segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Concurso "Escola, Escrita, Cinema"



Os ministérios da educação dos países da Organização dos Estados Ibero-americanos – OEI convidam os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (12 a 15 anos), das escolas da rede pública, a produzir histórias/ relatos para a elaboração de guiões e para a realização de curtas-metragens. Este concurso propõe-se estimular a produção escrita nas crianças e adolescentes, contribuindo para um pleno desenvolvimento das ideias e dos afetos, através da expressão do pensamento. Pretende-se, ainda, aproximar as indústrias culturais da escola, nomeadamente o cinema. O projeto enquadra-se no compromisso assumido pelos governos com as respetivas metas educativas. Esta iniciativa integra um conjunto de ações desenhadas dentro do Programa para o fortalecimento das línguas ibero-americanas na educação.






sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dia Mundial da Música na EB1 de Vale de Rãs



Para assinalar o Dia Mundial da Música que se comemora, amanhã, dia 1 de Outubro, o "Clube dos Amigos", grupo de alunos do Ensino Especial e o 6ºG, visita algumas turmas do 1ºciclo da EB1 de Vale de Rãs para apresentar canções e outros trabalhos. Foi uma actividade que resultou da articulação entre SPO, Equipa de Ensino Especial, Biblioteca Escolar e professores titulares das turmas envolvidas.

5 de Outubro - Implantação da República







No âmbito das comemorações do 5 de Outubro, o Grupo de História, em articulação com a Biblioteca Escolar, organizou o Encontro "Implantação da República em Loulé" , que será dinamizado pelo Engº Luís Guerreiro. O Encontro terá lugar na Biblioteca escolar, no dia 4 de Outubro pelas 14h45. No evento participarão três turmas do 6ºano.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

1 de Outubro - Dia Mundial da Música




Na próxima 2ªfeira, dia 3 de Outubro, pelas 10 horas, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Música, terá lugar um Mega Aula, no pátio interior da escola, na qual participam todas as turmas de Música e seus professores. Não faltes!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Formação de Utilizadores



Os alunos do 6ºF, acompanhados pelas professoras Margarida Guerreiro e Mª João Sousa, na aula de Estudo Acompanhado, estiveram na Biblioteca Escolar, para a primeira sessão de Formação de Utilizadores. Nesta 1º sessão falámos das principais regras de funcionamento da BE, foram apresentadas as diferentes zonas funcionais e fizemos uma breve exploração do blogue, incentivando os alunos a participar, fazendo os seus comentários, dando sugestões e respondendo ao inquérito sobre o fundo documental que temos no blogue.


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

"Pequeno Grande C" - Concurso de escrita e ilustração





O Pequeno Grande © é um projeto promovido em parceria pela AGECOP – Associação para a Gestão da Cópia Privada e a Fundação Calouste Gulbenkian, dirigido às escolas do 1º e do 2º ciclos do Ensino Básico, onde se leva a concurso um livro de autor, a realizar por jovens entre os 6 e os 12 anos de idade, no âmbito de uma turma escolar.
Procura-se premiar sobretudo a singularidade e a originalidade expressas numa criação coletiva pelos jovens autores. O livro de autor, ao qual desde logo chamamos OBRA, constitui um objeto único a concurso mas testa três atividades criativas distintas: a construção do livro propriamente dito, a criação de uma narrativa e a respetiva ilustração.

DVDs novos na tua Biblioteca Escolar

O Clube dos “Amigos Coloridos”