quinta-feira, 23 de outubro de 2008

OUTUBRO - MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Em substituição do Dia Internacional da Biblioteca Escolar, a IASL criou o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar" que será celebrado no mês de Outubro de cada ano.

A alteração para Mês Internacional da Bibliotecas Escolar foi aprovada pelo Comité da IASL em Dezembro de 2007. O anúncio foi feito pelo coordenador, Rick Mullholland do Canadá - "No princípio de Janeiro de 2008, o director executivo da IASL, sobre a recomendação do Comité do Dia Internacional da Biblioteca Escolar, aprovou a alteração do Dia Internacional da Biblioteca Escolar para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, o mês de Outubro, a partir de 2008. Esta alteração coincide com o décimo aniversário da IASL a celebrar as bibliotecas escolares. O Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em Outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares.
James Henri, President da IASL, afirmou "O Dia Internacional da Biblioteca Escolar terá outra dimensão. De facto, torna-se no Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Isto significa que se pode escolher o dia, a semana ou mesmo todo o mês com actividades dedicadas à biblioteca escolar e a toda a comunidade."
O Logo do Mês Internacional da Biblioteca Escolar foi redesenhado por Peter Rugendyke, da Austrália.

Cartaz oficial desta comemoração:

As comemorações iniciaram-se com a afixação de vários cartazes alusivos a esta data pela nossa escola. Os professores de Língua Portuguesa que não quiseram deixar passar esta data em vão e explicaram aos seus alunos o significado desta comemoração. Foi-lhes lançado um desafio: partindo do cartaz comemorativo deste evento os alunos elaborassem um trabalho escrito.

Festa na Biblioteca Municipal


No dia 10 de Outubro, pelas 18 h , teve lugar na Biblioteca Municipal uma Festa para comemorar o “DIA INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES”à qual a nossa escola se juntou, participando com a elaboração de uns “ Marcadores para Livros” e um momento de poesia com a declamação de poemas da autoria da escritora Louletana Idália Farinho.
Os “Marcadores de Livros “ decoravam duas pequenas árvores à entrada da Biblioteca Municipal ,no dia da Festa. Havia marcadores com frases alusivas à: leitura, ao livro e às bibliotecas. Tinham os mais variados feitios e mostraram-nos a imaginação e criatividade dos alunos das escolas da pré-primária,do 1º ciclo e 2º ciclo do nosso Concelho. Os marcadores da nossa escola foram elaborados pelas turmas do 6ºano da Professora Teresa Carvalho e pelas turmas 9ºA ,9ºB, 9ºC e CEFj da professora Maria Vitória Moreira que gentilmente acederam a participar neste evento com as suas turmas.

Professora Cremilde que acompanhou as suas alunas na festa


Vários “Marcadores de Livros” enfeitavam duas pequenas árvores à entrada da Biblioteca Municipal

“Os poemas” foram declamados por quatro alunas: Catarina Mendes, Marisa Murtinho e Margarida Santiago da turma do 6º A de Língua Portuguesa da Professora Cremilde. Foi pena este momento ocorrer no fim do programa da festa, pois já havia algum ruído na sala e as nossas “meninas“ tiveram dificuldade em fazer-se ouvir, mas estiveram à altura do evento , se a autora dos poemas estivesse presente com certeza teria ficado orgulhosa deste momento.

Professora Isilda da EB nº4 do nosso Agrupamento, apresentando o sr. Plano e a D. Leitura

As nossas “meninas” aguardavam a sua vez da participarem na festa.


Nenhum comentário:

O Clube dos “Amigos Coloridos”