quinta-feira, 7 de março de 2019

O Futuro, por Leonardo Cândido



Os nossos jovens são o futuro da comunidade louletana. Ao longo de anos dedicados à sua formação, quer ao nível  dos conhecimentos, quer ao nível das atitudes e valores, os alunos vão perspetivando o futuro. Aqui vos deixo um texto narrativo escrito pelo aluno Leonardo Cândido do 5ºano, partilhado pela sua professora de Português, Ana Berta Garcia. É muito interessante!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Ações do Oceanário sobre «Plasticologia Marinha»





As ações sobre a Plasticologia Marinha, dinamizadas pelo Oceanário de Lisboa,  já chegaram ao nosso agrupamento. Hoje, a Dra Carla Pacheco, Bióloga Marinha, realizou 4 sessões com alunos do 3.º, 4.º e 5.º anos. Além de fazer uma apresentação mais teórica sobre os oceanos e os animais que vivem no mar, mostrando vídeos e dialogando com os alunos, foram também realizadas atividades mais práticas. As professoras Alicia Martins, Sofia Mourão, Vera Dias, Susana Vitória e Patrícia Santana acompanharam as suas turmas durante a sessão colaborando na organização das atividades.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Lê Comigo - sessão conjunta



Realizou-se mais uma sessão de promoção da leitura emergente no pré-escolar. As educadoras Catalina Martins e Paula Carvalho têm investido bastante tempo e energia no projeto: «Lê Comigo». Acreditamos que estamos a ativar competências nos alunos que lhes venham a facilitar a aquisição da leitura e da escrita. No âmbito deste projeto todos os elementos da comunidade escolar lêem com estas crianças, desde os pais e outros familiares, animadoras, educadoras, a  professora bibliotecária e a bibliotecária da Biblioteca Municipal de Loulé.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Concurso Nacional de Leitura - Fase Municipal




Decorreu hoje, na Biblioteca Municipal de Loulé, a fase Municipal do CNL. O nosso agrupamento teve participantes com um excelente desempenho. Os alunos estão de parabéns , bem como, os professores e pais que colaboraram na sua preparação. Duas alunas do nosso agrupamento irão representar o concelho de Loulé, no dia 2 de abril, na Biblioteca Municipal de Albufeira, na Fase Intermunicipal, são estas Maria Inês Lima e Érica Lourenço. Muito nos honra o seu resultado nesta fase.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

VII Olimpíadas da Língua Portuguesa

A Escola EB Padre João Coelho Cabanita participa pela primeira vez nas «Olimpíadas da Língua Portuguesa». A 1ª Fase decorrerá, por todo o país, amanhã, dia 15 de fevereiro pelas 10h00. Na nossa escola esta fase realizar-se-á na biblioteca escolar, serviço que colabora com a organização de toda a logística inerente à aplicação das provas.  

Escrita Criativa - Textos produzidos pelo 8ºB

A professora Delfina Velez, ao trabalhar a descrição e caraterísticas do texto descritivo, propôs aos alunos que escrevessem textos narrativos em que alguns elementos eram obrigatórios. O resultado deste desafio pode ser visualizado abaixo.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Encontros com Escritores: Ana Luísa Pais



No dia 26 de fevereiro, receberemos a escritora Ana Luísa Pais, na BE Cabanita e na BE Vale de Rãs. Esta jovem autora escreveu apenas dois livros, um dedicado aos jovens e aos dilemas com que se deparam na adolescência, e outro mais dedicado aos mais novos. Os alunos poderão adquirir os livros e pedir autógrafos à escritora. Os alunos do 3º e 4º anos, do 6ºF e do 7ºA estão convidados a participar nas sessões. No período da manhã, entre as 10h10 e as 11h40, realizar-se-á a sessão com os alunos do 2º e 3º ciclos. Entre as 13h30 e as 15h00 decorrerá a sessão com os alunos do 1º ciclo. Se outros alunos do 2º e 3º ciclos se interessarem pelo livro poderão comparecer na biblioteca por volta das 11h40, para conhecerem a autora e autografarem os livros que tenham, eventualmente, adquirido.

«Traga cá um poema»


A Escola Básica Padre João Coelho Cabanita celebra os afetos. Os diversos espaços da escola estão decorados com elementos alusivos ao Dia de S.Valentim. Vários professores dinamizaram atividades neste âmbito, inclusivamente a biblioteca escolar lançou o desafio aos seus utilizadores de entregarem corações com poemas ou frases sobre a temática do amor, amizade, afeto...

«O Cuquedo e um amor que mete medo», Clara Cunha


Conto: “O Cuquedo e um amor que mete medo”. A história ganhou vida e os alunos foram dramatizando e cantarolando as peripécias do Cuquedo. Por fim, todos os animais e pessoas da selva participaram no baile de S.Valentim. A diversão ao rubro suscitou, por parte da maioria dos alunos, uma grande curiosidade em relação ao livro que desencadeou tudo isto. Agradeço às professoras que colaboraram!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

«Semana dos Afetos», desafio: O amor é....



Desafio «Semana dos Afetos», na Biblioteca Escolar de Vale de Rãs.  Todos os utilizadores da biblioteca são convidados a participar no desafio: «O amor é...», a Dina Pereira e a Ana Quintas vão preparar uma surpresa para todos os que nos visitam regularmente.

