terça-feira, 22 de março de 2011

"Quem diz o quê?" - Chave do dia 21 de Março



Quem nos falava na 2ªfeira com tanta emoção da natureza, no passatempo "Quem diz o quê?" foi alguém que durante muito tempo esteve privada da sua liberdade, trata-se de Anne Frank, a menina judia que viveu escondida num anexo com a sua familia, durante o período de perseguição aos judeus por Hitler. Como era muito inteligente e sensível criou uma amiga imaginária "Kitty", a quem dirije o que vai escrevendo num diário. Este diário foi resgatado pelo pai de Anne Frank, o único sobrevivente da família e constitui uma obra de referência incontornável no universo da literatura, pelo contexto em que foi escrita e pela lição de vida que encerra. Estamos perante alguém que viu tantas vezes o sol através de "cortinas empoeiradas" e "janelas sujas" mas que mesmo assim soube manter uma pureza e autênticidade únicas. A passagem que transcrevemos do "Diário" encontra-se nas páginas 413, 414. E o livro está à tua espera na biblioteca!

"Ás da Leitura" - Apuramento do aluno do 2ºCiclo




Após várias eliminatórias, apurámos o aluno do 2ºCiclo que irá representar a escola no Concurso Concelhio - "Ás de Leitura". Parabéns ao Francisco Lino do 6ºC, a Joana Negrier do 5ºC que ficou em 2ºlugar, também está de parabéns, bem como todos os participantes nesta iniciativa.

Passatempo "Quem diz o quê?"

O que queremos saber hoje é quem diz isto que se segue:

“O Tojo e a Urze são flores maravilhosas porque todas as flores são maravilhosas. Mas um Tojo e um Nardo são diferentes e é por isso que o mundo é tão bonito.”
Se já descobriste apressa-te a ir à biblioteca e responde com a informação completa (personagem que diz isto, título da obra e autor ou autora da mesma).

segunda-feira, 21 de março de 2011

Balanço de um dia cheio de actividades!

A biblioteca hoje esteve verdadeiramente "a mexer" e se houve coisas que nos deixaram um pouco tristes, como a pouca participação no passatempo "Quem diz o quê?", houve outras que nos sensibilizaram muito, quem diria que hoje no seguimento de folhas com poesia distribuidas e a circular pela escola, alguém sentia vontade de escrever e o fazia em verso e de forma tão bonita e tão autêntica? E esta, hem?
Temos agora a certeza de que com o nosso gesto, tocámos alguém muito para além do esperado
e é nossa expectativa que ao longo da semana, este sismo da emoção e da inspiração tenha muitas réplicas, tantas quanto aquelas que nos fazem bater o coração quando vemos que um aluno sentiu aquilo que leu em frente aos seus colegas.
Digam o que disserem, a escola hoje esteve de parabéns porque se vestiu de entusiamo em torno de algo tão sublime e tão complexo como a poesia.

"5 Minutos a Ler" - Apuramento para o concurso "Ás da Leitura"

Tivemos o prazer de contar com a participação de 5 alunos a representar, cada um, a sua turma do 5ºano e foi muito bom ver que mesmo "sem rede" (os alunos foram confrontados com o excerto da obra a ler, no momento da prova e não antes) portaram-se muito bem e estão todos de parabéns. A aluna apurada para representar amanhã o 5ºano de escolaridade foi a Joana Negrier do 5ºC que estará a disputar o título de melhor disseur do 2ºciclo com um aluno ou aluna apurado de entre as turmas do 6ºano, amanhã, 3ªfeira pelas 11 horas. Boa sorte, Joana!

Passatempo - "Quem diz o quê?"

Lê com atenção e descobre "Quem diz o quê?", quando tiveres descoberto é só ires à biblioteca e preencheres um impresso com a informação de quem diz isto, o escritor e o título da obra de onde este excerto foi retirado:

"Não é só a minha imaginação - olhar para o céu, as nuvens, a lua e as estrelas, faz-me realmente sentir calma e esperançada. (...) Infelizmente, excepto raras ocasiões, só posso ver a natureza através de cortinas empoeiradas, presas sobre janelas sujas; isso tira o prazer da observação. A natureza é a única coisa para a qual não há substituto!"

domingo, 20 de março de 2011

Dia 21 de Março - Comemoração do Dia Mundial da Poesia


Amanhã, arranca mais uma edição da Semana da Leitura e a escola vestiu-se de verde com os trabalhos dos alunos, espalhados um pouco por todo o lado e está muito bonita e cheia de vida. Como amanhã se comemora o Dia Mundial da Poesia, começamos por te surpreender logo à entrada da escola com um desafio que te fará procurar quem tem a outra parte do poema que distribuiremos. Depois teremos uma manhã recheada de teatro e leitura. A meio da manhã sairá aqui no blogue a fala de uma das personagens já tuas conhecidas no passatempo "Quem diz o quê?" e ao principio da tarde, pelas 14 horas, ouviremos ler e apurar-se-á quem é o aluno ou aluna do 5ºano que lê melhor no "5 Minutos a Ler na Biblioteca...". A meio da tarde volta a sair uma nova fala de "Quem diz o quê?" e é preciso estar atento pois as 10 obras seleccionadas são as seguintes:
De Sophia de Mello Breyner Andresen - "O Rapaz de Bronze"; "A Floresta"; "A Árvore"; "O Cavaleiro da Dinamarca" e "A Fada Oriana".
De Antoine de Saint-Exúpery - “Principezinho”.
De Anne Frank - "Diário de Anne Frank".
De Alice Vieira - "Chocolate à Chuva" .
De John Boyne - “ Rapaz do Pijama às Riscas”.
De Michel Tournier - “Sexta-feira ou a Vida Selvagem” .
e estão à tua espera na biblioteca, caso queiras consultá-las, boa sorte! Ainda nesse mesmo espaço, teremos a passar um filme de meia hora com fotografias do espaço envolvente à escola, citações que dão que pensar e muita música de qualidade, aproveitamos para te convidar a estar presente e a dar o melhor de ti, fazendo este dia especial!
O Clube dos “Amigos Coloridos”