sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Concurso "Eu conto!"

O Concurso «Eu conto!» é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em parceria com o Banco Popular. Esta iniciativa enquadra‐se na 6ª Edição da Semana da Leitura e na comemoração do Ano Internacional das Cooperativas, tendo como temática central COOPERAÇÃO/ SOLIDARIEDADE.
O Concurso desenvolve‐se no quadro dos objectivos gerais definidos para a Semana da Leitura 2012:
- Contribuir para dar visibilidade e promover a leitura e a escrita, nacomunidade escolar;
-Desenvolver competências transversais aos currículos, envolvendo num trabalho colaborativo um conjunto articulado de saberes que passam pela língua portuguesa, pelas ciências e pelas artes;
- Estimular a imaginação e competências de trabalho em equipa entre as crianças e os jovens.
O público‐alvo do concurso são as crianças da educação pré‐escolar e os alunos
dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, dos estabelecimentos de educação e de ensino das redes pública e privada.
Ao pré‐escolar e do 1º ciclo do ensino básico é proposta a representação/ilustração de um conto (anteriormente ouvido ou lido e relacionado com as áreas temáticas propostas) através de desenhos, colagens, pinturas ou outras técnicas que se enquadram na produção de trabalhos de expressão plástica. Aos alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário é proposta a criação de um conto escrito e a produção da respetiva capa, que deverá estar relacionada diretamente com aquele e será também avaliada do ponto de vista da expressão plástica.

Sem comentários:

O Clube dos “Amigos Coloridos”