quarta-feira, 11 de abril de 2012

Jorge Serafim nas BEs do Agrupamento

Jorge Serafim, conhecido contador de histórias, humorista e escritor, esteve hoje na biblioteca escolar de Vale de Rãs e na escola sede, e realizou duas sessões de contos. A visita do contador de histórias teve lugar no âmbito de um protocolo da Drealg que patrocina a vinda de escritores, recitais de poesia, teatro e outros eventos culturais nas escolas.
Serafim, com seu enorme talento, "contou e encantou" todos os presentes, alunos, professores e funcionários, com as suas histórias e o seu delicioso humor. Tivemos também a oportunidade de conhecer o novo livro do Serafim intitulado "Sonhar ao longe", uma história bonita e muito poética.
Pedimos ao Serafim que apadrinhasse a mascote da BE de Vale de Rãs e imaginam que nome lhe deu? Serafina, claro!
Foi uma tarde muito bem passada, com momentos divertidíssimos e inesquecíveis para todos, que esperamos repetir. Obrigada Serafim e até à próxima!

terça-feira, 10 de abril de 2012

Ação de Sensibilização para os Problemas Oncológicos


Realizou-se, hoje, dia 11 de Abril, na Biblioteca da escola sede, o 3º Encontro com a Associação Oncológica do Algarve. A sessão de informação teve como tema "O cancro na vida das pessoas" foi dinamizada pelas doutoras Maria Lurdes Pereira e Lénia Maria, e teve como objetivo sensibilizar para a prevenção dos problemas oncológicos. Esta sessão de informação foi uma iniciativa do S.P.O. (Serviço de Psicologia e Orientação) do nosso Agrupamento, em colaboração com a Biblioteca Escolar. Além dos conselhos e orientações dadas para prevenir o cancro, foi também transmitda uma mensagem de esperança e sobretudo foi realçada a importância dos rastreios e da deteção precose da doença. A psicóloga Ana Luísa Dourado partilhou com os presentes, a sua experiência enquanto doente oncológica e foi muito emotivo e enriquecedor. Os alunos esiverem sempre atentos e participatvos.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Dra Teresa Calçada visita BE de Vale de Rãs


No passado dia 2o, recebemos, na Biblioteca de Vale de Rãs, a visita da Coordenadora Nacional da RBE, Drª Teresa Calçada, que veio acompanhada pela Drª Filomena Branco, da DREAG e pela Coordenadora Interconcelhia da RBE, prof. Ana Marta Farrajota.
A Drª Teresa Calçada foi recebida pelo Diretor do agrupamento, prof. Manuel Alves, pelo subdiretor, prof. Jacinto Colaço e pelas professoras bibliotecárias, Isilda Gonçalves e Celíssia Pinguinha.
A visita teve como objetivo conhecer a mais recente BE do concelho integrada na Rede, inteirando-se da toda a situação, sobretudo no que respeita a recursos documentais, recursos humanos, equipamento, organização e dinamização.
Ao longo da sua visita, a Drª Teresa pode também assistir ao normal funcionamento da BE que, apesar de ter começado a funcionar há muito pouco tempo, tem já uma dinâmica muito marcada e um impacto significativo na vida da escola, especialmente a nível do apoio ao currículo, promoção da leitura, colaboração nos projetos e também no que respeita à ocupação do tempo livre dos alunos.
Estava a decorrer a Semana da Matemática, e a nossa ilustre visita teve oportunidade de apreciar a exposição "ConstróiMat" e até de ajudar alguns alunos com os jogos de matemática, alguns verdadeiros "quebra-cabeças", distribuídos por várias estações incluindo os computadores da BE.

terça-feira, 27 de março de 2012

Encontro com Jorge Serafim na BEs Cabanita


No próximo dia 11 de abril, Jorge Serafim, conhecido humorista, poeta e contador de histórias, visita as Bibliotecas Escolares de Vale de Rãs e sede, onde animará duas sessões de contos. O encontro com Jorge Serafim insere-se num programa da DREALG que visa a promoção do livro e da leitura e patrocina a vinda de autores, espetáculos de teatro, recitais de poesia e outros eventos nas escolas.

