segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Outubro, mês da Prevenção do Bullying



O Bullying é umas das problemáticas da sociedade atual. Ao longo do mês de outubro são realizadas diversas ações de sensibilização por várias entidades. Na Escola Básica Padre João Coelho Cabanita, os alunos do Curso de Operador de Fotografia ilustraram, através do seu trabalho, ações de Prevenção do Bullying, foram mais uma vez orientados pelo professor de fotografia Sílvio da Ponte. No dia 20 de outubro celebra-se o Dia Mundial do combate ao Bullying.

Muitos parabéns, o trabalho está fantástico!

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

"Dia de La Hispanidad" - 12 de outubro


A professora Carolina Silva, professora de espanhol, recordou-nos de que é um dia muito importante em Espanha. No dia 12 de outubro, o país vizinho celebra o seu dia, ou seja, "O dia de la Hipanidad". Está patente, junto à BE, uma exposição com elementos da cultura espanhola e até houve algumas iguarias para provarmos.

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Concurso: "Como cuidar da água?"



A turma do Curso de Educação e Formação de Operador de fotografia do Agrupamento de Escolas Padre João Cabanita em Loulé, entrou no desafio lançado pela Câmara Municipal de Loulé para participar no concurso com o tema “Como cuidas da Água”. Esta participação teve como objetivos principais a consciencialização de uma utilização racional da água e a importância do recurso para a nossa vida.
No desenvolvimento do projeto foi estimulada a criatividade de modo a representar o tema através de imagens e frases alusivas. Foi sem dúvida um desafio muito enriquecedor para todos, ainda mais que foi reconhecido e premiado pelo júri. A turma e o professor estão de parabéns.

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Desafio MIBE

Estimados alunos do agrupamento de escolas Padre João Coelho Cabanita, inicia-se hoje o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, ou seja, o MIBE. O lema deste ano é: "Eu 💓a biblioteca escolar", este leva-nos a refletir sobre as bibliotecas escolares que temos e o que sentimos relativamente a este espaço, aos recursos de que dispõe e às atividades lá desenvolvidas. Gostaríamos de ouvir os nossos utilizadores, por um lado gostaríamos de saber por que gostam das BE, por outro lado, aceitamos sugestões para melhorarmos os nossos serviços.Por exemplo, no Facebook ou Instagram #Eu💓BE  porque me permite aprender permanentemente, e se há coisa de que nunca me canso é de o fazer.



Dia Mundial da Música


A equipa da biblioteca escolar, composta por docentes de várias disciplinas, inclusivamente por uma professora de música (Paula Ferrão), em articulação com a outra docente que leciona a disciplina de Educação Musical, Luísa Fernandes, teve a iniciativa de organizar uma Exposição de Instrumentos Musicais, provenientes de vários países e de levar alguns alunos a atuar para professores, assistentes e outros alunos. Esta atividade, que pretende assinalar o Dia Mundial da Música, marca o início ao Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, cujo lema é: "Eu adoro a biblioteca escolar". 

Sabias que o Dia Mundial da Música foi criado com a intenção de promover os valores da paz, e da amizade através da música e que foi decretado no dia 1 de outubro de 1975, por uma organização não-governamental fundada em 1948 chamada Internacional Music Council, patrocinada pela UNESCO?
Vem visitar a nossa Exposição e ouvir música na BE, ao longo desta semana!



Hora do Conto - Pré-escolar


Este ano escolhemos a história: “A que sabe a lua?”. Uma história divertida em que os animais tentam agarrar a lua sem sucesso, até que finalmente um pequeno animal consegue retirar um bocadinho...
As crianças acompanharam o conto de forma divertida e todas as sessões foram muito agradáveis.

Hora do Conto - 2º ano


O conto escolhido para os alunos do 2º ano foi: "A montanha mais alta de livros do mundo", uma história maravilhosamente ilustrada, que de uma forma divertida motiva os alunos para a leitura, associando-a ao voo da imaginação. Os alunos da professora Nídia gostaram muito! Após a exploração da história fizeram um marcador de página, utilizando técnicas de Origami. Na próxima semana, esta atividade será replicada com outras turmas.


Formação de Utilizadores - 5º ano


Ao longo do mês de outubro, no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, serão realizadas diversas sessões de Formação de Utilizadores, destinadas a alunos do 4º e 5º anos. Começámos por apresentar a forma como a biblioteca escolar está organizada e regras a cumprir nas diferentes zonas. O 5ºA foi a primeira turma a participar nesta atividade.

