sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Projeto Life+ Cágados





PROJETO LIFE + CÁGADOS

Quatro turmas do 1º Ciclo da EB1 nº3 de Loulé, receberam a visita de Bruno Martins para nos apresentar o Projeto LIFE + CÁGADOS – Conhecer e conservar os cágados portugueses.
Aprendemos muitas coisas sobre os répteis e principalmente sobre os cágados:
. São animais ovíparos porque se reproduzem por ovos;
. São animais omnívoros porque se alimentam de plantas e de animais;
. São répteis e têm uma carapaça para se protegerem dos predadores e do clima;
. A barriga é mais mole do que a carapaça, para eles conseguirem respirar;
. Vivem na terra e em água, por isso deslocam-se andando ou nadando.
Em Portugal os cágados portugueses ou cágados de carapaça estriada estão em vias de extinção porque têm chegado espécies invasoras, mais fortes e resistentes, principalmente as tartarugas da Florida ou cágados americanos, que são maiores e têm mais crias em cada ninhada.
Também ficámos a saber que a libertação de tartarugas exóticas invasoras na natureza é crime e causa enormes problemas ambientais. Por isso, todas as pessoas que tenham cágados em casa, e que já não os queiram, devem entregá-los no RIAS, em Olhão.
Esta sessão foi muito interessante e aprendemos muitíssimas coisas.


Trabalho realizado pelos alunos da Turma 3º G (Prof. Nélida) - EB1 nº 3 de Loulé


MicPROJETO LIFE + CÁGADOS

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Semana da Internet Segura 2012

Hoje, dia 7 de fevereiro, comemora-se o Dia Europeu da Internet Segura. Este ano o tema é “Aproximar Gerações” e o slogan "descobrir o mundo digital em conjunto... com segurança!". Para que este dia seja assinalado as Bibliotecas Escolares do agrupamento vão dinamizar atividades sobre as temáticas relacionadas com a Segurança na Internet, ao longo desta e da próxima semana. De entre as actividades programadas destacamos:
- Sessões de Informação sobre Segurança na Internet;
- Visionamento de vídeos e filmes seguidos de debate;
- Jogos educativos (Portal da Seguranet);
- Consulta da página e blogue da Seguranet;
- Apresentação e divulgação do Guião da Internet Segura (elaborado pela Bib. Escolar);
- Actividades diversas de exploração da temática nas salas de aula: desenhos, cartazes, textos,exploração dos alertas...

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Semana da Internet Segura

No dia 7 de fevereiro de 2012, comemora-se o Dia da Internet Segura. Para que este dia seja assinalado na comunidade escolar, estamos a dinamizar atividades sobre as temáticas relacionadas com a Segurança na Internet. Vamos envolver a escola! Esta é a oportunidade perfeita para introduzir, ou reforçar, o tema da Segurança na Internet entre os alunos, professores, funcionários, encarregados de educação e pais, bem como consolidar os conceitos. Este ano o tema é “Aproximar Gerações” e o slogan "descobrir o mundo digital em conjunto... com segurança!".



segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Sessão Informativa sobre "Bullyng"

No passado dia 13 de Janeiro, teve lugar mais um encontro temático organizado pelos serviços de Psicologia e Orientação Escolar (SPO) e o Clube de Saúde em articulação com a Biblioteca Escolar. O tema abordado, em duas sessões, foi o “Bullying”. O encontro foi dinamizado pelos Psicólogos Dr. Luís Xavier e Ana Luísa Dourado, responsável pelo SPO da escola. Participaram duas turmas, o 6ºA e o 5ºE, acompanhadas pelas respetivas Diretoras de turma, professoras Teresa Carvalho e Conceição Novais. O objetivo destas sessões foi informar e sensibilizar os alunos para esta problemática, e alertar sobre alguns casos surgidos nestas turmas. O Dr Luìs Xavier começou por explicar o conceito de Bullying como actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos, com o objectivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender de forma intencional e repetida e que ocorre sem motivação evidente. As escolas são espaços onde o Bullying é praticado com alguma frequência, uma vez que convivem diariamente crianças e/ou adolescentes. Pode ocorrer dentro ou fora da escola, em zonas onde a supervisão de adultos é mínima ou inexistente e não está restrito a nenhum tipo específico de instituição escolar: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. O Bullying é um problema grave que acontece todos os dias, um pouco por todo o Mundo e que pode levar a vítima à depressão, à perda de auto-estima e a outras consequências ainda de maior gravidade. Os alunos foram colocando algumas questões, que foram sendo respondidas pelos psicólogos presentes, Dra Ana Luísa Dourado e Dr Luís Xavier.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Concurso Nacional de Leitura 2012 - 1ª Fase

Realizou-se, no dia 11 de Janeiro, na Biblioteca da Escola Sede, a 1ª Fase do Concurso Nacional de Leitura 2012. Devido ao elevado número de concorrentes foi necessário realizar quatro eliminatórias e uma prova final para apurar os alunos que passariam à Fase Distrital do Concurso. Realizadas as quatro rondas eliminatórias ficaram apuradas quatro equipas: Super Leitoras, Feijão Preto, BIR e MAC`s. Estas equipas passaram por mais uma prova oral, uma de leitura e outra de escrita. A equipa vencedora, intitulada "BIR", é constituída por três alunas do 7ºC: Beatriz Miguel, Inês Santos e Raquel Gorrão. Mariana Rocha, Alexandre Correia e Carolina Santos do 7ºF, os MAC´s, obtiveram um honroso 2º lugar tendo vencido duas provas (leitura e escrita). Parabéns, em especial aos vencedores, mas também a todos os alunos, professores e funcionárias que participaram neste evento.
A organização do concurso foi da responsabilidade do Grupo de Língua Portuguesa e da Equipa da Biblioteca Escolar. Destacamos o excelente trabalho e empenho dos docentes Elisabete Machado, Delegada do Grupo de Língua Portuguesa, Eulália Duarte, Coordenadora de Departamento de Línguas, Teresa Afonso, Vitória Moreira, Margarida Guerrreiro e Serafim Moreira, professores de Língua Portuguesa e ainda o professor Cândido Reis, de EVT, que nos providenciou o precioso “sistema de luzinhas”.





terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Concurso Nacional de Leitura


Amanhã, dia 11 de Janeiro, a partir das 14h, na nossa Biblioteca Escolar, terão lugar as provas eliminatórias a nível de escola (1ª Fase do Concurso), para apuramento dos três alunos que irão representar a nossa escola na Fase Distrital. Temos 51 alunos inscritos!
O Clube dos “Amigos Coloridos”