segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Concurso Nacional de Leitura




Estão abertas, na tua Biblioteca Escolar, as inscrições para o Concurso Nacional de Leitura.Tal como sucedeu em anos anteriores, e levando em conta a necessidade de promover a leitura nas escolas de uma forma lúdica, o Plano Nacional de Leitura – em articulação com a RTP, com a DGLB /Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a Rede de Bibliotecas Escolares – promove mais uma edição do Concurso Nacional de Leitura. Esta iniciativa tem como objectivo estimular a prática da leitura entre os alunos do Ensino Secundário e do 3º Ciclo do Ensino Básico.O Concurso Nacional de Leitura decorrerá em três fases diferentes: a 1ª Fase, a realizar nas escolas; a 2ª Fase, a realizar nas Bibliotecas Municipais designadas pela DGLB; e a 3ª Fase, correspondente à Final Nacional, realizada em Lisboa em colaboração com a RTP. A nossa escola, pela segunda vez, vai participar no concurso e as inscrições já estão a decorrer.Vem à tua Biblioteca Escolar e inscreve-te. As inscrições estão abertas até dia 16 de Dezembro 2011. Participa!


Regulamento (a nível de escola)



terça-feira, 25 de outubro de 2011

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

"E as bibliotecas escolares são também os professores biblotecários. São eles os orientadores, quem transmite aos miúdos uma consciência dos méritos e das vantagens acrescidas, nomeadamente do meio digital, mas não escondendo os seus perigos, no sentido da ilusão de que tudo o que está na internet é verdadeiro."

Teresa Calçada
Revista Visão, 20 de Outubro de 2011

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Para mim, a biblioteca é...

No âmbito das atividades comemorativas do Mês internacional das Bibliotecas Escolares, lançámos um desafio que consistiu em completar a frase "Para mim, a Biblioteca Escolar é...". A atividade envolveu alunos do 1º, 2º e 3º ciclos e houve bastante adesão por parte de alunos e professores. De entre as muitas frases interessantes que os nossos alunos escreveram sobre a BE, destacámos as mais significativas e elaborámos esta apresentação. Como fundo da apresentação usámos o cartaz da Rede Concelhia.


quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Exposição de Marcadores de Livros

No "hall" de entrada da EB1 de Vale de Rãs estão expostos os marcadores de livros que as crianças elaboraram no âmbito das atividades comemorativas do Mês Internacional das BEs. Cada marcador tem também uma frase que os alunos criaram, para expressar o que para eles significa a Biblioteca. Os marcadores estão muito coloridos e criativos. No que respeita às frases também surgiram "definições" de Biblioteca muito interessantes.
De entre as frases foi escolhida a mais representativa para constar numa faixa comemorativa cuja elaboração envolve alunos de todos os níveis de ensino. A faixa, que está a ser decorada pelos alunos do 2ºciclo, será posteriormente exposta na Biblioteca Municipal a partir do dia 31 de Outubro.A frase eleita, de entre as muitas apresentadas, foi a da Beatriz Lino, do 4ºB, EB1 de Vale de Rãs.

“A biblioteca é um mundo de histórias, sonhos, aprendizagem e diversão.”

Comemorações Dia Mundial da Saúde



No âmbito das atividades comemorativas do Dia Mundial da Alimentação, "O Clube dos Amigos", grupo de alunos da Educação Especial, e duas turmas do 1ºciclo da EB1 de Vale de Rãs, estiveram na Biblioteca Escolar para "ensinar e aprender" sobre Alimentação Saudável. As atividades foram bastante interessantes e muito animadas. O Clube dos amigos apresentou umas quadras da sua autoria, sobre os cuidados a ter com a alimentação e os meninos do 1ºciclo cantaram duas canções alusivas à mesma temática.

Encontro "Saúde Mental"




Decorreu, em articulação com a Biblioteca escolar, mais um encontro temático organizado pelos serviços de Psicologia e Orientação Escolar (SPO) com o apoio do Clube de Saúde da nossa escola. O tema tratado foi “Perturbações Mentais”. O assunto foi abordado pela Psicóloga Dr. Margarida Trindade, da UNIR - Associação dos Doentes Mentais, Famílias, Amigos do Algarve.
Num ambiente de expetativa e curiosidade, o encontro “Saúde Mental” teve como objetivo dar a conhecer aos nossos alunos, a problemática das variadas perturbações mentais. Participaram neste encontro três turmas do 7ºano de escolaridade acompanhadas pelos respetivos professores.Os nossos jovens tiveram oportunidade de conhecer um pouco sobre algumas das perturbações mentais, como a esquizofrenia, que afectam tantos jovens ainda em idade escolar. Uma das mensagens transmitidas pela Dr. Margarida Trindade foi a de que muitas destas doenças, se forem diagnosticadas cedo, poderão ser tratadas atempadamente. Foram ainda dadas informações sobre algumas valências e serviços prestados pela UNIR. Foi também feito um apelo no sentido de encontrar jovens, que queiram prestar serviço de voluntariado junto desta Instituição.Esperamos que este encontro possa ter contribuido para que os nossos jovens comecem a encarar a problemática de deficiência de maneira mais tolerante e solidária.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Sessão de Sensibilização sobre Alimentação

Teve lugar, na Biblioteca da escola sede, uma sessão de sensibilização para pais e encarregados de educação, sobre Alimentação Saudável. A sessão tem por nome "Tibornas e Chá - à conversa com.. Dr.ª Lisa Cartaxo", nutricionista do Centro de Saúde. Tal como o nome indica, antes da sessão houve uma pequena receção com tibornas e chá.
O Clube dos “Amigos Coloridos”