quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Livros em árvore, árvore de livros!


Como em tudo na vida, começámos a medo, receando que os livros não se sustentassem em torre mas depressa concluímos que aquilo que é construido com os livros, quer seja uma árvore deste tipo ou o conhecimento, têm uma sustentação que desafia a gravidade e o entorpecimento do espírito. É muito bom descobrir que os livros podem estar ao serviço da criatividade mesmo na sua componente física. Desde já o nosso agradecimento aos professores que tornaram possível esta árvore diferente.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Muitas formas e cores feitas pela e na natureza!


A biblioteca foi mais uma vez palco para um autêntico desfile de formas e cores, foi mais uma edição da feira dos minerais, à qual os mais pequenos aderiram com entusiasmo porque são sensíveis àquilo que capta a atenção pela beleza e originalidade e de facto a natureza opera em si mesma autênticas obras de arte.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Novidades fantásticas em DVD!

É através do olhar profundo de Christina Ricci e de Johnny Depp que somos conduzidos pelo mundo fantástico da lenda. Tim Burton realizou este filme que é uma adaptação ao cinema de uma obra com o mesmo nome de Washington Irving. A nossa aposta em termos de aquisições contempla os territórios do fantástico e da ficção científica que sabemos serem temas caros aos alunos desta faixa etária, é por isso com muito gosto que te convidamos a vir à biblioteca e partilhar connosco a emoção de ver um bom filme!


Top Leitor e Top Livro de Novembro


Já fizemos as nossas contas e foi apurado o Top Leitor do mês de Novembro, bem como o Top Livro e que são, respectivamente: o aluno Rúben Manuel Gonçalves da turma 5ºA e a obra de Antoine de Saint-Exupéry - O Principezinho. Os nossos parabéns ao Rúben e esperamos que o imperativo de ler se estenda a outros alunos até porque o Concurso Nacional de Leitura não tarda aí e é preciso estar preparado(a).

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010


Quem como eu foi habituado(a) e cresceu a adorar o cinema de animação com o programa televisivo do Vasco Granja, compreenderá a razão porque ao ver este filme, eu achei que lhe era justa e devida a homenagem aqui no blogue. Trata-se de um pequeno filme de animação de Laura Neuvonen (Finlândia) de 2005 sobre o comportamento obsessivo-compulsivo. Se é verdade que mais por mecânica do que por lógica, os nossos gestos e acções se esvaziam de significado na repetição absurda... então perder uns minutos a ver este magnífico filme de animação, vale a pena!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Um postal à tua medida!
















Estás convidado(a) a vir à biblioteca, escolher cores e motivos e fazer um postal ou marcador de livros à tua medida.
A inspiração veio pelas mãos de um dos mestres da palavra e do desenho, Hans Christian Andersen, o homem genial que veio da fria Dinamarca e a ti basta-te usar a criatividade e a imaginação para fazer algo que possas oferecer neste Natal porque o que é feito por nós tem outro brilho e outro valor.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Concurso Nacional de Leitura



Estão abertas, na tua Biblioteca Escolar, as inscrições para o Concurso Nacional de Leitura.
Tal como sucedeu em anos anteriores, e levando em conta a necessidade de promover a leitura nas escolas de uma forma lúdica, o Plano Nacional de Leitura – em articulação com a RTP, com a DGLB /Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a Rede de Bibliotecas Escolares – promove mais uma edição do Concurso Nacional de Leitura. Esta iniciativa tem como objectivo estimular a prática da leitura entre os alunos do Ensino Secundário e do 3º Ciclo do Ensino Básico.
O Concurso Nacional de Leitura decorrerá em três fases diferentes: a 1ª Fase, a realizar nas escolas; a 2ª Fase, a realizar nas Bibliotecas Municipais designadas pela DGLB; e a 3ª Fase, correspondente à Final Nacional, realizada em Lisboa em colaboração com a RTP.
A nossa escola, pela primeira vez, vai participar no concurso e as inscrições já estão a decorrer.Vem à biblioteca, pede para ver o regulamento do concurso e inscreve-te. O Concurso a nível de escola realiza-se a 13 de Janeiro 2011 (5ºfeira) pelas 14:30 e destina-se a alunos do 3ºCiclo. As inscrições estão abertas até dia 17 de Dezembro 2010. Participa!
Regulamento do Concurso (a nível de escola)
O Clube dos “Amigos Coloridos”