quarta-feira, 3 de junho de 2015

Maratona Pedagógica na Biblioteca Escolar


No passado dia 28 de Maio, teve lugar na Biblioteca da nossa escola, uma Maratona Pedagógica, com os alunos das turmas do 3º ano C e D.
 Esta foi sem dúvida uma manhã diferente e animada! 
Assim, deu-se início à  1ª Maratona Pedagógica, que consistiu na realização de um conjunto de sete atividades que abrangeram as áreas fundamentais do currículo: Português, Matemática, Estudo do Meio e Expressões. 
Inicialmente os alunos foram distribuídos em 5 grupos/equipas, tendo sido eleito um porta-voz bem como atribuído um nome a cada uma das equipas. Em todos estes grupos a partilha de saberes bem como o espírito de entreajuda foi uma constante. Explicado o plano da Maratona e discutidas as regras de funcionamento, bem como o sistema de pontuação a atribuir no final de cada prova, os alunos colocaram mãos ao trabalho! Assim, desde exercícios relacionados com família de palavras, enigmas matemáticos, sopa de letras alusiva às plantas, puzzle de letras baralhadas, jogos de estimulação cognitiva (labirintos), também houve lugar para uma atividade de cariz mais lúdica. O objectivo consistia em dramatizar, por meio de gestos (mímica) o nome de 1 filme infantil, para que os colegas das equipas adversárias conseguissem adivinhar, num total de 5 filmes diferentes. Depois de aplaudidos os participantes, foi a vez de anunciar a equipa vencedora desta I Maratona Pedagógica. A vencedora foi a equipa dos “Dorminhocos” que alcançaram um total de 120 pontos! Posteriormente, houve ainda um tempo para confraternizar e comemorar com um bolinho de laranja algarvia que a professora confecionou. 
Esta foi sem dúvida uma manhã divertida, em que o mais importante foi vivenciar um bom momento pedagógico e lúdico, nesta Maratona de sucesso! Para a próxima semana haverá mais… 

 Manuela Calhau

Sem comentários:

O Clube dos “Amigos Coloridos”