sexta-feira, 27 de abril de 2012

Como seria a vida sem os media?


No próximo dia 3 de maio, várias entidades ligadas à comunicação e à educação para os media vão lançar, pela 1ª vez, a iniciativa Um dia com os media, que visa promover o espírito crítico e a criatividade relativamente aos meios de comunicação.
A Rede de Bibliotecas Escolares e o PNL associam-se a esta iniciativa convidando os alunos dos diferentes ciclos de ensino a responderem, através de um slogan, à questão Como seria a vida sem os media?
Conseguimos, hoje, imaginar a vida sem telemóvel, televisão ou computador? Uma vida onde não dispuséssemos de internet? Uma vida sem livros, jornais, revistas ou cinema? Uma vida onde não existisse consola de jogos, mp3, mp4, tablets, youtube, facebook ou outros dispositivos e redes de comunicação recentes? Como seria essa vida? Que sentido teria? Que sentimento nos provocaria?
É este o desafio que RBE e PNL, em colaboração com o Gabinete dos Meios de Comunicação Social (GMCS), propõem aos alunos: criar uma frase que represente a ideia de uma vida sem as tecnologias e aplicações de comunicação que não dispensam no seu dia a dia.
Será atribuído, por níveis de ensino, um tablet ao autor do melhor slogan apresentada em cada um dos seguintes escalões:
. alunos dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico;
. alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário.
As frases/ ideias premiadas servirão de slogan para campanhas semelhantes a realizar em 2013.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Comemorações do 25 de Abril


No âmbito das comemorações do 25 de Abril, decorreu  na Biblioteca da escola sede, uma palestra pelo Engº Luís Guerreiro, da divisão de Cultura da Câmara Municipal de Loulé. A assistir estiveram três turmas do 6º ano e seus professores.
 Mais uma vez, o nosso convidado com a sua simpatia, facilidade de comunicação e conhecimentos, proporcionou momentos muito enriquecedores e interessantes a todos os presentes. Através de uma apresentação em ppt contendo fotos, notícias de jornais e revistas,  panfletos e outros documentos ficámos a conhecer melhor a realidade política e social bem como as personalidades, os factos e  os acontecimentos que levaram ao 25 de Abril e, sobretudo, as conquistas e as mudanças que a revolução dos cravos trouxe ao nosso país. 
Muito obrigada e bem-haja Luís Guerreiro por nos relembrar Abril!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Final do "Speak Out Challenge"

Débora Simões, aluna da nossa escola, foi a grande vencedora da final do "Speak Out Challenge 2012" que se realizou no Auditório Municipal de Albufeira, na sexta-feira. 
A 2º classificada foi Francisca Bento de  EB. 2,3 Profª Diamantina Negrão e a 3º lugar  ficou a Lia Muschketat,  da Escola Secundária de Loulé
Parabéns a todos os finalistas, professores e às claques.


Mais fotos e informações  na página oficial da Fundação Jack Petchey



25 de Abril - Dia da Liberdade

No dia 26 de abril, irá decorrer, na nossa Biblioteca Escolar, uma palestra sobre o "25 de Abril", dinamizada pelo Engº Luís Guerreiro. A atividade foi organizada pelo Grupo de História e Geografia em colaboração com a Equipa da Biblioteca Escolar.

Concurso "Cria o Logótipo da tua BE"

Perante o desafio "Cria o Logótipo da tua BE", lançado pela  BE,  muitos foram os alunos que decidiram participar. Foram apresentados a concurso 68 trabalhos dos quais selecionámos os 10 finalistas. Alunos e professores votarão agora para eleger o logótipo da BE de entre os 10  finalistas que apresentamos a seguir.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Concurso Nacional de Leitura - Fase Distrital


As provas relativas à fase distrital do Concurso Nacional de Leitura realizaram-se ontem, no Auditório Municipal de Olhão.
Mais uma vez, a nossa escola marcou presença no evento, este ano, representada pelas alunas Inês Santos, Beatriz Miguel e Raquel Gorrão, do 7ºC. Nenhuma das nossas alunas ficou apurada para a final mas de qualquer forma estão de parabéns, pois reconhecemos o trabalho, empenho e dedicação com que se prepararam para o concurso, sempre com o acompanhamento da professora de Língua Portuguesa, Vitória Moreira.

De entre alunos do 3ºciclo e secundário de todas as escolas do distrito, apenas 5, de cada nível de ensino, foram apuradas para a prova oral e a vencedora do 3ºciclo foi Mª Beatriz Gomes, de Olhão, que irá representar o Algarve na final, em Lisboa, com transmissão da RTP.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

25 de Abril de 1974




Antes do dia 25 de Abril de 1974, o nosso país vivia mergulhado na tristeza e no medo. Durante mais de 40 anos, Portugal viveu a ditadura. Não havia democracia, não se realizavam eleições livres e ficavam sempre os mesmos a governar. As pessoas não tinham liberdade para dizer o que pensavam sobre o governo. Havia a PIDE, uma polícia política que vigiava, prendia e torturava quem tivesse ideias contrárias às do governo.



Com o 25 de Abril, mudou muita coisa no nosso país; acabou a ditadura e começou a democracia. O povo português passou a ter liberdade porque aconteceu uma revolução, a Revolução dos Cravos. O povo saiu à rua para comemorar a festa da Democracia, com os soldados que nos libertaram da Ditadura. Toda a gente se abraçava. Os soldados colocaram cravos nos canos das suas espingardas, simbolizando uma mudança pacífica de regime.


Queres ouvir uma bonita história sobre o 25 de Abril? Então consulta o livro "O tesouro" de Manuel António Pina disponível na Biblioteca Digital do PNL.







Consulta a página abaixo e poderás saber mais coisas sobre o 25 de Abril







O Clube dos “Amigos Coloridos”