segunda-feira, 21 de março de 2011

"5 Minutos a Ler" - Apuramento para o concurso "Ás da Leitura"

Tivemos o prazer de contar com a participação de 5 alunos a representar, cada um, a sua turma do 5ºano e foi muito bom ver que mesmo "sem rede" (os alunos foram confrontados com o excerto da obra a ler, no momento da prova e não antes) portaram-se muito bem e estão todos de parabéns. A aluna apurada para representar amanhã o 5ºano de escolaridade foi a Joana Negrier do 5ºC que estará a disputar o título de melhor disseur do 2ºciclo com um aluno ou aluna apurado de entre as turmas do 6ºano, amanhã, 3ªfeira pelas 11 horas. Boa sorte, Joana!

Passatempo - "Quem diz o quê?"

Lê com atenção e descobre "Quem diz o quê?", quando tiveres descoberto é só ires à biblioteca e preencheres um impresso com a informação de quem diz isto, o escritor e o título da obra de onde este excerto foi retirado:

"Não é só a minha imaginação - olhar para o céu, as nuvens, a lua e as estrelas, faz-me realmente sentir calma e esperançada. (...) Infelizmente, excepto raras ocasiões, só posso ver a natureza através de cortinas empoeiradas, presas sobre janelas sujas; isso tira o prazer da observação. A natureza é a única coisa para a qual não há substituto!"

domingo, 20 de março de 2011

Dia 21 de Março - Comemoração do Dia Mundial da Poesia


Amanhã, arranca mais uma edição da Semana da Leitura e a escola vestiu-se de verde com os trabalhos dos alunos, espalhados um pouco por todo o lado e está muito bonita e cheia de vida. Como amanhã se comemora o Dia Mundial da Poesia, começamos por te surpreender logo à entrada da escola com um desafio que te fará procurar quem tem a outra parte do poema que distribuiremos. Depois teremos uma manhã recheada de teatro e leitura. A meio da manhã sairá aqui no blogue a fala de uma das personagens já tuas conhecidas no passatempo "Quem diz o quê?" e ao principio da tarde, pelas 14 horas, ouviremos ler e apurar-se-á quem é o aluno ou aluna do 5ºano que lê melhor no "5 Minutos a Ler na Biblioteca...". A meio da tarde volta a sair uma nova fala de "Quem diz o quê?" e é preciso estar atento pois as 10 obras seleccionadas são as seguintes:
De Sophia de Mello Breyner Andresen - "O Rapaz de Bronze"; "A Floresta"; "A Árvore"; "O Cavaleiro da Dinamarca" e "A Fada Oriana".
De Antoine de Saint-Exúpery - “Principezinho”.
De Anne Frank - "Diário de Anne Frank".
De Alice Vieira - "Chocolate à Chuva" .
De John Boyne - “ Rapaz do Pijama às Riscas”.
De Michel Tournier - “Sexta-feira ou a Vida Selvagem” .
e estão à tua espera na biblioteca, caso queiras consultá-las, boa sorte! Ainda nesse mesmo espaço, teremos a passar um filme de meia hora com fotografias do espaço envolvente à escola, citações que dão que pensar e muita música de qualidade, aproveitamos para te convidar a estar presente e a dar o melhor de ti, fazendo este dia especial!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Programação da Semana da Leitura - dia 23 a 25 de Março


Programação da Semana da Leitura - dias 21 e 22 de Março


Semana da Leitura 2011



Entre os dias 21 e 25 de Março, um pouco por todas as escolas e Jardins de de Infância do nosso agrupamento, e em especial nas Bibliotecas Escolares, irão decorrer actividades muito diversas de promoção da leitura e do livro no âmbito de mais uma edição da Semana da Leitura. Tradicionalmente dinamizada no mês de Março, a Semana da Leitura tem contribuído significativamente para a valorização da leitura junto das crianças e jovens e da população adulta, propiciando a aproximação da Escola à comunidade, mobilizando, assim, a população em geral numa celebração festiva da leitura e do livro. A Semana da Leitura 2011 centra-se na relação LEITURA – ENERGIA – FLORESTA. Conjuga-se, deste modo, a comemoração do Ano Internacional das Florestas e a preocupação crescente das nossas sociedades com o ambiente e a sustentabilidade, o que nos remete para questões muito diversas como a biodiversidade, a biomassa ou as energias renováveis.

quinta-feira, 3 de março de 2011

A doença oncológica e suas repercussões em debate

No dia 14 de Março ( 2ªfeira), pelas 10:30, terá lugar na biblioteca, uma acção de sensibilização sobre a problemática da doença oncológica e a forma como esta afecta quem é atingido pela doença, bem como os familiares e amigos mais próximos de quem está doente. Num tempo em que o avanço científico e tecnológico nos permite ultrapassar tantas barreiras e vencer tantos obstáculos, a doença oncológica em 2008 já tinha atingido 7.6 milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo dados da WHO (World Health Organization), prevê-se que em 2030, 12 milhões de pessoas tenham já perecido vítimas desta doença, se até lá não for descoberta uma cura. Estes dados são particularmente chocantes se tivermos em conta que 30% destas mortes podiam ser evitadas através da alteração de hábitos de vida. Como somos sensíveis a esta doença que afecta tanta gente à nossa volta, o Serviço de Psicologia e Orientação da Escola e a Associação Oncológica do Algarve juntaram esforços a fim de debater as repercussões desta problemática e a forma de encontrar soluções para conviver com uma doença que afecta de forma igualmente devastadora o corpo e a mente humanas.
O Clube dos “Amigos Coloridos”