Bem-vindo ao blogue das Bibliotecas Escolares do Agrupamento Padre João Coelho Cabanita. Podes enviar sugestões, notícias ou comentários. Este espaço é teu. Participa!
Débora Simões, aluna da nossa escola, foi a grande vencedora da final do "Speak Out Challenge 2012" que se realizou no Auditório Municipal de Albufeira, na sexta-feira.
A 2º classificada foi Francisca Bento de EB. 2,3 Profª Diamantina Negrão e a 3º lugar ficou a Lia Muschketat, da Escola Secundária de Loulé
Parabéns a todos os finalistas, professores e às claques.
No dia 26 de abril, irá decorrer, na nossa Biblioteca Escolar, uma palestra sobre o "25 de Abril", dinamizada pelo Engº Luís Guerreiro. A atividade foi organizada pelo Grupo de História e Geografia em colaboração com a Equipa da Biblioteca Escolar.
Perante o desafio "Cria o Logótipo da tua BE", lançado pela BE, muitos foram os alunos que decidiram participar. Foram apresentados a concurso 68 trabalhos dos quais selecionámos os 10 finalistas. Alunos e professores votarão agora para eleger o logótipo da BE de entre os 10 finalistas que apresentamos a seguir.
As provas relativas à fase distrital do Concurso Nacional de Leitura realizaram-se ontem, no Auditório Municipal de Olhão.
Mais uma vez, a nossa escola marcou presença no evento, este ano, representada pelas alunas Inês Santos, Beatriz Miguel e Raquel Gorrão, do 7ºC. Nenhuma das nossas alunas ficou apurada para a final mas de qualquer forma estão de parabéns, pois reconhecemos o trabalho, empenho e dedicação com que se prepararam para o concurso, sempre com o acompanhamento da professora de Língua Portuguesa, Vitória Moreira.
De entre alunos do 3ºciclo e secundário de todas as escolas do distrito, apenas 5, de cada nível de ensino, foram apuradas para a prova oral e a vencedora do 3ºciclo foi Mª Beatriz Gomes, de Olhão, que irá representar o Algarve na final, em Lisboa, com transmissão da RTP.
Antes do dia 25 de Abril de 1974, o nosso país vivia mergulhado na tristeza e no medo. Durante mais de 40 anos, Portugal viveu a ditadura. Não havia democracia, não se realizavam eleições livres e ficavam sempre os mesmos a governar. As pessoas não tinham liberdade para dizer o que pensavam sobre o governo. Havia a PIDE, uma polícia política que vigiava, prendia e torturava quem tivesse ideias contrárias às do governo.
Com o 25 de Abril, mudou muita coisa no nosso país; acabou a ditadura e começou a democracia. O povo português passou a ter liberdade porque aconteceu uma revolução, a Revolução dos Cravos. O povo saiu à rua para comemorar a festa da Democracia, com os soldados que nos libertaram da Ditadura. Toda a gente se abraçava. Os soldados colocaram cravos nos canos das suas espingardas, simbolizando uma mudança pacífica de regime.
Queres ouvir uma bonita história sobre o 25 de Abril? Então consulta o livro "O tesouro" de Manuel António Pina disponível na Biblioteca Digital do PNL.
Consulta a página abaixo e poderás saber mais coisas sobre o 25 de Abril
Jorge Serafim, conhecido contador de histórias, humorista e escritor, esteve hoje na biblioteca escolar de Vale de Rãs e na escola sede, e realizou duas sessões de contos. A visita do contador de histórias teve lugar no âmbito de um protocolo da Drealg que patrocina a vinda de escritores, recitais de poesia, teatro e outros eventos culturais nas escolas. Serafim, com seu enorme talento, "contou e encantou" todos os presentes, alunos, professores e funcionários, com as suas histórias e o seu delicioso humor. Tivemos também a oportunidade de conhecer o novo livro do Serafim intitulado "Sonhar ao longe", uma história bonita e muito poética. Pedimos ao Serafim que apadrinhasse a mascote da BE de Vale de Rãs e imaginam que nome lhe deu? Serafina, claro! Foi uma tarde muito bem passada, com momentos divertidíssimos e inesquecíveis para todos, que esperamos repetir. Obrigada Serafim e até à próxima!
Realizou-se, hoje, dia 11 de Abril, na Biblioteca da escola sede, o 3º Encontro com a Associação Oncológica do Algarve. A sessão de informação teve como tema "O cancro na vida das pessoas" foi dinamizada pelas doutoras Maria Lurdes Pereira e Lénia Maria, e teve como objetivo sensibilizar para a prevenção dos problemas oncológicos. Esta sessão de informação foi uma iniciativa do S.P.O. (Serviço de Psicologia e Orientação) do nosso Agrupamento, em colaboração com a Biblioteca Escolar. Além dos conselhos e orientações dadas para prevenir o cancro, foi também transmitda uma mensagem de esperança e sobretudo foi realçada a importância dos rastreios e da deteção precose da doença. A psicóloga Ana Luísa Dourado partilhou com os presentes, a sua experiência enquanto doente oncológica e foi muito emotivo e enriquecedor. Os alunos esiverem sempre atentos e participatvos.