quarta-feira, 18 de março de 2009

Recital de poesia por Afonso Dias


“A poesia está na escola …e em toda a parte”por Afonso Dias


A música das palavras pôde ser ouvida...


No âmbito das comemorações do dia Mundial da Poesia, Afonso Dias visitou a nossa Be apresentado um recital de poesia: “É magia!...o perfume, a cor e a música das palavras”, dedicado a alunos do 2º ciclo.
Na sua actuação conseguiu captar a atenção de alunos que normalmente não compreendem muito bem o texto poético. De uma forma lúdica, acompanhado pela sua guitarra foi cantando, conversando, recitando poesia, perante uma plateia que foi participando de acordo com as sugestões do poeta. Afonso Dias foi colocando questões sobre “O que é a poesia?” “O olhar para o que nos rodeia de forma diferente e de acordo com o nosso estado de espírito,”O andar com a cabeça na Lua”, expressão que os alunos acharam imensa piada, “ O que é um Tesouro?”, relativamente a esta questão
houve respostas muito interessantes, uma aluna de 6º ano respondeu que os seus pais lhe diziam sempre que ela era o seu “Tesouro”.
Afonso Dias demonstrou que também se pode brincar com as palavras, que “A poesia é fixe!” e convidou os alunos a lerem poesia, pois ela “…alimenta-nos, tem magia, faz-nos ir até à Lua…” ou seja desenvolve a nossa imaginação.
Ao longo das duas sessões com que o poeta brindou os nossos alunos, foram sendo declamados e até cantados poemas de autores bem diferentes e de épocas bem distintas: Camões, Fernando Pessoa, Mia Couto, Cecília Meireles, Zeca Afonso, Eugénio de Andrade, Sophia de Mello B.Andresen. entre outros.
Foi interessante observar que no final, alguns alunos se aproximaram de Afonso Dias para o cumprimentarem e se despedirem e outros fizeram questão em pedir um autógrafo.



A beleza das flores combina com a beleza da poesia...

Nenhum comentário:

O Clube dos “Amigos Coloridos”