terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Minuto Seguro

O Portal SeguraNet tem em curso a publicação de uma série de vídeos sobre a segurança na Internet, produzidos em parceria com a Fundação PT e alojados no portal Sapo Vídeos, da Portugal Telecom. Os vídeos têm a duração de mais ou menos 60 segundos e abordam temas pertinentes para a utilização correta, crítica e esclarecida da web e dos meios tecnológicos.
O público-alvo desta campanha são as crianças, adolescentes, jovens e professores. Poderão ser também úteis para o público em geral.
Os vídeos, em número de quarenta, serão publicados ao ritmo de um por dia, no sítio http://www.seguranet.pt/.




Minuto seguro

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

3 de dezembro - Dia Mundial da Deficiência






Para assinalar o Dia Mundial da Deficiência, a Equipa de Educação Especial e o SPO do nosso agrupamento organizaram um Sessão de Sensibilização que teve lugar na biblioteca escolar. Foi nosso convidado e orador Faustino Sousa que veio acompanhado do seu precioso cão guia. O nosso convidado falou-nos na primeira pessoa como é viver com uma deficiência, uma vez que é invisual. Mas não pensemos que veio falar de dificuldades ou limitações, antes pelo contrário! Faustino trouxe-nos uma mensagem de força, perseverança, garra e a certeza de que todos somos capazes, ainda que diferentes. Falou do seu percurso, da sua profissão, da sua família, dos seus projetos, ...

Campanha “Vamos distribuir sorrisos”

Teve início no dia 2 de dezembro mais uma campanha solidária “Vamos distribuir sorrisos”que tem como objetivo a recolha de alimentos junto da nossa comunidade educativa. Os bens alimentares recolhidos destinam-se a ajudar as famílias mais carenciadas do nosso agrupamento. Esta campanha, à semelhança de anos anteriores, é uma iniciativa da Equipa de Educação Especial mas conta com a colaboração e apoio de todos. Precisamos de leite, bolachas, cereais para pequeno almoço, fruta enlatada, arroz, massa, grão, azeite, açucar, ... A recolha termina no dia 14 de dezembro. Participa!

Não consegues ajudar o MUNDO, mas podes ajudar uma FAMÍLIA!!!


sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Atividades da Biblioteca Municipal de Loulé

Divulgamos o Boletim de Atividades da Biblioteca Municipal para o mês de dezembro. Destacamos alguns eventos tais como a apresentação do livro "Porta sim, porta não", Estórias em Família - especial de Natal, a Hora do Filme e Atividades de Promoção da Leitura.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Feira dos Minerais na BE

Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro irá decorrer uma Feira de Minerais, na Biblioteca escolar. Esta é uma iniciativa do grupo de Ciências a que a BE mais uma vez se associa. Os alunos podem assim observar e adquirir variados tipos de minerais, fósseis e peças decorativas elaboradas a partir de minerais. É uma oportunidade para aqueles que coleccionam amostras de minerais poderem adquirir mais exemplares e a um preço mais acessível.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Concurso Cartões de Natal Ecológicos 2011



À semelhança de anos anteriores, a Biblioteca Escolar promove mais uma edição do Concurso de "Cartões de Natal Ecológicos". Os cartões deverão ser feitos com materiais reutilizados como papéis de embrulho, embalagens, papéis de rebuçados e chocolates, fitas, fios, tecido, cortiça, ... Usa a tua imaginação e cria um lindo cartão de Natal sem ter de usar materiais caros e ainda ajudas a proteger o planeta!
Os trabalhos a concurso devem ser feitos na sala de aula e o prazo para entrega dos mesmos termina no dia 13 de Dezembro. Para mais informações consulta o regulamento ou informa-te tua Biblioteca Escolar.
Regulamento

Lembras-te dos cartões do ano passado? Ora vê!


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Programa Slow Food

O Slow Food é uma associação internacional sem fins lucrativos, fundada em 1989, como resposta aos efeitos padronizantes do fast food, ao desaparecimento das tradições culinárias regionais, ao decrescente interesse das pessoas na sua alimentação.É também objetivo do programa alertar para o facto de as nossas escolhas alimentares, os produtos que utilizamos e a sua procedência, poderem afetar a nossa saúde e a do planeta.
O Slow Food segue o conceito de ecogastronomia, conjugando o prazer e da alimentação equilibrada com consciência e responsabilidade, reconhecendo as fortes conexões entre o prato e o planeta.


"É inútil forçar os ritmos da vida. A arte de viver consiste em aprender a dar o devido tempo às coisas." (Carlo Petini, fundador do movimento Slow Food)


O Slow food Algarve, no âmbito do Programa Educação do Gosto da Rede Internacional Slowfood Education propôs uma parceria ao nosso agrupamento. A proposta foi aceite e sob a coordenação da professora Otília Eusébio, docente da nossa escola e leader do Slowfood Algarve, o projeto está a ser implementado, envolvendo alunos e professores de vários ciclos. As atividades a desenvolver no âmbito deste projeto, no nosso agrupamento, enquadram-se na Educação para a Saúde, programa coordenado pela professora Nélia Rodrigues. Os programas escolares do Slow Food vão desde o treino de professores e a colaboração no currículo, até à melhoria das refeições escolares e organização de atividades extracurriculares. A Biblioteca Escolar colabora neste projeto que já arrancou e tem mais algumas iniciativas agendadas tais como: Sessões de sensibilização, uma Feira com produtos Slowfood, um Percurso Degustativo e uma Demonstração de culinária Slow Food com o conhecido Chefe Augusto Lima.
Brevemente divulgaremos mais pormenores e datas sobre estas e outras atividades programadas no âmbito do projeto.

O Clube dos “Amigos Coloridos”