Já fizemos as nossas contas e foi apurado o Top Leitor do mês de Novembro, bem como o Top Livro e que são, respectivamente: o aluno Rúben Manuel Gonçalves da turma 5ºA e a obra de Antoine de Saint-Exupéry - O Principezinho. Os nossos parabéns ao Rúben e esperamos que o imperativo de ler se estenda a outros alunos até porque o Concurso Nacional de Leitura não tarda aí e é preciso estar preparado(a).
Bem-vindo ao blogue das Bibliotecas Escolares do Agrupamento Padre João Coelho Cabanita. Podes enviar sugestões, notícias ou comentários. Este espaço é teu. Participa!
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Top Leitor e Top Livro de Novembro
Já fizemos as nossas contas e foi apurado o Top Leitor do mês de Novembro, bem como o Top Livro e que são, respectivamente: o aluno Rúben Manuel Gonçalves da turma 5ºA e a obra de Antoine de Saint-Exupéry - O Principezinho. Os nossos parabéns ao Rúben e esperamos que o imperativo de ler se estenda a outros alunos até porque o Concurso Nacional de Leitura não tarda aí e é preciso estar preparado(a).
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Quem como eu foi habituado(a) e cresceu a adorar o cinema de animação com o programa televisivo do Vasco Granja, compreenderá a razão porque ao ver este filme, eu achei que lhe era justa e devida a homenagem aqui no blogue. Trata-se de um pequeno filme de animação de Laura Neuvonen (Finlândia) de 2005 sobre o comportamento obsessivo-compulsivo. Se é verdade que mais por mecânica do que por lógica, os nossos gestos e acções se esvaziam de significado na repetição absurda... então perder uns minutos a ver este magnífico filme de animação, vale a pena!
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Um postal à tua medida!
Estás convidado(a) a vir à biblioteca, escolher cores e motivos e fazer um postal ou marcador de livros à tua medida.
A inspiração veio pelas mãos de um dos mestres da palavra e do desenho, Hans Christian Andersen, o homem genial que veio da fria Dinamarca e a ti basta-te usar a criatividade e a imaginação para fazer algo que possas oferecer neste Natal porque o que é feito por nós tem outro brilho e outro valor.
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Concurso Nacional de Leitura

Estão abertas, na tua Biblioteca Escolar, as inscrições para o Concurso Nacional de Leitura.
Tal como sucedeu em anos anteriores, e levando em conta a necessidade de promover a leitura nas escolas de uma forma lúdica, o Plano Nacional de Leitura – em articulação com a RTP, com a DGLB /Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a Rede de Bibliotecas Escolares – promove mais uma edição do Concurso Nacional de Leitura. Esta iniciativa tem como objectivo estimular a prática da leitura entre os alunos do Ensino Secundário e do 3º Ciclo do Ensino Básico.
O Concurso Nacional de Leitura decorrerá em três fases diferentes: a 1ª Fase, a realizar nas escolas; a 2ª Fase, a realizar nas Bibliotecas Municipais designadas pela DGLB; e a 3ª Fase, correspondente à Final Nacional, realizada em Lisboa em colaboração com a RTP.
A nossa escola, pela primeira vez, vai participar no concurso e as inscrições já estão a decorrer.Vem à biblioteca, pede para ver o regulamento do concurso e inscreve-te. O Concurso a nível de escola realiza-se a 13 de Janeiro 2011 (5ºfeira) pelas 14:30 e destina-se a alunos do 3ºCiclo. As inscrições estão abertas até dia 17 de Dezembro 2010. Participa!
Regulamento do Concurso (a nível de escola)
Feira do Livro Usado
A Feira do Livro Usado é uma iniciativa do Grupo de Língua Portuguesa e do Eco-escolas. O evento terá lugar nos dias 13, 14 e 15 de Dezembro, na Biblioteca da escola sede. O produto da venda dos livros será utilizado pelo Curso de Educação e Formação no embelezamento da nossa escola.
Acções de sensibilização- SPO e Educação Especial
O Núcleo de Educação Especial e o SPO (Serviços de Psicologia e Orientação), do nosso agrupamento, estão a dinamizar um conjunto de acções de sensibilização sobre várias temáticas de interesse como a deficiência, a excepcionalidade, a hiperactividade e necessidades educativas especiais, dirigidas a professores, pais, psicólogos, assistentes operacionais, terapeutas. ... Esta iniciativa conta com os apoios da APEXA, Hospital de Faro e DREALG. As acções terão lugar na Biblioteca Escolar da escola sede, em horário e data constantes do cartaz.quarta-feira, 17 de novembro de 2010
A trote pelo Sonho!
Os animais fascinam miúdos e graúdos... pelo seu porte, elegância, nobreza, agilidade e compreensão quase tácita de como o elo de lealdade se pode estabelecer da forma mais profunda e sincera com o homem. Em conjunto com dois ou três alunos, numa pesquisa de imagens sobre o cavalo, surgiu-nos esta que nos encantou pelas cores e pelos elementos de fantasia associados a este animal tão especial que desperta em nós não só o respeito mas também a admiração.
Assinar:
Postagens (Atom)