quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Top Leitor e Top Livro de Outubro




O Top Leitor já tem um rosto e o Top Livro, um título para o mês de Outubro. Depois das contas feitas, temos de dar os parabéns à aluna Catarina Simão do 6ºano, turma G por ser a Top Leitora deste mês. O livro mais requisitado em Outubro foi o “Mergulha nos Oceanos” da colecção “Clube das Chaves”, a autora é a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez. Para que os alunos que não atingiram o top este mês não fiquem muito desencorajados, publicamos também a lista de outros leitores regulares da nossa biblioteca e o título de outras obras também lidas com frequência, só tens de consultar as listas que estão à entrada da biblioteca, até pode ser que esteja lá o teu nome, se não estiver, não desanimes, já sabes o quer tens de fazer, é ler, ler, ler.

Comemoração do Halloween na biblioteca



O "Clube dos Amigos" está sempre muito atento às efemérides e não se esqueceu do famoso "Dia das Bruxas". Assim, com as professoras de Educação Especial e a Psicóloga (SPO) resolveram comemorar este dia. Decoraram-se alguns espaços da escola com motivos alusivos a esta data e no dia 29 de Outubro, as turmas 5ºF e 6ºD estiveram na biblioteca num momento enriquecedor em que se apresentou um powerpoint sobre o Halloween que serviu de mote a um diálogo sobre o seu significado ao longo do tempo. Houve ainda tempo para a ilustração de uma quadra e para um “trick or treat” que a todos deliciou.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Jacek Yerka e o seu olhar muito especial sobre o livro...


Navegando pelas mil e uma coisas que a Internet disponibiliza, eis que surge esta imagem de um dos trabalhos do artista polaco Jacek Yerka. Porque é que esta imagem merece destaque aqui no blogue? Em primeiro lugar recorda-nos de onde vem a matéria prima de que é feito o livro e fá-lo de uma maneira surpreendentemente poética porque a árvore, essa espécie que abunda tanto no campo, pode através de um livro abrir-nos uma janela sobre outra coisa ainda
e tal como Pessoa diria, "essa, sim, é que é linda!"

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Pára e repara um pouco nas mesas da biblioteca…



A decoração dos espaços é algo muito importante, em especial numa biblioteca que deve ser um espaço acolhedor e atractivo para a comunidade escolar que o frequenta. Este ano, propusemo-nos começar com coisas simples e pela essência de uma biblioteca - o livro. Como temos alunos de diferentes nacionalidades pensámos que seria boa ideia conhecer esta palavra em diferentes idiomas, assim, a palavra “livro” está escrita em diferentes línguas nas mesas da biblioteca e os idiomas em que consta, encontram-se numa lista afixada no painel ao pé do material audiovisual. Esperamos que a consultes e que vás descobrindo esta palavra em diferentes línguas.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Top Livro e Top Leitor estão de volta!

Virámos mais uma página e encontramo-nos no novo ano lectivo mas o nosso amor pelos livros continua e o respeito e admiração por quem lê é ainda maior. O mês de Outubro é assinalado pelo retorno do Top Livro e do Top Leitor, torna-te um leitor Top e de topo, participando!

Palestra "Loulé e a 1ª República" pelo Engenheiro Luís Guerreiro

Hoje, a biblioteca da nossa escola contou com um convidado, o Engenheiro Luís Guerreiro que nos visitou para falar um pouco sobre a 1ªRepública, relatando como se viveram esses tempos em Loulé. Ouvimos algumas histórias divertidas sobre acontecimentos que tiveram lugar na nossa cidade, envolvendo personalidades locais. A palestra foi do agrado de todos e surgiram até algumas questões interessantes por parte dos alunos presentes.
O Clube dos “Amigos Coloridos”