terça-feira, 20 de novembro de 2012

Concurso Nacional de Leitura



Estão abertas, na tua Biblioteca Escolar, as inscrições para a 7ª edição do Concurso Nacional de Leitura.
Tal como sucedeu em anos anteriores, e levando em conta a necessidade de promover a leitura nas escolas de uma forma lúdica, o Plano Nacional de Leitura – em articulação com a RTP, com a DGLB /Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a Rede de Bibliotecas Escolares – promove mais uma edição do Concurso Nacional de Leitura. Esta iniciativa tem como objectivo estimular a prática da leitura entre os alunos do Ensino Secundário e do 3º Ciclo do Ensino Básico.
O Concurso Nacional de Leitura decorrerá em três fases diferentes: a 1ª Fase, a realizar nas escolas; a 2ª Fase, a realizar nas Bibliotecas Municipais designadas pela DGLB; e a 3ª Fase, correspondente à Final Nacional, realizada em Lisboa em colaboração com a RTP.
A nossa escola vai participar no concurso e as inscrições já estão a decorrer até ao dia 7 de dezembro.Vem à biblioteca, consulta o regulamento do concurso e inscreve-te. A prova a nível de escola realiza-se a 9 de Janeiro 2012 (4ºfeira) pelas 14:30, na Biblioteca escolar.
Participa!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Concurso "Cria o Slogan da tua BE"



O concurso "Cria o slogan da tua BE" teve bastante adesão especialmente entre os alunos do 2º e 3º ciclo, tendo havido 297 alunos a participar. Foi bastante difícil eleger o melhor slogan. Assim, na BE sede, numa primeira fase selecionámos os 37 trabalhos melhores e numa segunda fase foram escolhidos os 5 slogans finalistas de entre os quais elegemos os vencedores.
Na EB1 de Vale de Rãs cada turma participante levou três trabalhos a concurso tendo sido eleito um dos slogan propostos pelo 4ºA, turma da professora Isabel Santos.

"Junta-te aos fãs da BE de Vale de Rãs!" - 4ºA (Prof. Isabel Santos)

"Sabes o que não é uma seca? Ir à Biblioteca!" - Afonso Nunes do 9ºC.

Slogans finalistas

Listagem slogans selecionados (2º e 3º ciclos)

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Fábulas de La Fontaine


Os alunos do 5ºA e do 5ºE na disciplina de Língua Portuguesa, sob orientação da professora Teresa Carvalho, têm estado a trabalhar no âmbito do PNL  "As Fábulas de La Fontaine" de Maria Alberta Menéres. Na sequência da exploração da obra a professora pediu aos alunos que, a pares, preparassem a  apresentação de uma das fábulas. Na passada 6ªfeira, os alunos apresentaram, na Biblioteca Escolar, os trabalhos realizados tendo os alunos recorrido a diferentes formas de apresentação como dramatizações, teatro de fantoches e powerpoint.


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

IV Encontro das Bibliotecas do Algarve




Realiza-se no próximo dia 30 de outubro o IV Encontro das Bibliotecas do Algarve, sob a temática “A Caminho das Bibliotecas Híbridas num Mundo Digital”.O Encontro terá lugar no Auditório Teresa Gamito da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (Campus de Gambelas).

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Hora do Conto na BE de Vale de Rãs




"Desculpa... por acaso és uma bruxa? 
É o título do livro que estamos a apresentar na  Hora do Conto. Trata-se de uma história deliciosa sobre um gato preto, o Leonardo, que adora refugiar-se na biblioteca e que um dia ao consultar uma enciclopédia descobre que as bruxas adoram gatos pretos e aí começam as suas peripécias. Com  o Dia das Bruxas a aproximar-se e ainda em pleno Mês Internacional das Bibliotecas Escolares pareceu-nos a história adequada. A pequenada está a adorar. Há bruxinhas e feiticeiros à solta na BE e fazem-se os feitiços e as poções mágicas mais mirabolantes que se possam imaginar.
Esta tarde, foi a vez do 3ºA, turma da professora Carla Marques, que veio participar na Hora do Conto. Foi muito divertido! Ora vejam!
O Clube dos “Amigos Coloridos”