segunda-feira, 6 de maio de 2019


Este ano temos mais três professores inscritos no projeto: Juventude, Cinema e Escola, da Dgest. Ao longo dos últimos meses, temos recebido formação com a Dra Graça Lobo e aos poucos vamos introduzindo a linguagem cinematográfica junto dos alunos. Numa época em que é tão frequente a fotografia e a construção de filmes pareceu-nos interessante proporcionar aos alunos a possibilidade de perceberem um pouco mais sobre as diferentes técnicas utilizadas em cinema. Hoje, duas turmas do 6º ano visualizaram o filme: «O Circo» de Charlie Chaplin. No dia 15 de maio, teremos na nossa biblioteca escolar, Dra Graça Lobo, que virá realizar uma sessão com os alunos.
A professora Marlene Carvalho é a professora de ET destes alunos, e está a participar ativamente no JCE.

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Danuta Wojciechowska

No próximo dia 14 de maio, às 11 horas, as turmas do 2º ano, da Escola Básica Manuel Martins Alves terão o privilégio de conhecer pessoalmente a famosa ilustrado Danuta Wojciechowska. Esta ilustradora ilustrou vários livros bastante populares entre o público infantil, nomeadamente "O Beijo da Palavrinha", "O voo do golfinho", "O limpa-palavras", "Ynari: a menina das cinco tranças" e muitos outros. Na nossa escola será apresentado o livro: "Água Doce: fluir como o rio", escrito por Joaninha Duarte. Após a sessão os alunos podem adquirir um exemplar autografado. Esta autora visitará várias bibliotecas escolares do Concelho de Loulé, e a sua vinda foi organizada pela Biblioteca Municipal de Loulé, a quem agradecemos a oportunidade.

terça-feira, 30 de abril de 2019

Palestra Com Raquel Varela


Os nossos alunos trabalham ao longo da escolaridade o tema do Estado Novo e da Revolução de 25 de abril. Com esta palestra proporcionada pela Biblioteca Municipal de Loulé, duas turmas do 6º ano tiveram a possibilidade de conhecer melhor como era a vida de um modo geral, a condição dos trabalhadores, a posição da mulher na sociedade, o ensino e a guerra colonial também foram abordados.  Por um lado as informações transmitidas foram interessantes, por outro lado a presença do Sr. António Clareza, tornou a sessão mais harmoniosa, pois os alunos ouviram e cantaram as canções mais associadas à revolução, de Zeca Afonso e Adriano Correia. Os jovens, que atualmente já não ouvem esse tipo de música, ficaram surpreendidos e fascinados. 
Agradecemos esta oportunidade à Biblioteca Municipal de Loulé, aqui representada pela Dra Maria José Mackaaij esta oportunidade.

Clássicos em Rede



Clássicos em Rede é um programa desenvolvido, em parceria, pela Rede de Bibliotecas Escolares, pelo Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CEC-FLUL) e pelas autoras do projeto Olimpvs.net. Este projeto proporciona, a alunos de algumas escolas do Ensino Básico e Secundário, o contacto com a Cultura Clássica, levando-os a reconhecer a Presença da Cultura Clássica na Sociedade Atual. Numa linguagem bastante acessível, o Professor André Sessões, proporcionou a quatro turmas do 3º ciclo a possibilidade de os alunos aprofundarem conhecimentos acerca da influências dos gregos e dos romanos na nossa língua e nos nossos costumes.

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Palestra com Dra Raquel Varela




Duas turmas do 2º ciclo terão o privilégio de participar numa palestra sobre o 25 de abril no contexto da sociedade louletana, realizada pela historiadora Raquel Varela. A vinda da historiadora resulta de uma proposta feita pela Coordenadora da Biblioteca Municipal de Loulé, Dra Rita Moreira, a quem muito agradecemos. Gostaríamos de abrir a atividade a mais alunos e professores, mas infelizmente não será possível.
O Clube dos “Amigos Coloridos”