O Top Leitor já tem um rosto e o Top Livro, um título para o mês de Outubro. Depois das contas feitas, temos de dar os parabéns à aluna Catarina Simão do 6ºano, turma G por ser a Top Leitora deste mês. O livro mais requisitado em Outubro foi o “Mergulha nos Oceanos” da colecção “Clube das Chaves”, a autora é a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez. Para que os alunos que não atingiram o top este mês não fiquem muito desencorajados, publicamos também a lista de outros leitores regulares da nossa biblioteca e o título de outras obras também lidas com frequência, só tens de consultar as listas que estão à entrada da biblioteca, até pode ser que esteja lá o teu nome, se não estiver, não desanimes, já sabes o quer tens de fazer, é ler, ler, ler.
Bem-vindo ao blogue das Bibliotecas Escolares do Agrupamento Padre João Coelho Cabanita. Podes enviar sugestões, notícias ou comentários. Este espaço é teu. Participa!
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Comemoração do Halloween na biblioteca

O "Clube dos Amigos" está sempre muito atento às efemérides e não se esqueceu do famoso "Dia das Bruxas". Assim, com as professoras de Educação Especial e a Psicóloga (SPO) resolveram comemorar este dia. Decoraram-se alguns espaços da escola com motivos alusivos a esta data e no dia 29 de Outubro, as turmas 5ºF e 6ºD estiveram na biblioteca num momento enriquecedor em que se apresentou um powerpoint sobre o Halloween que serviu de mote a um diálogo sobre o seu significado ao longo do tempo. Houve ainda tempo para a ilustração de uma quadra e para um “trick or treat” que a todos deliciou.
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Jacek Yerka e o seu olhar muito especial sobre o livro...

Navegando pelas mil e uma coisas que a Internet disponibiliza, eis que surge esta imagem de um dos trabalhos do artista polaco Jacek Yerka. Porque é que esta imagem merece destaque aqui no blogue? Em primeiro lugar recorda-nos de onde vem a matéria prima de que é feito o livro e fá-lo de uma maneira surpreendentemente poética porque a árvore, essa espécie que abunda tanto no campo, pode através de um livro abrir-nos uma janela sobre outra coisa ainda
e tal como Pessoa diria, "essa, sim, é que é linda!"
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Pára e repara um pouco nas mesas da biblioteca…

A decoração dos espaços é algo muito importante, em especial numa biblioteca que deve ser um espaço acolhedor e atractivo para a comunidade escolar que o frequenta. Este ano, propusemo-nos começar com coisas simples e pela essência de uma biblioteca - o livro. Como temos alunos de diferentes nacionalidades pensámos que seria boa ideia conhecer esta palavra em diferentes idiomas, assim, a palavra “livro” está escrita em diferentes línguas nas mesas da biblioteca e os idiomas em que consta, encontram-se numa lista afixada no painel ao pé do material audiovisual. Esperamos que a consultes e que vás descobrindo esta palavra em diferentes línguas.
terça-feira, 12 de outubro de 2010
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Top Livro e Top Leitor estão de volta!
Palestra "Loulé e a 1ª República" pelo Engenheiro Luís Guerreiro
Assinar:
Postagens (Atom)