quarta-feira, 13 de maio de 2009



Teatro: O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

No âmbito da Animação e Promoção do Livro e da leitura, a Biblioteca Municipal, através dos Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares, proporcionou aos nossos alunos do 8º ano, assistirem à representação da peça “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, baseada na obra do escritor brasileiro Jorge Amado. Esta foi uma das obras lidas pelos nossos alunos do 8º, nas aulas de Língua Portuguesa, mas a versão apresentada pelo grupo de teatro “Teatroarado” foi original, utilizando recursos como sombras chinesas e música do quarteto de Jazz OMG de Aveiro. A peça fala-nos de uma história de amor impossível entre um gato e uma andorinha e o “amor“ é sempre um tema interessante em qualquer idade.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Encontro "VIVER NO INVISÍVEL"

Decorreu na nossa Biblioteca, num ambiente de grande expectativa e curiosidade, o encontro “Viver no Invisível” que teve como objectivo dar a conhecer a problemática da Cegueira e a Linguagem Braille aos nossos alunos. Participaram neste encontro os alunos do 9º B, C, D e E, alunos do Ensino Especial acompanhados pela professora Elsa e três elementos da Associação “Tempus” (que visa o apoio à deficiência, toxicodependência e às crianças em risco).
Os nossos jovens tiveram oportunidade de conhecer um pouco da vida das pessoas com deficiência visual, o seu dia-a-dia, os seus problemas e como os resolvem, através dos testemunhos de dois jovens. Foram colocadas algumas questões por parte dos alunos e dados alguns exemplos de como actuar junto de um cego e de como ajudá-lo. Foi um encontro muito emotivo que talvez tenha levado os nossos jovens a encarar a problemática de deficiência de maneira diferente.
Este encontro foi uma iniciativa do departamento de línguas através da professora Helena Lopes.

Uma das alunas preparava-se para caminhar de olhos vendados

Uma das jovens que deu o seu testemunho

O Clube dos “Amigos Coloridos”