quinta-feira, 3 de março de 2011

A doença oncológica e suas repercussões em debate

No dia 14 de Março ( 2ªfeira), pelas 10:30, terá lugar na biblioteca, uma acção de sensibilização sobre a problemática da doença oncológica e a forma como esta afecta quem é atingido pela doença, bem como os familiares e amigos mais próximos de quem está doente. Num tempo em que o avanço científico e tecnológico nos permite ultrapassar tantas barreiras e vencer tantos obstáculos, a doença oncológica em 2008 já tinha atingido 7.6 milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo dados da WHO (World Health Organization), prevê-se que em 2030, 12 milhões de pessoas tenham já perecido vítimas desta doença, se até lá não for descoberta uma cura. Estes dados são particularmente chocantes se tivermos em conta que 30% destas mortes podiam ser evitadas através da alteração de hábitos de vida. Como somos sensíveis a esta doença que afecta tanta gente à nossa volta, o Serviço de Psicologia e Orientação da Escola e a Associação Oncológica do Algarve juntaram esforços a fim de debater as repercussões desta problemática e a forma de encontrar soluções para conviver com uma doença que afecta de forma igualmente devastadora o corpo e a mente humanas.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Top Leitor e Top Livro de Fevereiro



Estamos quase a chegar a Março e já temos mais uma recordista da leitura referente ao mês de Fevereiro. Os nossos parabéns vão para a Mariana Aniceto do 5ºE. Quanto ao livro mais requisitado, "O Cavaleiro da Dinamarca" de Sophia de Mello Breyner Andresen tem a honra de destaque por ter sido o livro mais folheado pelas mãos dos nossos alunos durante o mês de Fevereiro. Bem hajam os escritores e os seus leitores!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Na Escola em Segurança - Acções a cargo da Protecção Civil


Os Serviços Municipais de Protecção Civil vêm à escola-sede, nos dias 2, 3, 4, 15 e 28 de Março, divulgar aos alunos do 3.º ciclo, procedimentos de autoprotecção no âmbito do programa "Na Escola em Segurança".

Esta acção pretende fomentar na população escolar uma cultura de segurança.

O programa da acção é o seguinte:

- A Protecção Civil (organização e estrutura);

- Riscos Naturais e Tecnológicos;

- Sinalética de emergência;

- Normas de segurança gerais;

- Plano Familiar de Segurança;

- Kit Emergência.

O local da acção é na Biblioteca da escola-sede e contará com a participação de 18 turmas do 2º e 3º ciclos.

José Carlos Fernandes vem à Biblioteca falar de Banda Desenhada



José Carlos Fernandes nasceu em 1964 em Loulé e a sua formação base é a engenharia ambiental. Começou a desenhar quando já tinha 25 anos e o seu percurso de vida pré-quadradinhos, como ele lhe chama com humor, incluiu o ensino de botânica numa universidade e a investigação na área da contaminação de águas por metais pesados.
Os estudos sobre metais pesados não foram uma completa perda de tempo, pois mais tarde aplicou alguns destes conhecimentos nos 6 ou 7 anos que fez parte de bandas de garagem obscuras e vai ainda mais longe ao afirmar que a exposição prolongada aos metais tóxicos poderá estar também na base das distorções mentais que caracterizam aquilo que faz hoje em dia como autor.
Acusam-no de não ser acessível na linguagem que utiliza e no trabalho que nasce do cruzamento de várias influências, é disso que fala quando diz brincando que alguns portugueses gostariam de vê-lo traduzido em português. Nós resolvemos não esperar por essa tradução e no dia 21 de Fevereiro, teremos o privilégio de o ter connosco a partilhar e a “contaminar-nos” com a sua paixão pela Banda Desenhada.

adaptado de: http://cfernandes.carbonmade.com/about

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Concurso Nacional de Leitura – Fase distrital




Aproxima-se mais uma etapa do Concurso Nacional de Leitura – Fase distrital. A Prova da 2ºFase destinada aos alunos do 3ºCiclo do Ensino Básico ocorrerá no Auditório da Biblioteca Municipal de Faro, no dia 5 de Abril (3ºfeira) pelas 14h30. A selecção dos candidatos à final nacional será feita através de várias provas escritas e orais de carácter eliminatório. As obras seleccionadas para a leitura foram: "O Senhor Valéry" de Gonçalo M. Tavares e "Os Da Minha Rua" de Ondjaki. Os candidatos apurados a nível de escola deverão preencher um boletim de inscrição na biblioteca da sua escola e trazer a autorização dos Encarregados de Educação, documentos estes que serão enviados para Faro até dia 1 de Março.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Dia 16, debate-se a dislexia na biblioteca!


O Núcleo de Educação Especial e o SPO da Escola Cabanita organizaram mais uma acção de sensibilização, desta feita, subordinada ao tema da dislexia. A acção terá lugar no dia 16 de Fevereiro pelas 18:30, na biblioteca e será conduzida pela Dra Sandra Correia da DREALG. Convidamos todos os interessados a estar presentes e a aprender um pouco mais sobre esta problemática.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Top Leitor e Top Livro de Janeiro



Já temos mais um campeão de leitura referente ao mês de Janeiro, é o aluno Samuel Ramos do 7º E, muitos parabéns Samuel! O livro mais requisitado foi "Falar verdade a mentir" de Almeida Garrett. Se passares pela biblioteca verás a fotografia do Samuel e da capa do livro mais requisitado neste mês.
O Clube dos “Amigos Coloridos”