segunda-feira, 1 de outubro de 2012

1 de outubro - Dia Mundial da Música




O Dia Mundial da Música que se comemora hoje, dia 1 de outubro, foi assinalado nas nossas  Bibliotecas Escolares com a realização de algumas atividades, das quais destacamos visionamento de filmes alusivos à temática, coreografias, canções, exposição de cartazes e outros trabalhos dos alunos.
Na EB1 de Vale de Rãs, o "Clube dos Amigos", acompanhado pela psicóloga Ana Luísa Dourado e pelas professoras Diana Leite, da Ed. Especial e Luísa Fernandesde Ed. Musical, apresentou ao 3ºD, turma da prof. Susana Neto, duas coreografias muito divertidas em que todos participaram com muita alegria e animação.
No final foi apresentado um vídeo baseado na fábula "O Pedro e o Lobo" de Sergei Prokofiev, uma história infantil contada através da música com o objectivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos.  Cada personagem da história (o Pedro, o lobo, o avô, o passarinho, o pato, o gato e os caçadores) é representada por um instrumento diferente.


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Formação de Utilizadores



À semelhança do ano anterior, a Equipa da Biblioteca Escolar tem estado a promover sessões de Formação de Utilizadores aos alunos do 5ºano, nesta primeira fase.
Na passada terça-feira, o 5ºG, acompanhados pela Diretora de Turma, professora Cremilde Gonçalves, esteve na Biblioteca para a primeira sessão de Formação de Utilizadores. Nesta 1º sessão foram apresentadas as diferentes zonas funcionais da BE, as  principais regras de funcionamento e utilização da BE e dos seus recursos, tais como o  horário, os empréstimos e a utilização dos equipamentos informáticos e audivisuais.  A "coleção" e a forma como está organizada e arrumada nas estantes foi também um dos assuntos abordados. Na próxima sessão, os alunos  irão  aprender a aceder e a consultar o catálogo da BE  e apresentaremos o nosso blogue e os diferentes recursos que este disponibiliza.


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Catálogo da BE de Vale de Rãs


Informamos os nossos utilizadores que já temos o catálogo da BE de Vale de Rãs alojado no servidor RBE e disponível online, podendo ser consultado neste Blogue (página catálogos) e também no Portal da RBE.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

SOBE - Saúde Oral, Bibliotecas Escolares

A Direção-Geral da Saúde, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceram um protocolo de colaboração no âmbito da prevenção da saúde oral em Portugal, formalizado pelo projeto SOBE - Saúde Oral, Bibliotecas Escolares, ligando a saúde oral, a literacia e as bibliotecas escolares.
São hoje comummente conhecidas as implicações da literacia na saúde e bem-estar dos cidadãos e a importância particular no campo educativo da literacia em saúde.
O projeto SOBE situa-se nesta área de intervenção, tendo como como principais objetivos:
• aumentar a qualidade da informação sobre saúde oral;
• consciencializar as famílias para a importância desta área da saúde;
• fazer a prevenção precoce da saúde oral, junto das crianças;
• utilizar as bibliotecas escolares para promover a divulgação da saúde oral.

Mais informações aqui 

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Festa de Final de Ano Letivo na EB1 de Vale de Rãs

Realizou-se, na passada sexta-feira, a Festa de final de ano letivo na EB1 de Vale Rãs. No polivalente estiveram as 17 turmasda escola acompanhadas pelos seus educadores, professores e auxiliares. Foi uma manhã muito animada em que os alunos apresentaram alguns trabalhos realizados ao longo do ano e houve ainda a entrega de prémios e diplomas aos alunos premiados nos concursos  Supertmatik, Canguru Matemático e Logótipo da Biblioteca escolar. Termina assim mais um ano letivo com muita música, dança e alegria.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Apresentação do livro "Reflexos com Asas"


Decorreu, no passado dia 14, na Biblioteca Municipal, a apresentação do livro "Reflexos com Asas" da autoria da nossa colega Carla Ribeiro, da EB1 de Vale de Rãs. Trata-se de uma coletânea de poemas onde a autora partilha, com muito sentimento, um pouco do que lhe vai na alma.
Parabéns Carla e continua a escrever.

O Clube dos “Amigos Coloridos”