terça-feira, 17 de novembro de 2009

2º Encontro Saúde: Sensibilizar para prevenir problemas Oncológicos

Decorreu em articulação com a nossa Biblioteca, mais um encontro temático organizado pelos serviços de Psicologia e Orientação Escolar (SPO), com o apoio do Clube de Saúde da nossa escola. Desta vez o tema abordado foi “Sensibilizar para prevenir - Cancro”. O assunto foi abordado pela Psicóloga Dr. Maria José Nicolau, pelo médico Dr. Santos Pereira e pela Nutricionista voluntária Dr.Patrícia Robrigues da AOA - Associação Oncológica do Algarve”.
O encontro teve como objectivo dar a conhecer aos nossos alunos, a problemática e prevenção das doenças do foro Oncológico. Participaram neste encontro Alunos do 8º,7º, e 6º anos acompanhados pelos respectivos professores, alguns funcionários, encarregados de educação e outros professores.
A Dr.Maria José começou por explicar os objectivos e actividades desta associação. Informou que se trata de uma instituição sem fins lucrativos, em que as verbas angariadas são investidas na ajuda e apoio social e humano ao doente oncológico, promovendo diligências necessárias à sua não exclusão social da comunidade.
O Dr. Santos Pereira alertou para a problemática do Cancro, começando por explicar os sinais de alerta que podem aparecer no doente. Informou ainda, que esta doença tem probabilidade de 10% ser de origem genética e 90% de factores ambientais de acordo com dados estatísticos. É uma doença para a qual ainda não existe cura definitiva e que a melhor forma de combatê-la é a prevenção.
Por último a Dr. Patrícia Rodrigues falou sobre os hábitos alimentares saudáveis, deixando aos nossos jovens importantes recomendações. Foram colocadas questões que demonstraram algumas das preocupações para com esta problemática por parte de alguns jovens, nomeadamente daqueles que conhecem esta realidade por diversas razões.

Sem comentários:

O Clube dos “Amigos Coloridos”