quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Comemorações Dia Mundial da Saúde



No âmbito das atividades comemorativas do Dia Mundial da Alimentação, "O Clube dos Amigos", grupo de alunos da Educação Especial, e duas turmas do 1ºciclo da EB1 de Vale de Rãs, estiveram na Biblioteca Escolar para "ensinar e aprender" sobre Alimentação Saudável. As atividades foram bastante interessantes e muito animadas. O Clube dos amigos apresentou umas quadras da sua autoria, sobre os cuidados a ter com a alimentação e os meninos do 1ºciclo cantaram duas canções alusivas à mesma temática.

Encontro "Saúde Mental"




Decorreu, em articulação com a Biblioteca escolar, mais um encontro temático organizado pelos serviços de Psicologia e Orientação Escolar (SPO) com o apoio do Clube de Saúde da nossa escola. O tema tratado foi “Perturbações Mentais”. O assunto foi abordado pela Psicóloga Dr. Margarida Trindade, da UNIR - Associação dos Doentes Mentais, Famílias, Amigos do Algarve.
Num ambiente de expetativa e curiosidade, o encontro “Saúde Mental” teve como objetivo dar a conhecer aos nossos alunos, a problemática das variadas perturbações mentais. Participaram neste encontro três turmas do 7ºano de escolaridade acompanhadas pelos respetivos professores.Os nossos jovens tiveram oportunidade de conhecer um pouco sobre algumas das perturbações mentais, como a esquizofrenia, que afectam tantos jovens ainda em idade escolar. Uma das mensagens transmitidas pela Dr. Margarida Trindade foi a de que muitas destas doenças, se forem diagnosticadas cedo, poderão ser tratadas atempadamente. Foram ainda dadas informações sobre algumas valências e serviços prestados pela UNIR. Foi também feito um apelo no sentido de encontrar jovens, que queiram prestar serviço de voluntariado junto desta Instituição.Esperamos que este encontro possa ter contribuido para que os nossos jovens comecem a encarar a problemática de deficiência de maneira mais tolerante e solidária.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Sessão de Sensibilização sobre Alimentação

Teve lugar, na Biblioteca da escola sede, uma sessão de sensibilização para pais e encarregados de educação, sobre Alimentação Saudável. A sessão tem por nome "Tibornas e Chá - à conversa com.. Dr.ª Lisa Cartaxo", nutricionista do Centro de Saúde. Tal como o nome indica, antes da sessão houve uma pequena receção com tibornas e chá.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Acordo Ortográfico - Desafio Semanal





A BE Lançou um Desafio Semanal sobre a aplicação do Acordo Ortográfico. Todas as semana, à 2ªfeira, aparece no expositor à entrada da BE, um novo desafio. Escreves a resposta certa num papel e colocas numa caixa que se encontra no balcão de atendimento da BE. No final de cada semana, à 6ªfeira poderás saber a solução e se tiveres respondido corretamente o teu nome aparecerá na lista. Participa!


Brevemente poderás participar também através do blogue.

Formação de Utilizadores

A Formação de Utilizadores continua a ter lugar na nossa BE; desta vez foi o 5ºB que, na aula de Estudo Acompanhado com as professoras Berta Garcia e MªJosé Grosso, participaram em mais uma sessão. Falámos de vários assuntos, tais como regras de funcionamento, zonas funcionais da BE, horário, empréstimos, organização do fundo documental, blogue da BE, ...

No final, foi apresentado e distribuído aos alunos e professores o novo Guia do Utilizador.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Acordo Ortográfico




No âmbito da entrada em vigor do novo Acordo Ortográfico, o Portal da DGIDC disponibiliza informações, recursos, propostas de actividades, esclarecimento de dúvidas e legislação sobre o assunto.

Consultar Portal da DGIDC - Acordo Ortográfico

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Em Outubro comemora-se o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares por decisão da IASL. Este ano, o lema das comemorações é "Bibliotecas Escolares: Saber. Um poder para toda a vida".Estas comemorações visam tornar as Bibliotecas Escolares mais conhecidas e motivar a comunidade educativa para a sua utilização.
Na nossa biblioteca escolar, à semelhança de anos anteriores, estamos a desenvolver um conjunto de actividades para assinalar a data, das quais destacamos:
- Sessões de Formação de Utilizadores "Vem descobrir a tua BE";
- Top Leitor 2010 (atribuição de Diploma);
- Elaboração e distribuição de marcadores de livros;
- Lançamento do Desafio "Uma imagem, muitas histórias";
- Participação nas comemorações organizadas pela Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares.


Decidiu-se, a nível da RBE, que o dia 24, seria aquele em que as actividades a realizar encontrariam a sua principal expressão.
O Clube dos “Amigos Coloridos”