Após a formação os alunos iniciaram a participação na 3ª edição da iniciativa: "Miúdos a Votos", tendo inscrito os seus livros favoritos. Cabanita aler+ 2027 é um projeto apoiado pelo PNL cujo principal objetivo é a promoção efetiva da leitura junto dos alunos, pelo que pretendemos que, à semelhança do que acontece no 1º ciclo, no 5º ano os alunos tenham sempre um livro na mochila para ler. Os professores de Português são os parceiros privilegiados nesta missão das bibliotecas escolares. Boas leituras!




Hora do Conto - 1º ano








História contada aos alunos do 1º ano, pois são aqueles que estão a passar por grandes mudanças nas suas rotinas diárias e que por vezes devido à timidez própria da idade não conseguem exprimir-se oralmente de forma compreensível. Parece que a fala não veio à escola tal como refere a história. Após o conto e a exploração foi proposta uma atividade em que todos os alunos, individualmente ou a pares foram convidados a expor as suas ideias, mediante a utilização de diferentes objetos, brinquedos e materiais escolares. Penso que os alunos gostaram!


Escritora da Semana


Em 2018/2019 continuamos com a rubrica Autor da Semana. Esta semana escolhemos a escritora Luísa Dacosta, autora das obras: "De mãos dadas estrada fora", "O Príncipe que guardava ovelhas", "O Elefante Cor-de-Rosa", "Teatrinho do Romão" e "A menina coração de pássaro". Queres conhecer melhor Luísa Dacosta? Vem à BE Vale de Rãs, temos cá alguns dos livros de que é autora!

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Boas Vindas


Estamos no início do ano letivo, têm certamente tudo organizado. Nós cá estamos nas bibliotecas escolares à vossa espera. Aqui podem ler revistas juvenis muito interessantes, usar os computadores, ver filmes, estudar, passar os apontamentos a limpo, ver e requisitar livros e participar nas diversas atividades que vão surgindo. A biblioteca é um dos espaços mais acolhedores da escola.  Visita-nos!





quinta-feira, 21 de junho de 2018

As nossas ilhas encantadas - 8ºE e 8ºF

Compilação de textos produzidos pelos alunos do 8ºE e 8ºF a partir da leitura da peça de teatro "A ilha encantada" de Hélia Correia. O desafio foi lançado pela professora de Português, Teresa Afonso.

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Final do Concurso Nacional de Leitura 2018

No passado domingo, dia 10 de junho, realizou-se a Final do Concurso Nacional de Leitura, em Pombal. O evento teve a cobertura televisiva da RTP e contou com a apresentação de José Carlos Malato. A nossa aluna Ana Bota, vencedora da fase intermunicipal, a nível do 3.ºciclo, teve a apoiá-la, em Pombal, o Diretor do Agrupamento, professor Jacinto Colaço, a Subdiretora, Maria Isabel Nobre, a Adjunta da Direção, Cristina Filipe, a Coordenadora Interconcelhia, Ana Farrajota, as professoras bibliotecárias, a diretora de turma, professora Filomena Candeias, os pais e um animado grupo de colegas e amigos da aluna. Os nossos agradecimentos à autarquia que disponibilizou transporte para a nossa deslocação a Pombal.

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Concurso Nacional de Leitura - Fase distrital

No dia 18 de maio, na Biblioteca Municipal de Monchique, teve lugar a Fase Intermunicipal do CNL. A representar o nosso Agrupamento estiveram duas alunas, a Inga Férin e a Ana Margarida Bota que foram apuradas para representar o concelho de Loulé, respetivamente no 1º ciclo e 3º ciclo. A acompanhar as nossas alunas estiveram as professoras bibliotecárias, Isilda Gonçalves e Silvia Barrocal, a docente do 1.º ciclo Jocelina Lourenço e a nossa Subdiretora, Maria Isabel Nobre. A Drª Graça Lobo também esteve presente em representação da DGEst. A nossa aluna Ana Margarida Bota foi uma das três finalistas do 3.ºciclo que chegou à prova de palco. Com uma prestação brilhante, a que já nos habituou, a candidata do Agrupamento Padre João Coelho Cabanita, foi apurada para representar o concelho de Loulé na Fase Nacional do CNL que terá lugar no próximo dia 10 de Junho, em lugar ainda a anunciar. Muitos parabéns a todos os alunos participantes que representavam os seus concelhos, em especial aos finalistas e aos vencedores, aos professores, à nossa CIBE, professora Ana Marta Farrajota, à Biblioteca Municipal de Loulé que organizou de forma exemplar a Fase Concelhia. O nosso agradecimento também à Biblioteca Municipal de Monchique que organizou o evento.

