terça-feira, 13 de setembro de 2011

Feliz regresso às aulas!


A equipa da Biblioteca Escolar deseja a todos os professores, alunos, encarregados de educação e funcionários um excelente ano lectivo 2011/2012!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

2010/2011 em filme!







Antes de encararmos os preparativos para as férias, aqui ficam em jeito de recordação e agradecimento alguns dos momentos especiais do ano lectivo que agora termina. A todos os que tornaram possível a nossa missão de tornar a biblioteca num espaço de inclusão e cooperação de que todos nos orgulhamos, o nosso muito obrigado e bem hajam!

quinta-feira, 30 de junho de 2011

O que realmente importa!




Sê feliz!
Aparece!
Segue o teu coração!
Encontra uma nova perspectiva!
Deslumbra-te!
Encontra pessoas que ames!
Estabelece metas!
Ajuda os outros!
Dança!
Mima-te!
Enfrenta os medos!
Visita um museu!
Pratica exercício físico!
Vê menos televisão!
Tem contacto com a natureza!
Não carregues o peso do mundo nos ombros, alegra-te!
Tem uma boa noite de sono!
Lê livros!
Compra flores!
Não te compares com os outros!
Não te mortifiques!
Está aberto a novas ideias!
Não te centres no pessimismo!
Concentra-te em criares o que desejas!
Encontra tempo para te divertires!
Mantêm o romance na tua vida!
Faz uma lista de agradecimentos e reconhecimento!
Ama o planeta terra!
Deseja o que tens!
Sê verdadeiro contigo próprio!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

III Encontro de Bibliotecas Escolares do Algarve





No dia 28 de Junho, realiza-se o III Encontro de Bibliotecas do Algarve, subordinado ao tema: "Bibliotecas: Marcos de Leituras e Reflexões". O encontro terá lugar no Campus da Universidade do Algarve e contará com a presença de diversas personalidades a exercer funções nesta área. Este encontro destina-se a professores/bibliotecários e às equipas que desenvolvem trabalho em bibliotecas escolares.

"Eu hoje trabalho na biblioteca da minha escola"



No passado dia 20, foi lançado um desafio aos alunos do 5ºF. Propôs-se que os alunos divididos em 9 grupos assumissem o papel de professor/bibliotecário, ajudando colegas a encontrar resposta para a necessidade de recursos documentais que contemplavam as nove classes da CDU (Classificação Decimal Universal). Os alunos aderiram à actividade com entusiasmo e conseguiram obter a resposta a todas as questões levantadas pelos colegas. No final, foi-lhes oferecido um livro do Plano Nacional de Leitura que decerto consistirá uma boa leitura de férias.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Robot com defeito!



Não será muitas vezes que nos acontece querer apertar uma mão em jeito de reconciliação perante o que já não se pode alterar e acabar sem as duas mãos... ou será que não e é afinal mais frequente o destino conseguir ser pródigo em criar-nos situações que alimentam o conflito e de alguma forma perpetuam a zaragata?

Para quem trabalha numa biblioteca, também há zaragata que é sobretudo com a falta de conteúdo de muita coisa que prende a atenção dos nossos alunos. Daí a insistência em colocar aqui, no blogue, estes pequenos filmes de animação (que não cansam!) e que têm a grande virtude de através da sua aparente simplicidade nos pôrem a pensar nas peças que nos faltam e na forma como resolvemos esse problema.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Duas Super Leitoras 2010/2011!



Este ano entregámos um total de 44 cadernetas para preenchimento e já apurámos duas super leitoras. A Maria Afonso do 5ºA e a Beatriz Correia do 6ºE são as super leitoras e estão as duas de parabéns. No dia 20, próxima 2ªfeira serão entregues os certificados e prémios a estas alunas.


O Clube dos “Amigos Coloridos”