terça-feira, 8 de março de 2016

"Poesia e Cidadania na Escola" com Afonso Dias



No dias 7 e 8 de março, Afonso Dias apresentou nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento Padre João Coelho Cabanita várias sessões do seu recital “Poesia e Cidadania na Escola” patrocinado pela autarquia. Participaram nestas sessões doze turmas do 3ºciclo, acompanhados pelos seus professores. Para os próximos dias 9 e 11 do presente mês temos agendadas mais quatro sessões, duas na Biblioteca da escola sede e duas na EB Sebastião Teixeira.

O ator, músico e declamador, de uma forma cativante e entusiasta, através da “linguagem” da poesia e da música, fala e leva à reflexão sobre sentimentos e valores tão importantes como a tolerância, a solidariedade, a liberdade, o amor e o respeito pelo outros.
No dia 8 de março, Dia da Mulher, as sessões versaram especialmente sobre esta temática e a igualdade e a defesa dos direitos das mulheres mereceu especial atenção. Os alunos presentes ficaram a conhecer o significado e o porquê das celebrações do Dia da Mulher.
Entre poemas, contos e canções, Afonso Dias foi “deliciando a plateia” com a belíssima obra de vários poetas, escritores e músicos tais como Fernando Pessoa, Carlos Drumond de Andrade, Zeca Afonso, Tom Jobim, Pedro Lobo Antunes, Mia Couto e Florbela Espanca.
A liberdade do pensamento, a beleza e a força das palavras, o poder da música, a importância do trabalho e dos estudos na conquista e construção da felicidade foram ideias que o autor fez questão de frisar
As sessões finalizaram sempre com um “gostinho a pouco” e uma bela canção, cantada e acompanhada à viola, por Afonso Dias.

Sem comentários:

O Clube dos “Amigos Coloridos”