sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Acordo Ortográfico - Desafio Semanal





A BE Lançou um Desafio Semanal sobre a aplicação do Acordo Ortográfico. Todas as semana, à 2ªfeira, aparece no expositor à entrada da BE, um novo desafio. Escreves a resposta certa num papel e colocas numa caixa que se encontra no balcão de atendimento da BE. No final de cada semana, à 6ªfeira poderás saber a solução e se tiveres respondido corretamente o teu nome aparecerá na lista. Participa!


Brevemente poderás participar também através do blogue.

Formação de Utilizadores

A Formação de Utilizadores continua a ter lugar na nossa BE; desta vez foi o 5ºB que, na aula de Estudo Acompanhado com as professoras Berta Garcia e MªJosé Grosso, participaram em mais uma sessão. Falámos de vários assuntos, tais como regras de funcionamento, zonas funcionais da BE, horário, empréstimos, organização do fundo documental, blogue da BE, ...

No final, foi apresentado e distribuído aos alunos e professores o novo Guia do Utilizador.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Acordo Ortográfico




No âmbito da entrada em vigor do novo Acordo Ortográfico, o Portal da DGIDC disponibiliza informações, recursos, propostas de actividades, esclarecimento de dúvidas e legislação sobre o assunto.

Consultar Portal da DGIDC - Acordo Ortográfico

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Em Outubro comemora-se o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares por decisão da IASL. Este ano, o lema das comemorações é "Bibliotecas Escolares: Saber. Um poder para toda a vida".Estas comemorações visam tornar as Bibliotecas Escolares mais conhecidas e motivar a comunidade educativa para a sua utilização.
Na nossa biblioteca escolar, à semelhança de anos anteriores, estamos a desenvolver um conjunto de actividades para assinalar a data, das quais destacamos:
- Sessões de Formação de Utilizadores "Vem descobrir a tua BE";
- Top Leitor 2010 (atribuição de Diploma);
- Elaboração e distribuição de marcadores de livros;
- Lançamento do Desafio "Uma imagem, muitas histórias";
- Participação nas comemorações organizadas pela Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares.


Decidiu-se, a nível da RBE, que o dia 24, seria aquele em que as actividades a realizar encontrariam a sua principal expressão.

"A Primeira República em Loulé"

Hoje, a biblioteca da nossa escola contou com um convidado, o Engenheiro Luís Guerreiro que nos visitou para falar um pouco sobre a 1ª República, relatando como se viveram esses tempos em Loulé. Além de ficarmos a conhecer muitos factos e personalidades ligadas à 1ºRepública, também ouvimos algumas histórias divertidas sobre acontecimentos que tiveram lugar na nossa cidade durante esse período.

Para além de nos ter honrado com a sua presença e o entusiasmo e simpatia com que nos deu uma "lição de história", o Engº Luís Guerreiro ainda nos ofereceu o livro "José Mendes Cabeçadas Júnior e a primeira República no Algarve", obra editada pela Câmara Municipal de Loulé e da qual foi um dos coordenadores executivos.

Em nome dos alunos e docentes da escola, um muito obrigada e até breve.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

5 de Outubro - Implantação da República



No âmbito das actividades realizadas para assinalar o 5 de Outubro, o "Clube dos Amigos" sob a orientação da Equipa de Educação Especial e a técnica do SPO, psicóloga Ana Luísa Dourado, fez algumas pesquisas sobre o tema, na Biblioteca escolar, e realizou uma apresentação em ppt. Hoje, esse trabalho foi apresentado à turma 6ºF. Foi muito interessante e no final até cantámos o Hino Nacional.

Exposição "Dia Mundial da Música"


No âmbito do Dia Mundial da Música, o grupo de Educacão Musical, organizou uma exposição de trabalhos dos alunos, que está no hall e corredor do 1ºandar da escola sede. Há trabalhos sobre os diferentes estilos e tipos de música bem como sobre os mais distintos músicos e compositores, desde Beethoven até Michael Jackson, passando por Amália Rodrigues e muitos outros. Visita-nos!
O Clube dos “Amigos Coloridos”