quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Acordo Ortográfico




No âmbito da entrada em vigor do novo Acordo Ortográfico, o Portal da DGIDC disponibiliza informações, recursos, propostas de actividades, esclarecimento de dúvidas e legislação sobre o assunto.

Consultar Portal da DGIDC - Acordo Ortográfico

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Em Outubro comemora-se o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares por decisão da IASL. Este ano, o lema das comemorações é "Bibliotecas Escolares: Saber. Um poder para toda a vida".Estas comemorações visam tornar as Bibliotecas Escolares mais conhecidas e motivar a comunidade educativa para a sua utilização.
Na nossa biblioteca escolar, à semelhança de anos anteriores, estamos a desenvolver um conjunto de actividades para assinalar a data, das quais destacamos:
- Sessões de Formação de Utilizadores "Vem descobrir a tua BE";
- Top Leitor 2010 (atribuição de Diploma);
- Elaboração e distribuição de marcadores de livros;
- Lançamento do Desafio "Uma imagem, muitas histórias";
- Participação nas comemorações organizadas pela Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares.


Decidiu-se, a nível da RBE, que o dia 24, seria aquele em que as actividades a realizar encontrariam a sua principal expressão.

"A Primeira República em Loulé"

Hoje, a biblioteca da nossa escola contou com um convidado, o Engenheiro Luís Guerreiro que nos visitou para falar um pouco sobre a 1ª República, relatando como se viveram esses tempos em Loulé. Além de ficarmos a conhecer muitos factos e personalidades ligadas à 1ºRepública, também ouvimos algumas histórias divertidas sobre acontecimentos que tiveram lugar na nossa cidade durante esse período.

Para além de nos ter honrado com a sua presença e o entusiasmo e simpatia com que nos deu uma "lição de história", o Engº Luís Guerreiro ainda nos ofereceu o livro "José Mendes Cabeçadas Júnior e a primeira República no Algarve", obra editada pela Câmara Municipal de Loulé e da qual foi um dos coordenadores executivos.

Em nome dos alunos e docentes da escola, um muito obrigada e até breve.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

5 de Outubro - Implantação da República



No âmbito das actividades realizadas para assinalar o 5 de Outubro, o "Clube dos Amigos" sob a orientação da Equipa de Educação Especial e a técnica do SPO, psicóloga Ana Luísa Dourado, fez algumas pesquisas sobre o tema, na Biblioteca escolar, e realizou uma apresentação em ppt. Hoje, esse trabalho foi apresentado à turma 6ºF. Foi muito interessante e no final até cantámos o Hino Nacional.

Exposição "Dia Mundial da Música"


No âmbito do Dia Mundial da Música, o grupo de Educacão Musical, organizou uma exposição de trabalhos dos alunos, que está no hall e corredor do 1ºandar da escola sede. Há trabalhos sobre os diferentes estilos e tipos de música bem como sobre os mais distintos músicos e compositores, desde Beethoven até Michael Jackson, passando por Amália Rodrigues e muitos outros. Visita-nos!

Concurso "Os livros fazem-se de Sonhos"




O passatempo “Os Livros fazem-se de Sonhos...” destina-se a todas as escolas de ensino básico, do 1.º ao 9.º ano de escolaridade. Este passatempo dirige-se a todas as escolas e agrupamentos escolares de Portugal continental e ilhas.
Para participarem, as escolas juntamente com os alunos deverão escrever uma história baseada num sonho; esta não deverá ter mais de 1800 palavras.
As duas histórias mais criativas receberão os livros Civilização Editora que fazem parte da listagem do Plano Nacional de Leitura adicionada no ano de 2011.
A história deverá ser enviada para a Civilização Editora entre o dia 15 de Setembro e o dia 30 de Dezembro de 2011.
Todas as escolas participantes receberão um livro da Civilização Editora que faça parte da listagem do Plano Nacional de Leitura adicionada no ano de 2011.

Regulamento

Concurso "Escola, Escrita, Cinema"



Os ministérios da educação dos países da Organização dos Estados Ibero-americanos – OEI convidam os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (12 a 15 anos), das escolas da rede pública, a produzir histórias/ relatos para a elaboração de guiões e para a realização de curtas-metragens. Este concurso propõe-se estimular a produção escrita nas crianças e adolescentes, contribuindo para um pleno desenvolvimento das ideias e dos afetos, através da expressão do pensamento. Pretende-se, ainda, aproximar as indústrias culturais da escola, nomeadamente o cinema. O projeto enquadra-se no compromisso assumido pelos governos com as respetivas metas educativas. Esta iniciativa integra um conjunto de ações desenhadas dentro do Programa para o fortalecimento das línguas ibero-americanas na educação.






O Clube dos “Amigos Coloridos”