segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

José Carlos Fernandes vem à Biblioteca falar de Banda Desenhada



José Carlos Fernandes nasceu em 1964 em Loulé e a sua formação base é a engenharia ambiental. Começou a desenhar quando já tinha 25 anos e o seu percurso de vida pré-quadradinhos, como ele lhe chama com humor, incluiu o ensino de botânica numa universidade e a investigação na área da contaminação de águas por metais pesados.
Os estudos sobre metais pesados não foram uma completa perda de tempo, pois mais tarde aplicou alguns destes conhecimentos nos 6 ou 7 anos que fez parte de bandas de garagem obscuras e vai ainda mais longe ao afirmar que a exposição prolongada aos metais tóxicos poderá estar também na base das distorções mentais que caracterizam aquilo que faz hoje em dia como autor.
Acusam-no de não ser acessível na linguagem que utiliza e no trabalho que nasce do cruzamento de várias influências, é disso que fala quando diz brincando que alguns portugueses gostariam de vê-lo traduzido em português. Nós resolvemos não esperar por essa tradução e no dia 21 de Fevereiro, teremos o privilégio de o ter connosco a partilhar e a “contaminar-nos” com a sua paixão pela Banda Desenhada.

adaptado de: http://cfernandes.carbonmade.com/about

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Concurso Nacional de Leitura – Fase distrital




Aproxima-se mais uma etapa do Concurso Nacional de Leitura – Fase distrital. A Prova da 2ºFase destinada aos alunos do 3ºCiclo do Ensino Básico ocorrerá no Auditório da Biblioteca Municipal de Faro, no dia 5 de Abril (3ºfeira) pelas 14h30. A selecção dos candidatos à final nacional será feita através de várias provas escritas e orais de carácter eliminatório. As obras seleccionadas para a leitura foram: "O Senhor Valéry" de Gonçalo M. Tavares e "Os Da Minha Rua" de Ondjaki. Os candidatos apurados a nível de escola deverão preencher um boletim de inscrição na biblioteca da sua escola e trazer a autorização dos Encarregados de Educação, documentos estes que serão enviados para Faro até dia 1 de Março.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Dia 16, debate-se a dislexia na biblioteca!


O Núcleo de Educação Especial e o SPO da Escola Cabanita organizaram mais uma acção de sensibilização, desta feita, subordinada ao tema da dislexia. A acção terá lugar no dia 16 de Fevereiro pelas 18:30, na biblioteca e será conduzida pela Dra Sandra Correia da DREALG. Convidamos todos os interessados a estar presentes e a aprender um pouco mais sobre esta problemática.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Top Leitor e Top Livro de Janeiro



Já temos mais um campeão de leitura referente ao mês de Janeiro, é o aluno Samuel Ramos do 7º E, muitos parabéns Samuel! O livro mais requisitado foi "Falar verdade a mentir" de Almeida Garrett. Se passares pela biblioteca verás a fotografia do Samuel e da capa do livro mais requisitado neste mês.

domingo, 30 de janeiro de 2011

O que fazer com as pedras que se encontram no nosso caminho?




São mais dois filmes de animação 3D, o primeiro de Sébastien Durand ("Frat") e o segundo uma produção da Blur Studio ("In the rough"). O que os une? Uma pedra que rola e que vai contagiando tudo à sua volta... no primeiro filme o contágio é feito pelo lado mais negro do ser humano e para quem ande distraido - um aviso - a violência está longe de ser uma coisa divertida, no segundo filme o contágio é feito pelo lado mais brincalhão e animado dessa pedra que rola tanto que acaba por condenar o pobre homem das cavernas a ser levado pelos cabelos para dentro da gruta, adivinhem por quem?


sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

1ª Fase do Concurso Nacional de Leitura 2011


Realizou-se no dia 13 de Janeiro, pelas 14h30, na Biblioteca da Escola Sede, a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura. Tivemos 39 alunos a concorrer e foram realizadas três eliminatórias e no final foram apuradas três equipas. Estas três equipas passaram por mais três provas: uma oral, uma de leitura e uma de escrita. A equipa vencedora, intitulada "As loucas por Letras!", é constituída por três alunas do 8ºA - Marisa Murtinha, Catarina Cavaco e Mariana Rodrigues. A organização do concurso esteve a cargo do Grupo de Língua Portuguesa e da equipa da Biblioteca Escolar, dos quais destacamos as professoras Elisabete Machado, Célia Correia, Eulália Duarte, Teresa Afonso e Serafim Moreira. Agradecemos também a preciosa colaboração dos professores Cândido Reis, Jacinto Colaço e Jorge Paulo que nos ajudaram na parte informática e electrónica. O evento contou com uma adesão bastante significativa de professores e alunos e também com a presença da Coordenadora Interconcelhia da RBE, professora Ana Marta Farrajota.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Top Leitor e Top Livro de Dezembro


O mês de Dezembro foi curtinho mas deu para apurar mais um campeão da leitura, parabéns ao Denys do 8ºD. O livro que merece destaque aqui pelo número de requisições foi a obra de Michel Tournier - "Sexta Feira ou a vida selvagem". Muito em breve, saberemos quem é o(a) vencedor(a) do mês de Janeiro.
O Clube dos “Amigos Coloridos”