quarta-feira, 23 de março de 2011

"5 Minutos a Ler" - Apuramento do aluno do 7ºano


Reunimos mais uma vez para apurar o aluno que representará o 7ºano de escolaridade e dos três alunos a concurso, ganhou a aluna Milene Eufrázio do 7ºF. Parabéns Milene!

Entrevista a Ulisses resultou na perfeição!

"Quem diz o quê?" - Dia 23 de Março

Hoje quem nos fala assim, possui uma inocência tocante na forma como vê o mundo, pertence ao mundo das crianças e aparece apenas aos olhos de quem é puro.

“É uma questão de disciplina. De manhã, quando nos levantamos, lavamo-nos e arranjamo-nos, não é? Pois lá também é preciso ir limpar e arranjar o planeta (…) ”

"Quem diz o quê?" - Chave do dia 22 de Março




Ontem o personagem do passatempo "Quem diz o quê?" falava-nos do tojo e do nardo e das suas especificidades. Quem falava assim era o rapaz de bronze da obra com o mesmo nome de Sophia de Mello Breyner, é pena ninguém ter descoberto.


terça-feira, 22 de março de 2011

"Quem diz o quê?" - Chave do dia 21 de Março



Quem nos falava na 2ªfeira com tanta emoção da natureza, no passatempo "Quem diz o quê?" foi alguém que durante muito tempo esteve privada da sua liberdade, trata-se de Anne Frank, a menina judia que viveu escondida num anexo com a sua familia, durante o período de perseguição aos judeus por Hitler. Como era muito inteligente e sensível criou uma amiga imaginária "Kitty", a quem dirije o que vai escrevendo num diário. Este diário foi resgatado pelo pai de Anne Frank, o único sobrevivente da família e constitui uma obra de referência incontornável no universo da literatura, pelo contexto em que foi escrita e pela lição de vida que encerra. Estamos perante alguém que viu tantas vezes o sol através de "cortinas empoeiradas" e "janelas sujas" mas que mesmo assim soube manter uma pureza e autênticidade únicas. A passagem que transcrevemos do "Diário" encontra-se nas páginas 413, 414. E o livro está à tua espera na biblioteca!

"Ás da Leitura" - Apuramento do aluno do 2ºCiclo




Após várias eliminatórias, apurámos o aluno do 2ºCiclo que irá representar a escola no Concurso Concelhio - "Ás de Leitura". Parabéns ao Francisco Lino do 6ºC, a Joana Negrier do 5ºC que ficou em 2ºlugar, também está de parabéns, bem como todos os participantes nesta iniciativa.

Passatempo "Quem diz o quê?"

O que queremos saber hoje é quem diz isto que se segue:

“O Tojo e a Urze são flores maravilhosas porque todas as flores são maravilhosas. Mas um Tojo e um Nardo são diferentes e é por isso que o mundo é tão bonito.”
Se já descobriste apressa-te a ir à biblioteca e responde com a informação completa (personagem que diz isto, título da obra e autor ou autora da mesma).
O Clube dos “Amigos Coloridos”