Técnico no sector infanto-juvenil da Biblioteca Municipal de Beja, desenvolveu actividade regular na área da promoção do livro e da leitura durante cerca de treze anos. Como contador de histórias, tem percorrido o país de norte a sul, incluindo os Açores, efectuando inúmeras sessões de contos para públicos de todas as idades. Tem participado em encontros de narração oral, nomeadamente em Espanha, Argentina e Canadá. É presença regular na SIC e na RTP1 em programas de humor e é também autor de vários livros: “A.Ventura”, “A Sul de Ti” e “Estórias do Serafim”.: “Conto para que as palavras regressem a casa mais cedo. Para que entre nós deixem de haver vazios difíceis de habitar. Como as aves rumo a um sul à espera de existir. Conto para dar sentido aos passos que faço. Para reaprender a amar todas as ruas que percorro e entender todas as gentes que encontro. Conto para apagar silêncios fundos e afagar tristezas demoradas. Para fazer dos dias a morada da fala e dos meses a terra sonhada. Conto para que tudo à minha volta seja mais bonito. Tão simples de fazer tão complicado de entender...”
http://narracaooral.blogspot.pt/2010/05/jorge-serafim.html

quarta-feira, 21 de março de 2012

Concurso "Ás da Leitura"




Decorreu, ontem, na Biblioteca Municipal de Loulé a fase final do concurso concelhio "Ás da Leitura". A representar os alunos do 1ºciclo do nosso agrupamento esteve o Rafael Lima Garcia, do 3ºC da EB1 de Vale de Rãs, turma da professora Vivina Sousa.
Todos os agrupamentos estiveram envolvidos no concurso, com um total de dezasseis alunos, do 1º e 2º ciclos, a participar. A organização do evento insere-se no Mês da Leitura e esteve a cargo do Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares e da Biblioteca Municipal. Parabéns ao Rafael, pois embora não tenha ficado entre os três premiados, representou muito bem o nosso agrupamento e é o nosso Ás da Leitura.

Lista de premiados

1º Ciclo
1ºPrémio - David Martins – Agrupamento de escolas D. Dinis
2º Prémio - André Lopes – Agrupamento de escolas Eng. Duarte Pacheco
3º Prémio - Joana Lopes – Agrupamento de escolas Dra. Laura Ayres

2º Ciclo
1º Prémio - António Sousa – Colégio Internacional de Vilamoura
2º Prémio - Maria Almeida – Agrupamento de escolas D. Dinis
3º Prémio - Isa Sequeira – Agrupamento de escolas de Boliqueime

domingo, 18 de março de 2012

Semana da Matemática

Está a decorrer entre os dias 19 e 23 de março, mais uma edição da Semana da Matemática. Ao longo da semana haverá diversas atividades tais como um Peddy paper, jogos, exposição de materiais didáticos e concursos. A Equipa da BE colabora nesta importante iniciativa do Grupo de Matemática e nas três Bibliotecas Escolares do Agrupamento irão decorrer algumas atividades tais como as provas do Canguru Matemático, as exposições, os jogos de mesa e de computador bem como o Concurso da Construções Matemáticas.



Concurso de Construções Matemáticas

quarta-feira, 14 de março de 2012

Semana da Leitura 2012 - dia 14 de março

E a Semana da Leitura continua...




10h20 “Solidariedade Poética” pelo 8ºE e 8ºB
Turmas: 8ºE, 8ºB e "Clube dos Amigos"
Docentes: Elisabete Machado, Teresa Afonso, Elsa Salvador e Ana Luísa Dourado (S.P.O)
Local: Biblioteca Escola Sede

11h05 — “Ser solidário” - apresentação de duas dramatizações e uma poema pelo 5ºA
Turmas: 4ºB e 5ºA
Docentes: Helena Carvalho e Orlando Sousa
Local: Biblioteca Escola Sede
O Clube dos “Amigos Coloridos”