Encontro com os escritores Lurdes Breda e Filipe Monteiro



Teve lugar, esta tarde, na Biblioteca de Vale de Rãs, o encontro com os escritores Lurdes Breda e Filipe Monteiro. A vinda dos autores foi organizada e patrocinada pela Biblioteca Municipal de Loulé. No evento participaram as duas turmas do 3ºano de escolaridade, das quais são titulares as professoras Susana Neto e Cláudia Palma. Ambos os autores foram muito acarinhados pelas crianças que adoraram os livros e a forma simples e cativante como os escritores dinamizaram o encontro.Um dos pontos altos foram também os números de magia apresentados por Filipe Monteiro. No final, as crianças também apresentaram desenhos e outros trabalhos que ofereceram aos autores. O nosso agradecimento à Biblioteca Municipal de Loulé - Sophia de Mello Breyner Andresen por nos ter proporcionado estes momentos enriquecedores que serão sem dúvida enesquecíveis para nós, sobretudo para as crianças. O contacto com uma pessoa diferente, especial e lutadora como Lurdes Breda, irá com certeza ajudá-los a respeitar a diferença e a ser tolerantes. Obrigada Lurdes Breda e Filipe Monteiro.

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Projeto “Vamos salvar os cavalos-marinhos da Ria Formosa”

O nosso Agrupamento aderiu ao Projeto “Vamos salvar os cavalos-marinhos da Ria Formosa” dinamizado pelo Oceanário de Lisboa. Assim, no âmbito deste projeto, estão a ser desenvolvidas, nas escolas, sessões orientadas pelas técnicas do Oceanário, com todas as turmas do pré-escolar e 1º ciclo. Nas escolas onde exite Biblioteca, a atividade teve lugar nesse espaço, como foi o caso da EB Prof. manuel Martins Alves.

Assim, as crianças vão poder descobrir tudo sobre estes peixes carismáticos e icónicos, desde curiosidades sobre a sua biologia, características sobre o seu comportamento, compreender as principais ameaças e como podem ajudar a proteger os cavalos-marinhos. Esta ação será complementada com uma ferramenta educativa, o novo livro «O xerife da ria Formosa», com texto de Ricardo Henriques e ilustração de Ana Seixas, para que os participantes possam partilhar em família o que aprenderam durante a ação e mobilizar todos os que os rodeiam para, juntos, agirem em prol da conservação dos cavalos-marinhos. Foi muito educativo e divertido e as crianças estão a adorar tudo! A história, os filmes, os jogos e sobretudo as atividades práticas. Obrigada Oceanário de Lisboa por proporcionar às nossas crianças esta experiência de aprendizagem.



segunda-feira, 7 de maio de 2018

Encontro com os autores Lurdes Breda e Filipe Monteiro

Encontro com os autores Lurdes Breda e Filipe Monteiro, no próximo dia 16 de maio, na Biblioteca de Vale de Rãs. A vinda dos autores às bibliotecas escolares do concelho foi patrocinada pela Biblioteca Municipal de Loulé.

quinta-feira, 3 de maio de 2018

V Olimpíadas do Espanhol


Realizou-se no passado dia 2 de maio, na Biblioteca da escola sede, mais uma edição das Olimpíadas do Espanhol, atividade dinamizada pelos docentes Carlos Mangas e Carolina Silva, do Grupo de Espanhol. À semelhança de anos anteriores, o evento decorreu de forma muito animada, com os docentes Carlos Mangas e Carolina Silva a conduzirem a atividade de forma motivadora e dinâmica. O kahoot foi a aplicação usada para fazer o concurso e tal como nas edições anteriores, os alunos participaram com entusiasmo, competindo de forma saudável e disciplinada. Mais uma vez parabéns aos docentes pela dinamização desta atividade que é um excelente exemplo de como associar as novas tecnologias ao ensino.
Foram apuradas para a final, que terá lugar na próxima 4ªfeira, dia 9, 4 equipas mais pontuadas:
     1º - 9ºC;
     2º - 9º A;
     3º - 9º C (Salir);
     4º - 9º D.
Parabéns a todos os participantes e em especial aos apurados para a final.


quinta-feira, 19 de abril de 2018

Teatro de fantoches "O Segredo do Rio"

Peça de teatro baseada na obra "O segredo do Rio" de Miguel de Sousa Tavares. A peça foi criada e apresentada pelo 3ºB, turma da professora Susana Neto, no âmbito da campanha Miúdos a Votos.

terça-feira, 17 de abril de 2018

Campanha Miúdos a Votos

Na EB Padre João Coelho Cabanita também se faz campanha pelo livros do Miúdos a Votos. A Jessica Martins acha que o livro "A Lua de Joana" de Maria Teresa Maia Gonzalez é o mais fixe. Para conquistar os votos dos colegas para este livro a Jessica criou este cartaz que transmite uma ótima e forte mensagem! "Não deixes que os vícios destruam a tua vida!"
O Clube dos “Amigos Coloridos”