sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Programa Slow Food

O Slow Food é uma associação internacional sem fins lucrativos, fundada em 1989, como resposta aos efeitos padronizantes do fast food, ao desaparecimento das tradições culinárias regionais, ao decrescente interesse das pessoas na sua alimentação.É também objetivo do programa alertar para o facto de as nossas escolhas alimentares, os produtos que utilizamos e a sua procedência, poderem afetar a nossa saúde e a do planeta.
O Slow Food segue o conceito de ecogastronomia, conjugando o prazer e da alimentação equilibrada com consciência e responsabilidade, reconhecendo as fortes conexões entre o prato e o planeta.


"É inútil forçar os ritmos da vida. A arte de viver consiste em aprender a dar o devido tempo às coisas." (Carlo Petini, fundador do movimento Slow Food)


O Slow food Algarve, no âmbito do Programa Educação do Gosto da Rede Internacional Slowfood Education propôs uma parceria ao nosso agrupamento. A proposta foi aceite e sob a coordenação da professora Otília Eusébio, docente da nossa escola e leader do Slowfood Algarve, o projeto está a ser implementado, envolvendo alunos e professores de vários ciclos. As atividades a desenvolver no âmbito deste projeto, no nosso agrupamento, enquadram-se na Educação para a Saúde, programa coordenado pela professora Nélia Rodrigues. Os programas escolares do Slow Food vão desde o treino de professores e a colaboração no currículo, até à melhoria das refeições escolares e organização de atividades extracurriculares. A Biblioteca Escolar colabora neste projeto que já arrancou e tem mais algumas iniciativas agendadas tais como: Sessões de sensibilização, uma Feira com produtos Slowfood, um Percurso Degustativo e uma Demonstração de culinária Slow Food com o conhecido Chefe Augusto Lima.
Brevemente divulgaremos mais pormenores e datas sobre estas e outras atividades programadas no âmbito do projeto.

Sem comentários:

O Clube dos “Amigos Coloridos”