quinta-feira, 10 de maio de 2012

9 de Maio - Dia da Europa


Para assinalar esta importante data realizaram-se na Biblioteca Escolar atividades relacionadas com a temática, das quais destacamos as pesquisas e a construção de um painel. Estas atividades foram dinamizadas pelas animadoras da BE.

Que é que se celebra no Dia da Europa?

Quando, em 9 de maio de 1950, propôs à República Federal da Alemanha e aos outros países europeus que quisessem associar-se a criação de uma comunidade de interesses pacíficos, Robert Schuman realizou um acto histórico. Ao estender a mão aos adversários da véspera, não só apagava os rancores da guerra e o peso do passado como desencadeava um processo totalmente novo na ordem das relações internacionais, ao propor a velhas nações, pelo exercício conjunto das suas próprias soberanias, a recuperação da influência que cada uma delas se revelava impotente para exercer sozinha. Esta proposta de Robert Schuman, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia. Na Cimeira de Milão de 1985, os Chefes de Estado e de Governo decidiram celebrar o dia 9 de maio como "Dia da Europa".

Informação retirada do site:


terça-feira, 8 de maio de 2012

Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen

Relembramos que está a decorrer mais uma edição do Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen, uma iniciativa das Câmaras Municipais de Lagos e de Loulé, através das suas Bibliotecas Municipais, Dr. Júlio Dantas e Sophia de Mello Breyner Andresen, que tem como principal objectivo incentivar para a leitura das obras da conhecida escritora.



Termina amanhã, dia 9 de maio, o prazo para a entrega dos trabalhos!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Como seria a vida sem os media?


No próximo dia 3 de maio, várias entidades ligadas à comunicação e à educação para os media vão lançar, pela 1ª vez, a iniciativa Um dia com os media, que visa promover o espírito crítico e a criatividade relativamente aos meios de comunicação.
A Rede de Bibliotecas Escolares e o PNL associam-se a esta iniciativa convidando os alunos dos diferentes ciclos de ensino a responderem, através de um slogan, à questão Como seria a vida sem os media?
Conseguimos, hoje, imaginar a vida sem telemóvel, televisão ou computador? Uma vida onde não dispuséssemos de internet? Uma vida sem livros, jornais, revistas ou cinema? Uma vida onde não existisse consola de jogos, mp3, mp4, tablets, youtube, facebook ou outros dispositivos e redes de comunicação recentes? Como seria essa vida? Que sentido teria? Que sentimento nos provocaria?
É este o desafio que RBE e PNL, em colaboração com o Gabinete dos Meios de Comunicação Social (GMCS), propõem aos alunos: criar uma frase que represente a ideia de uma vida sem as tecnologias e aplicações de comunicação que não dispensam no seu dia a dia.
Será atribuído, por níveis de ensino, um tablet ao autor do melhor slogan apresentada em cada um dos seguintes escalões:
. alunos dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico;
. alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário.
As frases/ ideias premiadas servirão de slogan para campanhas semelhantes a realizar em 2013.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Comemorações do 25 de Abril


No âmbito das comemorações do 25 de Abril, decorreu  na Biblioteca da escola sede, uma palestra pelo Engº Luís Guerreiro, da divisão de Cultura da Câmara Municipal de Loulé. A assistir estiveram três turmas do 6º ano e seus professores.
 Mais uma vez, o nosso convidado com a sua simpatia, facilidade de comunicação e conhecimentos, proporcionou momentos muito enriquecedores e interessantes a todos os presentes. Através de uma apresentação em ppt contendo fotos, notícias de jornais e revistas,  panfletos e outros documentos ficámos a conhecer melhor a realidade política e social bem como as personalidades, os factos e  os acontecimentos que levaram ao 25 de Abril e, sobretudo, as conquistas e as mudanças que a revolução dos cravos trouxe ao nosso país. 
Muito obrigada e bem-haja Luís Guerreiro por nos relembrar Abril!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Final do "Speak Out Challenge"

Débora Simões, aluna da nossa escola, foi a grande vencedora da final do "Speak Out Challenge 2012" que se realizou no Auditório Municipal de Albufeira, na sexta-feira. 
A 2º classificada foi Francisca Bento de  EB. 2,3 Profª Diamantina Negrão e a 3º lugar  ficou a Lia Muschketat,  da Escola Secundária de Loulé
Parabéns a todos os finalistas, professores e às claques.


Mais fotos e informações  na página oficial da Fundação Jack Petchey



25 de Abril - Dia da Liberdade

No dia 26 de abril, irá decorrer, na nossa Biblioteca Escolar, uma palestra sobre o "25 de Abril", dinamizada pelo Engº Luís Guerreiro. A atividade foi organizada pelo Grupo de História e Geografia em colaboração com a Equipa da Biblioteca Escolar.

Concurso "Cria o Logótipo da tua BE"

Perante o desafio "Cria o Logótipo da tua BE", lançado pela  BE,  muitos foram os alunos que decidiram participar. Foram apresentados a concurso 68 trabalhos dos quais selecionámos os 10 finalistas. Alunos e professores votarão agora para eleger o logótipo da BE de entre os 10  finalistas que apresentamos a seguir.

O Clube dos “Amigos Coloridos”