. Este ano, o tema é o Património da nossa cidade. Ao longo da semana terão lugar várias actividades: exposições de trabalhos dos alunos, dramatizações, coreografias, música, etc. A cultura dos vários países, cujas línguas são leccionadas na nossa escola, foram tema para diversos trabalhos que os nossos alunos elaboraram. Nesta semana as cores são muito importantes e ao longo destes dias, professores, alunos e funcionários são convidados a trazer uma peça de vestuário da cor escolhida para esse dia, as actividades desenvolvidas também se relacionam com a cor e a temática do dia. Tal como nos sugere o cartaz, hoje dia 24 é o dia do verde, 25 será o do vermelho, 26 azul, 27 roxo e 28 amarelo, tendo cada cor um significado:

Verde- Ambiente/Preservação da Natureza

Vermelho - Fogos/Prevenção dos incêndios

Azul - Mares e Oceanos

Violeta - Monumentos/Preservação do Património Cultural

Amarelo - Sol/ Cuidados para um Verão Saudável
O Clube dos “Amigos Coloridos”