St Valentine's day

O S. Valentim também é celebrado nas aulas de Inglês do 1.º ciclo. A professora Sandra Dias continua a dinamizar o English Corner, na BE de Vale de Rãs.

Eso no es amor!



“Mi pareja ideal” e “Eso no és amor!” , são dia atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina de espanhol pela professora Carolina Silva. O tema da violência no namoro surge aliado ao Dia de S.Valentim , ao amor e aos afetos.

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro




A Dra Inês Amorim, psicóloga na Associação Oncológica do Algarve, dinamizou uma sessões sobre  o cancro. Falou com os alunos sobre as 10 atitudes que facilitam o surgimento da doença. A professora Teresa Carvalho organizou esta atividade juntamente com a D.Florentina Guerreiro, no âmbito do Dia Mundial da Luta Contra o Cancro que se celebrou no dia 4 de fevereiro.


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Atividade de Escrita - Como gostaria que fosse o mundo


A professora Eugénia Mendes lançou o desafio aos alunos de refletirem sobre as alterações climáticas e as suas consequências para a vida no planeta. Apresentamos um dos trabalhos realizados na âmbito da disciplina de cidadania e desenvolvimento.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Segurança na internet

Ao longo dos mês de fevereiro, as professoras bibliotecárias e os professores que lecionam a disciplina de TIC irão realizar diversas ações no âmbito da segurança na internet. A RBE e a Anpri, unem-se em prol da segurança dos alunos, que aprendem a criar passwords seguras, a usar as redes sociais com cuidado e a denunciar e não praticar o Cyberbullying. Também as notícias falsas e o respeito pelos direitos de autor são abordados nestas sessões. A internet constitui um mundo fantástico que nos veio facilitar a vida, mas requere o cumprimentos de regras.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Hora do Conto: "O Cuquedo e um amor que mete medo"

 

As bibliotecas escolares festejam o Dia de S.Valentim realizando atividades no âmbito dos afetos, união, amizade, através de desafios e da propostas de histórias. A equipa da biblioteca conta "O Cuquedo e um amor que mete medo" e "O Sapo Apaixonado".

Afonso Dias, promove a 13ª Edição do Concurso Sophia


Afonso Dias, esteve connosco, na biblioteca escolar, com o objetivo de promover o Concurso Sophia de Mello Breyner Andresen. Este ano, decorrerá a 13ª edição do referido concurso. Este concurso é promovido pelas Bibliotecas Municipais de Lagos e de Loulé. Esta ação proporcionada pela Câmara Municipal de Loulé foi acolhida por duas turmas do 5º ano e uma do 6º. Os alunos ouviram a leitura do conto: "O espelho" e ficaram entusiasmados. Os trabalhos apresentados no concurso podem dar resposta a uma ou mais modalidades: narrativa, poesia, ilustração e fotografia. 


terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Contratos de Leitura




Os Cinco e os aviadores

            Os cinco são um grupo de crianças e um cão. O David, o Júlio e a Ana são irmãos. A Maria José, «a Zé» é prima deles e tem um cão chamado Tim. Nas férias de verão os cinco foram passar as férias no Monte do Chapéu de Coco.
            Os cinco fizeram uma nova amizade, o Alfred. Ele era um aviador do aeródromo que se encontrava perto do monte do chapéu de coco. Numa noite de tempestade foram roubados dois aviões no aeródromo, um era o do Alfred e outro o do Ray. O Alfred e o Ray também desapareceram naquela noite. No dia seguinte, conhecemos o Mário, o primo do Alfred. Nessa noite o Davide, o Juliu e o Mário foram investigar o crime na Quinta das Borboletas e descobriram que dois dos quatro amigos do filho da Sra Janes, que era uma senhora idosa que trabalhava lá, eram os ladrões de aviões e os outros dois prenderam o Alfred e o Ray. O Benjamin, irmão do Mário, tinha um porquinho de estimação e, um dia, o porquinho dele fugiu para dentro das Grutas do Chapéu de Coco. O Benjamin ficou muito triste, porque achava que ele não ia voltar. No entanto, depois de terem comido o almoço, o porquinho apareceu com uma escrita no lombo que dizia «Alfred, Ray, Grutas». Os cinco descobriram que eles estavam presos nas grutas, chamaram a polícia e foram lá buscá-los. Depois de tudo resolvido, fizeram um grande banquete.
Esta leitura é recomendada pelo Luciano, 5ºG, nº18.


quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Parlamento dos Jovens



Os alunos do 2º e 3º ciclos este ano tiveram a possibilidade de participar no programa Parlamento dos Jovens. Este projeto conta com o apoio da Direção do Agrupamento e das professoras dinamizadoras Catarina Soares, Ana Cristina Gonçalves e Sílvia Campelo.
Este programa tem como objetivo dar a conhecer aos jovens todo o processo inerente às campanhas eleitorais e eleições, contribuindo assim para o desenvolvimento do sentido crítico, estimulando o gosto pela participação cívica e política; dando a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, aos jovens. Pretende-se ainda promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões; incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente; proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais; estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria; sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político. Compete à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência definir as orientações do programa Parlamento dos Jovens e acompanhar a sua execução.

O Clube dos “Amigos Coloridos”